Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


29/05/2015

Destaque



O destaque de hoje é Sara Martins, a jovem de 18 anos de Galegos (Santa Maria) que está a concorrer aos "Ídolos" da SIC, programa que vai para o ar nos serões de Domingo.
Podem ouvi-la aqui no tema dos Arctic Monkeis - "do i wanna know", com que brilhou na sua apresentação na primeira fase do desafio de teatro.
Boa sorte miúda!

Crónica desportiva



(Barcelos Popular)

27/05/2015

Senhora do Bom Sucesso


A festa religiosa em honra da Senhora do Bom Sucesso terá lugar este fim-de-semana.
As novenas preparatórias já começaram na passada segunda-feira, sempre às 20:00 horas na capela de Santo Amaro, e os pontos altos são:
- Sexta-feira, 29/05/2015: procissão de velas às 20:30 horas, com percurso desde a igreja paroquial até à capela de Santo Amaro;
- Domingo, 31/05/2015: missa cantada com sermão em honra da Senhora do Bom Sucesso às 11:15 horas.

26/05/2015

Obituário.


O Sr. Manuel Abreu Lourenço (Eirado), morador na Rua da Igreja, junto à capela de S. João faleceu.

O corpo está em câmara ardente na capela mortuária, estando o funeral marcado para as 17:15 horas de amanhã, quarta-feira, 27/05/2015.

25/05/2015

Imagens da homenagem









(Fotos retiradas das páginas do facebook: André Pinto, Grupo Folclórico JGSM e Isaura Moreira)

Descida





(Fotos retiradas da página do Barcelos Popular)

A derrota do Santa Maria no terreno do Vianense, ditou a descida da turma de Galegos (Santa Maria) ao distrital.
Os pupilos de Rogério Amorim colocaram-se em vantagem no marcador logo aos 2' por intermédio de Lucas. Aos 78 minutos, Zé Diogo fez o segundo golo dos locais, acabando com todas as hipóteses do Santa, para quem um empate ainda dava a oportunidade de lutar pela permanência na derradeira "liguilha".
Pessoalmente, penso que o lugar do Santa Maria é a disputar o campeonato Pro-nacional, embora nunca pondo de parte a possibilidade de subida.
Creio que este campeonato será muito mais interessante e competitivo do que o CNS, desde logo porque está esquematizado para 18 equipas, o que é uma mais-valia para a competição, deixando de parte a monotonia de estar num campeonato em duas fases e a jogar quatro vezes com as mesmas equipas, já para não falar das deslocações caras e cansativas.
Vamos lá, sem preconceitos e pessimismos, há que começar a pensar na próxima época e afinar a máquina para evitar sobressaltos e complicações que ponham em causa a permanência na Pro-nacional.
Santa Maria sempre!

21/05/2015

O nosso apoio conta!

Adenda: derrota por 2-0 e descida automática à distrital.

Adenda: Embora ganhando por 1-0, foi o Ferreirense quem acabou por subir...

19/05/2015

Ainda o 36º aniversário do Grupo Coral



O público presente.

 Os barítonos e tenor do grupo The Classic.

Os aniversariantes e outros membros de grupos paroquiais.

Os directores artísticos Joaquim Falcão e a Emília Salgueiro.


(foto de Marlene Sousa)
As manas Maria e Amélia Salgueiro, a primeira mimada pela sobrinha Emília Salgueiro.