Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


31/01/2012

Memória

Um passeio ao Alto Minho das crianças da catequese e escola, destacando-se o padre Clementino, a professora Célinha e ainda o professor Ângela.
Quem sabe mais sobre esta foto?

30/01/2012

Memória

Equipa Académicos de Penelas:
A pé: ... (guarda-redes é da Lama), Manuel Esteves, Álvaro Esteves, Domingos d`Aldeia, ... (João Periquito), Manuel Oliveira, ... (António Pechi) e David Piloto.
Em baixo: Zeca Sousa, Moreira, ... (Joaquim Lopes), António Falcão e ... (Carlos Ferreira).
Alguém sabe dizer quem são aqueles que faltam identificar?
Adenda: Obrigado Sr. Álvaro Esteves pela identificação acima.

Crónica desportiva


28/01/2012

Assembleia-Geral

Os sócios do Santa Maria F. C. estão convocados para a assembleia-geral a realizar no próximo dia 31/01/2012, pelas 21:30 horas, na sede do Clube.
A ordem do dia contempla os seguintes pontos:
1º - Apreciação e discussão de contas;
2º - Assuntos de interesse do Clube.

27/01/2012

Jogo

Futebol
Campeonato Nacional da III Divisão
16ª Jornada
Domingo, 29/01/2012, pelas 15:00
Campo da Devesa

SANTA MARIA vs MELGACENSE

Adenda: Estrondosa vitória por 3-1, depois de estar a perder ao intervalo.

18/01/2012

Obras


Tal como prometera no Boletim Informativo, a Junta de Freguesia perante a falta de resposta por parte de Miguel da Costa Gomes, Presidente da C.M.Barcelos - que considerou o projecto da Junta de Freguesia "megalómano", deitou mãos à obra e está a dar cara nova ao cemitério.
Este realmente estava a precisar de um restauro, dava para perceber ao longe essa necessidade,  pois a imagem confrangedora que espalhava era de abandono, com muros sujos, a descascar e passeios em cimento muito irregulares.
Agora é só esperar pela conclusão das obras para ver o resultado final. De qualquer maneira, penso que a maioria da população ficará agradada com esta situação mesmo que Galegos (Santa Maria) não terá mais nenhuma obra, mais nenhum muro, mais nenhum alargamento, mas o restauro do cemitério será feito (sic).

Grupo Folclórico


 Cantar dos Reis - Barcelos, 08/01/2012

11/01/2012

Escadas de Santo Amaro


A última vez que aqui coloquei fotos relacionadas com este melhoramento, faltava ainda pavimentar este pedaço que aqui retrato, pelos vistos está concluído...
Contudo, penso que os mais idosos terão muita, mas mesmo muita dificuldade em subir esta rampa pois é bastante íngreme, mas como agora anda toda a gente de carro...
Adenda: 17/01/2012
A rampa é bastante íngreme, por isso a Junta, penso eu, está a colocar um corrimão do lado direito de maneira a facilitar a subida. No entanto acho que este está muito baixo, experimentei a meio do percurso e tinha que me dobrar para me servir dele, pelo que um pouco mais alto seria o ideal para cumprir a sua missão!

Cemitério: Antes e Agora

 Antes


Agora

08/01/2012

Jogo

O Santa Maria F.C. desloca-se hoje até Fão para aí realizar o jogo correspondente à 13ª jornada do campeonato nacional da III divisão.
O jogo é às 15:00 horas e tem acompanhamento através da Rádio Barcelos.

Adenda: Vitória do Santa Maria por 3-1.

07/01/2012

Obituário

O funeral está marcado para domingo, dia 8 de Janeiro, pelas 16:00 horas, encontrando-se o seu corpo em câmara ardente na capela mortuária.

04/01/2012

Rectificação

O Barcelos Popular, na sua edição do passado dia 29/12/2011, apresentava uma imprecisão quando fez notícia sobre o 68º aniversário do Santa Maria F. C. com uma foto de uma equipa como sendo "equipa do Santa Maria FC no ano da sua fundação (1943)".
De facto, a foto apresentada corresponde a uma equipa do Santa Maria FC, mas não à do ano da fundação, é referente à época de 1956/57.
A que vos deixo, esta sim, é a mais aproximada que consegui relativamente ao ano da fundação da colectividade.

02/01/2012

Convite

O Grupo Folclórico Juvenil de Galegos (Santa Maria) convida todos a assistir a esta acção promovida pela C.M.Barcelos, até porque também será um dos participantes no evento.