Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


29/11/2012

Feira de Artesanato

Decorreu entre 16 e 18 de Novembro de 2012, a 4ª edição da Feira de Artesanato do Casino 2000 em Mondorf-les-Bains, no Luxemburgo, em que o tema era a Península Ibérica.
O artesanato barcelense esteve representado por alguns artesãos, dos quais destaco o Carlos Baraça, em representação da família Baraça, para além das inúmeras peças de outros consagrados artesãos, Júlia Côta e Conceição Sapateiro.
A feira passou ainda por Bertrange, também no Luxemburgo, com a finalidade de aí realizar um mercado artesanal e promover Guimarães.






28/11/2012

História

Em 1220 o rei D. Afonso II mandou fazer inquirições para saber quais eram os bens das ordens religiosas, a quem se pagava foros e dádivas, quais eram as paróquias que pertenciam ao padroado real e saber dos reguengos (terras do património real arrendadas com a obrigação de pagamento de certos tributos em géneros), uma vez que reinava por essa altura grande confusão no que diz respeito à posse legítima de muitas propriedades e bens.
É assim que pela primeira vez surge a designação de Sancta Maria de Galegos em documentos oficiais. Dessas inquirições, constata-se que aqui o rei não tinha reguengos nem era padroeiro, existia somente a obrigação de dar dormida e comida ao rei, ou ao seu mordomo, em Froyan e Cacavelos. Para além das propriedades da igreja, os conventos de Manhente, Vilar de Frades e Várzea também cá possuíam bens e casais.
Nessa época era o abbas Martinus Godiiz quem estava à frente da paróquia. Passados 38 anos, nas inquirições de 1258, mandadas fazer por D. Afonso III pois pelos vistos as anteriores não estariam bem, é um capelão, Stephanus Johanis.
Nestes documentos, para além das referências citadas dos topónimo Froyan e Cacavelos, encontramos ainda o de Pedreiros de Trás da Fonte e Villa Donega, este último também referenciado uns anos mais tarde em documento de 1480.
Curiosa é a referência a uma testemunha, Petro Petri de Portela, possível origem para o Lugar de Portela, que ainda hoje subsiste. 

15/11/2012

Reorganização administrativa

A propósito da reorganização administrativa das freguesias, uma das medidas que a troika impõe e que o governo teima em levar para a frente mesmo contra vontade da grande maioria das freguesias, destaco o artigo do Barcelos Popular (aqui) dando conta dessa nova visão sobre o concelho de Barcelos.
De salientar que Galegos (Santa Maria) está fora dessas propostas, continuando tal como está agora.

14/11/2012

Joaquim Esteves

 O artista visto pelo próprio.

Cristo crucificado. 


  "A bombista suicida no céu a receber os seus virgens, que como tal primeiro estão observando e cheirando o pitéu, e ao fundo no seu espaço de céu S. Pedro rindo-se de tal cena" - Joaquim Esteves.


O Bastonadas

(fotos retiradas da página do facebook de Joaquim Esteves)

08/11/2012

Artesãos

Dois consagrados artesãos nascidos em Galegos (Santa Maria), Joaquim Esteves e Conceição Sapateiro, ambos por sinal a morar em Areias (S. Vicente).