Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


30/01/2011

Vieira vs Santa Maria

Às 15:00 horas de hoje, domingo, no Campo Municipal de Vieira do Minho, realiza-se o encontro Vieira vs Santa Maria a contar para o campeonato nacional da III divisão, série A, jornada 16ª.
O relato do jogo pode ser escutado através da Rádio Alto Ave.
Adenda:
Para a posteridade, nova derrota, desta vez por 2-1.

Festa da Padroeira - Parte III

Domingo, 30/01/2011:
Eucaristia às 10:30 horas abrilhantada pelo grupo "Villa Gallegus";
Às 14:00 horas entrada da fanfarra dos Escuteiros de Galegos (Santa Maria);
Pelas 15:00 horas começa o terço com sermão, seguindo-se a procissão com ritmo marcado pela fanfarra dos escuteiros.
No final, actuarão o Grupo Folclórico Juvenil de Galegos (Santa Maria) e o grupo musical "Sopé do Facho".

Imagens da Festa II

Distribuição do lanche
Palhaços Grilo e Salsicha

Imagens da Festa I

Palhaço Grilo
Actuação do Zé Amaro A boa disposição do costume...

29/01/2011

Festa da Padroeira - Parte II

Hoje, sábado, teremos:
Às 14:00 horas - terço e bênção das crianças, seguindo-se palhaços, insufláveis e o tradicional lanche para todas as crianças que comparecerem.
Pelas 20:15 horas - novena em honra da Senhora da Purificação.
Lá para as 22:00 horas, actuação do artista Zé Amaro.

28/01/2011

Festa da Padroeira - Parte I

Iniciam-se hoje as festividades em honra da Senhora da Purificação, embora as novenas já tenham começado na passada segunda-feira.
Às 20:30 horas terá inicio a procissão de velas, que saindo de Trás da Fonte, percorre Aldeia, Reborido até à igreja paroquial, onde será celebrada a Eucaristia abrilhantada pelo grupo "Madrugar".
A partir das 22:30 horas, os mais corajosos e apreciadores de música da "pesada" terão oportunidade de assistir às actuações das bandas "Mathock" e "The Brainscape".

24/01/2011

Eleições Presidenciais

Realizaram-se ontem as eleições Presidenciais 2011, para a história ficam os resultados gerais de Galegos (Santa Maria):

Eleitores inscritos: 2.503

Votantes: 1.555

Cavaco Silva: 988

Defensor Moura: 44

Francisco Lopes: 21

Manuel Coelho: 47

Manuel Alegre: 178

Fernando Nobre: 197

Brancos: 54

Nulos: 26

Abstenções: 948 (37,87%)

22/01/2011

Dar Sangue

É hoje, das 09:30 horas até às 12:30 horas, no Centro Paroquial.
Não percam esta oportunidade de ajudar quem precisa, não custa nada, amanhã podes ser tu a necessitar.

21/01/2011

Santa Maria vs Amares

Joga-se no sábado, 22 de Janeiro, pelas 15:00 horas, no Campo da Devesa o Santa Maria vs Amares a contar para a 15ª jornada do campeonato nacional da III divisão.
O motivo da antecipação é sobejamente conhecido, as eleições para a presidência da república.
Adenda:
Derrota em casa por 1-0, assim não dá, andar constantemente a perder pontos em casa...

19/01/2011

Festa da Padroeira

Já tem programa a Festa da Padroeira 2011, realizar-se-ão entre os dias 28 de Janeiro e 2 de Fevereiro, embora as novenas comecem no dia 24 de Janeiro.
Destaco, para além da actuação do consagrado "Zé Amaro" no sábado, 29 de Janeiro, do grupo "Sopé do Facho" e do Grupo Folclórico Juvenil de G.S.M. no domingo, 30 de Janeiro, a novidade da actuação das bandas de garagem "The Brainscape" e "Mathock" no serão de sexta-feira.
Mais tarde apresentarei o cartaz completo da festa.

18/01/2011

Joaquim Sousa

(foto roubada daqui)
O atleta de Galegos (Santa Maria), que integra o Clube de Orientação do Centro, participou no cross da Laminha (prova de trail/corta mato/montanha) no passado domingo, 16/01/2011, em Juncal, Porto de Mós, tendo obtido o excelente 4º lugar na classificação geral e vencido no escalão de veteranos 40/50 anos, num universo de cerca de 300 atletas participantes.
Não sendo a especialidade de Joaquim Sousa, uma vez que a sua formação é a orientação, o COC participou nesta prova porque se "integrava no plano de preparação dos atletas do Grupo de Alto Rendimento", sendo, por isso, de saudar o comportamento do nosso conterrâneo.
Um bem haja e votos de continuação de sucessos no seu trabalho.
Para os interessados, visitem o seu sítio na internet aqui ou nos links "Sítios relacionados com GSM" do lado direito do blog.

Crónica desportiva

17/01/2011

Obituário

Faleceu ontem, 16/01/2011, a Dª Maria do Carmo Coelho da Silva Pinto, 75 anos, esposa do Sr. Júlio (antigo roupeiro do Santa Maria) do Lugar de Penelas.
O funeral está amrcado para amanhã, 18/01/2011, pelas 09:30 horas, e o seu corpo encontra-se em câmara ardente na capela mortuária.
Pêsames para a família enlutada.

15/01/2011

Vianense vs Santa Maria

Domingo, 16/01/2011, pelas 15:00 horas no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
O jogo diz respeito à 14ª jornada do campeonato nacional da III divisão, série A, numa altura em que as duas equipas se encontram separadas por um ponto, o Vianense ocupa o 4º lugar com 21 pontos enquanto o Santa ocupa o 6º lugar com 20 pontos.
Quem quiser acompanhar os momentos do jogo, pode fazê-lo através da Rádio Alto Minho.
Adenda:
Infelizmente, o Santa Maria teve o pássaro na mão, mas deixou-o fugir...
Num jogo bastante repartido e agradável de seguir, o Vianense marcou ainda na primeira parte contra a corrente do jogo, mas com dois golos espectaculares de Renato e Cristophe, o Santa Maria passou para a frente do marcador, dispondo de algumas oportunidades para matar o jogo, só que, já na parte final da partida, Jaka acabou por marcar na própria baliza, num lance infeliz, dando o empate à equipa da casa.
Segundo a opinião do comentador da Rádio Alto Minho, o Santa Maria foi a melhor equipa que passou até agora no Estádio Dr. José de Matos, elogiando a forma de jogar e os mecanismo do jogo, chegando a afirmar que a haver um vencedor, essa seria a equipa de Galegos.
Para a história aqui fica o resultado: 2-2.

Santo Amaro

14/01/2011

Clamor

Realizou-se hoje à noite a tradicional procissão do clamor, que levou os fiéis desde a igreja paroquial até à capela de Santo Amaro, onde foi celebrada missa após a chegada.
Este acto antecede o dia dedicado a Santo Amaro, 15 de Janeiro, prolongando-se a romaria pelos três domingos seguintes.

12/01/2011

Nova linha da EDP

A EDP está a montar uma nova linha de transporte de energia que atravessa a freguesia de Galegos (Santa Maria), conforme se pode ver na imagem acima.
Esta linha sobe o monte do Facho pelo lado sul da capela, vinda de Oliveira, e desce em direcção às instalações de manufacturação de paralelo que se encontra no caminho Santo Amaro / Outeiro.
Não sei se a linha termina aqui ou vai continuar em direcção a poente, para já o que vi foram os sete apoios para as torres que aqui situo, referindo, que à excepção de um deles, estão quase todos prontos.
A execução desta obra trará, inevitavelmente, um novo impacto visual à paisagem do monte do Facho, pelo que o melhor é começar a preparar os espíritos para tal.
Esta informação é do passado domingo (09/01/2011).

08/01/2011

Maria Fonte vs Santa Maria

No domingo, 09/01/2011, no campo Moinhos Novos, Póvoa de Lanhoso, joga-se o Maria da Fonte vs Santa Maria relativo à 13ª jornada do campeonato nacional da III divisão.
As equipas ocupam, respectivamente, o 5º e 8º lugares da tabela classificativa apenas separadas por um ponto (18 e 17), já que na pretérita jornada, realizada já no distante dia 19 de Dezembro de 2010, o Maria da Fonte conquistou os 3 pontos em Melgaço enquanto o Santa Maria se deixou empatar a 2 bolas o C. Taipas nos derradeiros segundos da partida no campo da Devesa.
Adenda:
Vitória do Santa Maria por 3-2 e subida ao sexto lugar.

05/01/2011

Obituário

Faleceu a Dª Rosa Rodrigues Barbosa de Oliveira, 94 anos, viúva do Sr. Augusto Barbosa, do Lugar de Casal do Monte.
O funeral está marcado para amanhã, quinta-feira, 06/01/2011, pelas 16:00 horas, encontrando-se o seu corpo em câmara ardente na capela mortuária.
Pêsames à família enlutada.

04/01/2011

Um recado

Para a Junta de Freguesia:
Já não é a primeira vez que o faço, mas é preciso fazer algo em relação ao rio de água que corre no caminho entre a escola primária e a Igreja, por S. João, em dia de chuva intensa.
É que a água espalha-se pela via e é quase impossível andar a pé sem ficar com o calçado todo molhado. Aliás, devido ao transporte de folhas e outro lixo, o único bueiro capaz de absorver toda essa água fica neutralizado e não cumpre a sua missão, correndo o enxurro livremente estrada fora, criando muitas dificuldades aos transeuntes e até aos automobilistas que utilizam esse percurso.
A única forma de acabar, ou pelo menos minimizar, esta situação é abrir dois ou mais bueiros no caminho que passa em frente à escola, conduzindo essa água para a conduta de águas pluviais que foi instalada na rua Casa Nova / Trás da Fonte, livrando assim o Lugar de S. João das inundações a que está sujeito.
Uma vez que o desejo da Junta seria requalificar a zona do cemitério e repavimentar o troço entre Souto de Oleiros / Igreja, desejo que não é partilhado por enquanto pelo Presidente da câmara - que cá veio publicamente afirmar isso, e outras coisas, no passado dia 14 de Outubro de 2010 - talvez com um pouco de engenho e arte seja possível encontrar uma solução que suavize pelo menos este problema, até porque a água a correr livremente caminho fora acaba por descalçar o paralelo, levantando-o, degradando cada vez mais um piso que por si já está muito estragado pelas constantes intervenções a que foi sujeito durante anos a fio.
Espero sinceramente que este recado não caia em saco roto...

Grupo Folclórico

O Grupo Folclórico Juvenil de Galegos (Santa Maria)

01/01/2011

Ano Novo

Já estamos em 2011!
Infelizmente este novo ano não trará nada de bom para os Portugueses, adivinham-se dias difíceis e duros para todos, com o governo a "tratar" da saúde a este pobre e desamparado povo que não há maneira de encontrar o seu verdadeiro destino e felicidade.
Ano novo é sinal de mais impostos, mais aumentos nos transportes, nas portagens, das taxas moderadoras, na electricidade, no gás, nos combustíveis, enfim, tudo aumenta, até a inflação, mas os ordenados, esses ou permanecem iguais ou são reduzidos, só aqueles que podem, os poderosos, aqueles que estão ligados aos grandes grupos económicos, esses e os "boys" conseguem ganhar mais e mais à custa do povinho ordeiro e manso, que não reage nem bale enquanto é tosquiado e lhe retiram à ração... enfim, o povo de brandos costumes...
De toda a maneira, e deixando de parte esta triste realidade com que teremos de conviver, que 2011 possa trazer algo de novo e esperançoso a este triste e pobre País, e para todos vós, caros concidadãos, há que resistir e insistir.
Um bom e próspero ano de 2011 para todos.