Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


26/02/2010

Candidatura

António Vale está na corrida à presidência da comissão política concelhia do PSD Barcelos, cujas eleições estão marcadas para o próximo dia 17 de Abril.
Este histórico fundador do PSD de Barcelos ao decidir avançar com a candidatura, fê-lo por uma questão moral e de princípio, na expectativa de conseguir unir e congregar as diversas sensibilidades em torno do partido de modo a possibilitar a retoma do projecto autárquico do PSD em Barcelos, interrompido que foi nas eleições de 11 de Outubro de 2010.
É do Barcelos Popular, edição de 25/02/2010, a notícia.

11 comentários:

Anónimo disse...

Força Sr. Vale. É um orgulho para esta freguesia!

Anónimo disse...

Orgulho????

Anónimo disse...

O senhor António Vale é um dos históricos militantes do PSD. Reconhecido dentro do partido, quer a nível concelhio quer a nível nacional. Alguém que dedicou grande parte da sua vida ao partido, e muito mais importante, à sua terra natal - Galegos Santa Maria. Penso que é reconhecido por todos como uma das pessoas que mais contribuiu para o desenvolvimento de galegos sem esperar nada em troca. É com grande orgulho que vejo a sua candidatura à presidência da comissão política do partido mais representativo do nosso concelho, que infelizmente atravessa um momento difícil. É uma ruptura com a anterior direcção de Fernando Reis e muito mais que isso a tentativa de reunificação do partido com o objectivo de o recolocar na senda da vitória. Bem-haja e muito boa sorte para o combate politico que se avizinha.

Anónimo disse...

Ruptura? Com um histórico................................................................................................

Anónimo disse...

Estou a ver que o anónimo que escreveu o último comentário precisa de aprender a ler. O que eu disse foi “ É uma ruptura com a anterior direcção de Fernando Reis …” Ora, ruptura pode ser feita com qualquer pessoa, desde que esta tenha uma ideologia um pouco diferente. E mais que isso o que se pede a António Vale não é que seja um visionário que revolucione o partido. Pelo contrário, o seu objectivo deve ser a unificação do mesmo, e para tal, nada melhor que um histórico ao qual nada há a apontar.
As citações de trechos de textos sem ter em conta o contexo são perigosas e por vezes demagógicas.

Anónimo disse...

Acho que alguém precisa de um diconário.

(s.f. 1.acto ou efeito de romper(-se); 2.quebra numa sequência ou continuidade, corte; 3 corte de relações (sociais, profissionais, etc.; separação da parte de um todo fractura.

Dicionário da Porto Editora, out 2004, ISBN 972-0-01118-1

O termo ruptura que utilizou foi infeliz. António Vale está ligado a Fernando Reis, como está o candidato que António Vale pretende apresentar. Como é que posso explicar-lhe isto... olhe é mais ou menos o que se passa no PSD Nacional, estão(vam) a "queimar" nomes dos governos do Prof. Cavaco Silva.

O Potêncial candidato vencedor do PSD a presidente da Câmara será uma candidata, daqui a 8/12 anos, mas pelo que se lê e ouve falar outros nomes "serão injustamente queimados".

O melhor é não passar atestados de incompetência a alguém, ainda por cima anónimo. Respire fundo antes de escrever que alguém precisa de aprender a ler. Não é com injurías que se prova ter alguma razão.

Para terminar em bez de bir práki defender o António Vale, pense em juntar os seus amigos e arranjar um candidato que represente o PSD para a junta de Galegos, até daqui a 4 anos, façam a homenagem que predentem ao António Vale e construam um novo PSD.

O lugar dos históricos é na história. Se esta se lembrar deles.

Anónimo disse...

Pois eu acho que o senhor tem efectivamente dificuldades de compreensão escrita, visto que, está provado que sabe consultar um dicionário. Se não vejamos:
A minha frase foi:” É uma ruptura com a anterior direcção de Fernando Reis”.
Efectivamente, se António Vale se tornar o próximo presidente da Concelhia de Barcelos do PSD, verificar-se-á uma “quebra numa sequência ou continuidade” que foram os muitos anos de direcção de Fernando Reis.
Percebeu?!
Eu explico melhor… Sabe o senhor Anónimo quem é Domingos Araújo?
(Veja que o tracto por senhor, não me acuse agora de estar a injuriar alguém, eu nutro um enorme respeito pelos anónimos deste país.)
Voltando ao que vinha dizendo… Sabe o senhor Anónimo quem é Domingos Araújo? Pois bem segundo o Barcelos Popular tornou-se publica a candidatura deste à dita concelhia. Sabe por quem é apoiado?
Esta provada a RUPTURA ou ainda acha que é CONTINUIDADE?
Quanto ao facto de, como o senhor diz, “O Potêncial candidato vencedor do PSD a presidente da Câmara será uma candidata, daqui a 8/12 anos” não sei a que candidata se refere, nem entendo como é que o senhor vai buscar uma candidata a 8/12 anos de antecedência. Mas porquê 8/12 anos? A água já baixou? O senhor já paga menos?
Vejo-o com muitas preocupações quanto ao futuro presidente da junta de Galegos. Pois tenho a dizer-lhe que, segundo aquilo a que tenho assistido ao longo dos anos nesta freguesia , quem precisa de se juntar e procurar um candidato é o partido socialista, sinceramente já era tempo de arranjar um candidato à altura. Se desprimor pelos últimos 3.
Gosto muito da sua frase:
“O lugar dos históricos é na história. Se esta se lembrar deles.”
Contudo, discordo plenamente, mas é um bom espelho de ideologia. É um bom slogan, capaz de integrar uma manifestação de estudantes universitários. Pois, eu defendo que é com os avós que nós aprendemos, é com aqueles que têm uma experiência deveras superior à nossa que devemos aprender. E neste caso concreto é de alguém com um espírito lutador, trabalhador com provas dadas no partido e na sociedade, que o PSD necessita para unificar os “filhos e netos” que dentro de 4 anos estarão de volta à presidência da Câmara Municipal de Barcelos. Ainda que isso lhe custe!

Anónimo disse...

Correm rumores que o Sr, António Faria e o Sr. António Macedo, estão na Lista do Joel Sà para a concelhia!!
Será verdade? porque será?

Anónimo disse...

Quanto à estória da rutura, sabe muito bem o que pretendo dizer. Era só o que faltava estar com jogos de retórica. Se, não sabe, ou, não percebeu, melhor!

Se é com os avós que aprendemos vamos pedir aos nossos avós para ensinar um pouco de computadores.
Depende do que fala. Podemos aprender com os avós, com os universitários e com as crianças.
Na afirmação "é com os avós que nós aprendemos" é um bom espelho de ideologia, conservadora, ultrapassada, pouco aberta à mudança, monárquica, salazarista. Temos a aprender com todos. Existem muitas coisas que os avós nunca ouviram falar e outras que se ouviram construíram uma ideia errada e muitas vezes coberta de misticismo. Alguns dos problemas que surgem são velhos, surgem outros que são novos e os avós simplesmente não sabem a resposta.

Sr. Anónimo (veja que tb o trato por Sr.) deixo-lhe esta pergunta. Será que fala nos avós porque: - Quer aprender com eles?, - Quer dar conhecimento, credibilidade e seriedade ao seu discurso, com recurso a "apoio" de terceiros?. Fui claro? (repare que questionei: Fui claro? E não, Percebeu? O que é muito diferente.

"o PSD...de volta à presidência da Câmara Municipal de Barcelos. Ainda que isso lhe custe!" Não sei o que custa mais, se a mim a EVENTUALIDADE do PSD dentro de 4 anos voltar à CMB, se a si a REALIDADE de o PS na CMB durante 4 anos.

Volte Sempre!

Anónimo disse...

Onde se lê
(veja que tb o trato por Sr.)
Leia-se
(veja que tb o trato por Sr., apesar de ser (também) Anónimo)

Será que é mesmo "Anónimo"?

Volte quando quiser,
Se tiver votos para isso.

Anónimo disse...

Boa tarde!
Imagino que nestas duas últimas semanas tenha tido dificuldades em dormir para encontrar resposta ao último comentário, caso contrário não entendo a sua tão fraca capacidade argumentativa. Se não vejamos:
Começa por me acusar de jogos de retórica e na segunda linha do seu comentário escreve a frase mais infeliz que já lhe li:
“Se é com os avós que aprendemos vamos pedir aos nossos avós para ensinar um pouco de computadores.”
Uma tentativa de retórica ao nível de discussão de adolescente.
Poderia dizer-lhe:
Se é com os jovens que aprendemos vamos pedir-lhes que nos ensinem um pouco de agricultura, que nos expliquem o significado de valores como família, amizade, honestidade, etc…
Mas não quero entrar por ai…
Não quero acompanha-lo no seu discurso demagógico (desconectado do post que suscitou os comentários), porque aquilo que se pede a António Vale é que seja um presidente conciliador, o presidente da união, e não alguém que ensine informática aos jovens social-democratas.
Chama-me fascista, conservador e ultrapassado porque defendo que temos muito a aprender com os nossos avos, pois acho que tem de ir buscar de volta o seu “Dicionário da Porto Editora, out 2004, ISBN 972-0-01118-1” e descobrir o significado destas palavras.
Mas não deixo de achar engraçado o facto de me acusar de monárquico (não vejo onde foi buscar esta!?) se aquilo que defendo é o fim da era Reis.
Pois agora respondo às suas questões:
“Será que fala nos avós porque: - Quer aprender com eles?”
Sim, quero aprender com eles, acho que tenho muito aprender com os meus “avos”. E mais que isso, acho que a sua ideologia do “já sei tudo o que há para aprender” é a prova de que tem muito a aprender com os seus “avos”.
“Quer dar conhecimento, credibilidade e seriedade ao seu discurso, com recurso a "apoio" de terceiros?”
Não entendo o que o senhor quer dizer com apoio a terceiros. O meu recurso a terceiros foi dizer que temos muito a aprender com os “avos”? Isto acrescenta ao meu discurso credibilidade?, Conhecimento?, Seriedade? (estou a ver o que o Porto editora vai ter muito uso…)
Gostava também que respondesse às questões que lhe fiz em comentários anteriores, mas compreendo a sua dificuldade.
Já agora acrescento outra:
Com quem é que o SENHOR me esta a confundir ao dizer “se tiver votos para isso.”?
Quem o SENHOR é eu não sei, mas o seu discurso demonstra uma grande afinidade para com o discurso e ideologia de Francisco Louçã. O senhor sente uma revolta interior característica da adolescência/juventude. Faz-me lembrar um jovem revoltado que sente que ninguém o compreende que acha que é na juventude que esta a resposta para todos os problemas e nada temos a aprender com os mais velhos. (já sei que no seu próximo comentário vai buscar esta sua frase” Podemos aprender com os avós, com os universitários e com as crianças” mas o SENHOR entendeu o que quis dizer…penso eu!).
Só lhe falta no seu discurso defender que somos todos iguais!, que quando o sol nasce é para todos!, defender a liberdade e igualdade, para defender essa ideologia utópica que o senhor sabe qual é.
Chega de demagogia…
Volte sempre!