Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


29/01/2011

Festa da Padroeira - Parte II

Hoje, sábado, teremos:
Às 14:00 horas - terço e bênção das crianças, seguindo-se palhaços, insufláveis e o tradicional lanche para todas as crianças que comparecerem.
Pelas 20:15 horas - novena em honra da Senhora da Purificação.
Lá para as 22:00 horas, actuação do artista Zé Amaro.

28/01/2011

Festa da Padroeira - Parte I

Iniciam-se hoje as festividades em honra da Senhora da Purificação, embora as novenas já tenham começado na passada segunda-feira.
Às 20:30 horas terá inicio a procissão de velas, que saindo de Trás da Fonte, percorre Aldeia, Reborido até à igreja paroquial, onde será celebrada a Eucaristia abrilhantada pelo grupo "Madrugar".
A partir das 22:30 horas, os mais corajosos e apreciadores de música da "pesada" terão oportunidade de assistir às actuações das bandas "Mathock" e "The Brainscape".

24/01/2011

Eleições Presidenciais

Realizaram-se ontem as eleições Presidenciais 2011, para a história ficam os resultados gerais de Galegos (Santa Maria):

Eleitores inscritos: 2.503

Votantes: 1.555

Cavaco Silva: 988

Defensor Moura: 44

Francisco Lopes: 21

Manuel Coelho: 47

Manuel Alegre: 178

Fernando Nobre: 197

Brancos: 54

Nulos: 26

Abstenções: 948 (37,87%)

22/01/2011

Dar Sangue

É hoje, das 09:30 horas até às 12:30 horas, no Centro Paroquial.
Não percam esta oportunidade de ajudar quem precisa, não custa nada, amanhã podes ser tu a necessitar.

21/01/2011

Santa Maria vs Amares

Joga-se no sábado, 22 de Janeiro, pelas 15:00 horas, no Campo da Devesa o Santa Maria vs Amares a contar para a 15ª jornada do campeonato nacional da III divisão.
O motivo da antecipação é sobejamente conhecido, as eleições para a presidência da república.
Adenda:
Derrota em casa por 1-0, assim não dá, andar constantemente a perder pontos em casa...

19/01/2011

Festa da Padroeira

Já tem programa a Festa da Padroeira 2011, realizar-se-ão entre os dias 28 de Janeiro e 2 de Fevereiro, embora as novenas comecem no dia 24 de Janeiro.
Destaco, para além da actuação do consagrado "Zé Amaro" no sábado, 29 de Janeiro, do grupo "Sopé do Facho" e do Grupo Folclórico Juvenil de G.S.M. no domingo, 30 de Janeiro, a novidade da actuação das bandas de garagem "The Brainscape" e "Mathock" no serão de sexta-feira.
Mais tarde apresentarei o cartaz completo da festa.

18/01/2011

Joaquim Sousa

(foto roubada daqui)
O atleta de Galegos (Santa Maria), que integra o Clube de Orientação do Centro, participou no cross da Laminha (prova de trail/corta mato/montanha) no passado domingo, 16/01/2011, em Juncal, Porto de Mós, tendo obtido o excelente 4º lugar na classificação geral e vencido no escalão de veteranos 40/50 anos, num universo de cerca de 300 atletas participantes.
Não sendo a especialidade de Joaquim Sousa, uma vez que a sua formação é a orientação, o COC participou nesta prova porque se "integrava no plano de preparação dos atletas do Grupo de Alto Rendimento", sendo, por isso, de saudar o comportamento do nosso conterrâneo.
Um bem haja e votos de continuação de sucessos no seu trabalho.
Para os interessados, visitem o seu sítio na internet aqui ou nos links "Sítios relacionados com GSM" do lado direito do blog.

Crónica desportiva

17/01/2011

Obituário

Faleceu ontem, 16/01/2011, a Dª Maria do Carmo Coelho da Silva Pinto, 75 anos, esposa do Sr. Júlio (antigo roupeiro do Santa Maria) do Lugar de Penelas.
O funeral está amrcado para amanhã, 18/01/2011, pelas 09:30 horas, e o seu corpo encontra-se em câmara ardente na capela mortuária.
Pêsames para a família enlutada.

15/01/2011

Vianense vs Santa Maria

Domingo, 16/01/2011, pelas 15:00 horas no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
O jogo diz respeito à 14ª jornada do campeonato nacional da III divisão, série A, numa altura em que as duas equipas se encontram separadas por um ponto, o Vianense ocupa o 4º lugar com 21 pontos enquanto o Santa ocupa o 6º lugar com 20 pontos.
Quem quiser acompanhar os momentos do jogo, pode fazê-lo através da Rádio Alto Minho.
Adenda:
Infelizmente, o Santa Maria teve o pássaro na mão, mas deixou-o fugir...
Num jogo bastante repartido e agradável de seguir, o Vianense marcou ainda na primeira parte contra a corrente do jogo, mas com dois golos espectaculares de Renato e Cristophe, o Santa Maria passou para a frente do marcador, dispondo de algumas oportunidades para matar o jogo, só que, já na parte final da partida, Jaka acabou por marcar na própria baliza, num lance infeliz, dando o empate à equipa da casa.
Segundo a opinião do comentador da Rádio Alto Minho, o Santa Maria foi a melhor equipa que passou até agora no Estádio Dr. José de Matos, elogiando a forma de jogar e os mecanismo do jogo, chegando a afirmar que a haver um vencedor, essa seria a equipa de Galegos.
Para a história aqui fica o resultado: 2-2.

Santo Amaro

14/01/2011

Clamor

Realizou-se hoje à noite a tradicional procissão do clamor, que levou os fiéis desde a igreja paroquial até à capela de Santo Amaro, onde foi celebrada missa após a chegada.
Este acto antecede o dia dedicado a Santo Amaro, 15 de Janeiro, prolongando-se a romaria pelos três domingos seguintes.

12/01/2011

Nova linha da EDP

A EDP está a montar uma nova linha de transporte de energia que atravessa a freguesia de Galegos (Santa Maria), conforme se pode ver na imagem acima.
Esta linha sobe o monte do Facho pelo lado sul da capela, vinda de Oliveira, e desce em direcção às instalações de manufacturação de paralelo que se encontra no caminho Santo Amaro / Outeiro.
Não sei se a linha termina aqui ou vai continuar em direcção a poente, para já o que vi foram os sete apoios para as torres que aqui situo, referindo, que à excepção de um deles, estão quase todos prontos.
A execução desta obra trará, inevitavelmente, um novo impacto visual à paisagem do monte do Facho, pelo que o melhor é começar a preparar os espíritos para tal.
Esta informação é do passado domingo (09/01/2011).

08/01/2011

Maria Fonte vs Santa Maria

No domingo, 09/01/2011, no campo Moinhos Novos, Póvoa de Lanhoso, joga-se o Maria da Fonte vs Santa Maria relativo à 13ª jornada do campeonato nacional da III divisão.
As equipas ocupam, respectivamente, o 5º e 8º lugares da tabela classificativa apenas separadas por um ponto (18 e 17), já que na pretérita jornada, realizada já no distante dia 19 de Dezembro de 2010, o Maria da Fonte conquistou os 3 pontos em Melgaço enquanto o Santa Maria se deixou empatar a 2 bolas o C. Taipas nos derradeiros segundos da partida no campo da Devesa.
Adenda:
Vitória do Santa Maria por 3-2 e subida ao sexto lugar.

05/01/2011

Obituário

Faleceu a Dª Rosa Rodrigues Barbosa de Oliveira, 94 anos, viúva do Sr. Augusto Barbosa, do Lugar de Casal do Monte.
O funeral está marcado para amanhã, quinta-feira, 06/01/2011, pelas 16:00 horas, encontrando-se o seu corpo em câmara ardente na capela mortuária.
Pêsames à família enlutada.

04/01/2011

Um recado

Para a Junta de Freguesia:
Já não é a primeira vez que o faço, mas é preciso fazer algo em relação ao rio de água que corre no caminho entre a escola primária e a Igreja, por S. João, em dia de chuva intensa.
É que a água espalha-se pela via e é quase impossível andar a pé sem ficar com o calçado todo molhado. Aliás, devido ao transporte de folhas e outro lixo, o único bueiro capaz de absorver toda essa água fica neutralizado e não cumpre a sua missão, correndo o enxurro livremente estrada fora, criando muitas dificuldades aos transeuntes e até aos automobilistas que utilizam esse percurso.
A única forma de acabar, ou pelo menos minimizar, esta situação é abrir dois ou mais bueiros no caminho que passa em frente à escola, conduzindo essa água para a conduta de águas pluviais que foi instalada na rua Casa Nova / Trás da Fonte, livrando assim o Lugar de S. João das inundações a que está sujeito.
Uma vez que o desejo da Junta seria requalificar a zona do cemitério e repavimentar o troço entre Souto de Oleiros / Igreja, desejo que não é partilhado por enquanto pelo Presidente da câmara - que cá veio publicamente afirmar isso, e outras coisas, no passado dia 14 de Outubro de 2010 - talvez com um pouco de engenho e arte seja possível encontrar uma solução que suavize pelo menos este problema, até porque a água a correr livremente caminho fora acaba por descalçar o paralelo, levantando-o, degradando cada vez mais um piso que por si já está muito estragado pelas constantes intervenções a que foi sujeito durante anos a fio.
Espero sinceramente que este recado não caia em saco roto...

Grupo Folclórico

O Grupo Folclórico Juvenil de Galegos (Santa Maria)

01/01/2011

Ano Novo

Já estamos em 2011!
Infelizmente este novo ano não trará nada de bom para os Portugueses, adivinham-se dias difíceis e duros para todos, com o governo a "tratar" da saúde a este pobre e desamparado povo que não há maneira de encontrar o seu verdadeiro destino e felicidade.
Ano novo é sinal de mais impostos, mais aumentos nos transportes, nas portagens, das taxas moderadoras, na electricidade, no gás, nos combustíveis, enfim, tudo aumenta, até a inflação, mas os ordenados, esses ou permanecem iguais ou são reduzidos, só aqueles que podem, os poderosos, aqueles que estão ligados aos grandes grupos económicos, esses e os "boys" conseguem ganhar mais e mais à custa do povinho ordeiro e manso, que não reage nem bale enquanto é tosquiado e lhe retiram à ração... enfim, o povo de brandos costumes...
De toda a maneira, e deixando de parte esta triste realidade com que teremos de conviver, que 2011 possa trazer algo de novo e esperançoso a este triste e pobre País, e para todos vós, caros concidadãos, há que resistir e insistir.
Um bom e próspero ano de 2011 para todos.

31/12/2010

Passagem de Ano

Desejo a todos os conterrâneos e habitantes de Galegos (Santa Maria) uma boa passagem de ano e um 2011 repleto de saúde, paz e prosperidade.
Até 2011!

29/12/2010

Obituário

Faleceu a Dª Carolina Vasconcelos Almeida, 95 anos, moradora no Lugar de Aldeia.
O funeral está marcado para amanhã, quinta-feira (30/12/2010), pelas 15:30 horas, estando o corpo em câmara ardente na sua residência.
Ao seus familiares, os pêsames nesta hora difícil.

25/12/2010

Aniversário

O Santa Maria Futebol Clube festeja hoje mais um aniversário, o 67º da sua existência.
Parabéns, muitos anos de vida e êxitos desportivos.

24/12/2010

Boas Festas

Quero desejar a todos os conterrâneos de Galegos (Santa Maria) espalhados pelo mundo, ou a viver na sua terra, um Feliz e Santo Natal na companhia de todos aqueles de quem mais gostam. Já agora, se quiserem utilizar a opção "comentar" para endereçar mensagens a familiares ou amigos, estejam à vontade, façam-no livremente, os comentários ficam temporariamente não sujeitos a moderação.

Iluminações natalícias

Algumas das iluminações natalícias em Galegos (Santa Maria), destacando, pela originalidade, a última, construída a partir de garrafas de iogurte iluminadas por lâmpadas a partir do chão.

23/12/2010

Crónica Desportiva

Mister Salgueiro

Entrevista do mister Salgueiro após o jogo Braga 2-0 Centre Bélgique a contar para a fase de apuramento da Taça das Regiões da UEFA.

Recordo que a selecção de Braga se qualificou para a final, que se realiza no verão 2011, ainda falta saber onde, contando por vitórias todos os jogos que realizou: bateu por 3-1 EWC da Escócia, ganhou 2-0 Centre Bélgique 2-0 e venceu por 4-0 Ticinio da Suíça.

Parabéns e boa sorte para a fase final.

Os mais curiosos podem aceder a mais informações no sítio da UEFA, aqui.

20/12/2010

Assembleia de Freguesia

No próximo dia 22 de Dezembro, pelas 21:00 horas, reúne a Assembleia de Freguesia para debater os seguintes pontos:
1 - Leitura e aprovação da acta da assembleia anterior;
2 - Apresentação, discussão, votação e aprovação da 3ª revisão ao Orçamento 2010 e ao Plano Plurianual de Investimentos;
3 - Apresentação, discussão, votação e aprovação do Orçamento 2011 e Plano Plurianual de Investimentos;
4 - Assuntos de interesse para a freguesia.
A sessão decorrerá na sede da Junta de Freguesia.

19/12/2010

Santa Maria vs C. Taipas

Começa a 2ª volta da 1ª fase do campeonato nacional da III divisão, e o Santa Maria recebe o Caçadores das Taipas hoje, pelas 15:00 horas, no Campo da Devesa.
Adenda:
E não começou nada bem, as equipas empataram a 2 bolas.

18/12/2010

Festa das Crianças.

O Grupo de Jovens de Galegos (Santa Maria) realizam hoje a Festa das Crianças a partir das 14:30 horas no salão paroquial.
As crianças, para além das muitas actividades, brincadeiras e diversão programadas, terão ainda direito a lanche e à oferta de uma lembrança.

17/12/2010

Eleições

As eleições para os corpos sociais da Associação Galo Novo decorrem hoje, pelas 20:30 horas, na sede social sita no Lugar de S. João.

15/12/2010

Ceia de Natal

No passado dia 11 os escuteiros do Agrupamento 618 de Galegos (Santa Maria) realizaram a tradicional ceia de Natal, juntando nesse convívio os dirigentes e membros do agrupamento, os seus familiares e amigos convidados.
Foram, com certeza, momentos de muita alegria e camaradagem vividos em ambiente de descontracção e animação, com as diversas secções a premiarem os presentes com brincadeiras, representações, actuações musicais e até karaoke.
Para o próximo dia 18, está marcada a ceia de natal do Grupo de Jovens e seus familiares.
Adenda:
Lanço um repto no sentido de, querendo, enviarem fotos da ceia dos escuteiros para publicar.
Fico à espera do vosso contributo.

12/12/2010

Santa Maria vs Mirandela

Hoje, domingo, pelas 15:00 horas no Campo da Devesa joga-se o Santa Maria vs Mirandela a contar para a 11ª jornada do campeonato nacional da III divisão.
Acompanhem as incidências do jogo através da rádio Terra Quente FM de Mirandela.
Adenda:
Segunda vitória consecutiva: Santa Maria 1-0 Mirandela.

10/12/2010

Grupo Folclórico

Momentos de convívio e descontracção no final.

Grupo Folclórico

O Presidente eleito, Carlos Carvalho a usar da palavra
Tomada de posse da nova direcção do Grupo Folclórico Juvenil de Galegos (Santa Maria), realizada no passado dia 07/12/2010:
Presidente: Carlos Carvalho;
Vice-Presidentes: Francisco Loureiro e Adelino Meireles;
1ª Secretária: Fátima Meireles - 2ª Secretária: Eliana Pereira - 3º Secretário: Manuel Macedo
1º Tesoureiro: Gilberto Sambento - 2º Tesoureiro: João Pedro Gomes - 3ª Tesoureiro: José Paralva de Oliveira;
A Mesa da Assembleia-Geral é constituida:
Presidente: Fernando Morgado;
Secretários: Ana Maria Morgado e Fernando Ferreira.
Conselho Fiscal:
Presidente: José Carvalho;
1º Secretário: Vítor Costa;
2º Secretário: Batista Loureiro.

07/12/2010

Esposende vs Santa Maria

Jornada 10 do campeonato nacional da III divisão, com hora marcada para as 15:00 de amanhã, dia 08/12/2010, no estádio Padre Sá Pereira, Esposende.
As emoções do jogo podem ser acompanhadas através da Esposende Rádio.
Adenda: 08/12/2010
Brilhante vitória do Santa Maria por 4-2, o que permitiu a subida ao 7º lugar da classificação geral, com 13 pontos.
No próximo domingo, o Santa Maria recebe o líder, Mirandela.

03/12/2010

Inscrição

A inscrição
Vista da inscrição antes de chegar à varanda no 1º piso A inscrição está situada no segundo lanço das escadas à esquerda.
A inscrição diz: "ESTA TORE CAZAS E HONRA DEAZEVEDO VENCEO MARTIN LOPEZ DAZEVEDO Fº DE DIº DAZEVEDO E DE DÕNA ISABEL DE SOVSA CÕ SVA MOLHER DONA ISABEL DE TAIDE POR SER O CHEFE ESTA CAZA E SOLAR DOS AZEVEDOS E ELE AVENCER CÕ A DTA SVA MOLHER CÕ TODAS AS PERTECAS Q JAZE NO DITO COVTO DAZEVEDO E CÕ O CASAL DA LOVSA Q ESTA E A FREIGUESIA DE PRADO TODO POR MORGADO E ASI VECEO A QVITA E COVTO DE SOVTO CÕ TODAS SVAS PERTECAS DETO E HO COVTO E TERA DE BOVRO CÕ AGOA LEVADA E COVAS E VILA E VARZIELA TVDO POR MORGADO E ASI VECEO A IGREJA DE SCTA M DE GALEGVOS COM SVA ENEXA QVIRAS PADROADO FEITO NA ERA DE 1536".

02/12/2010

É já no próximo domingo, 5 de Dezembro, que o Grupo de Jovens de Galegos (Santa Maria) vai participar na 8ª edição do Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, em Fátima.
O evento decorrerá no Centro Pastoral Paulo VI, iniciando-se por volta das 14:30 horas, estando a concurso 14 participações de outras tantas dioceses.
Nesta altura, talvez ainda hajam lugares nos autocarros, dois, que foram disponibilizados para levar os interessados em assistirem ao festival, por isso não se atrassem.
Ao grupo que participa directamente, boa sorte!

01/12/2010

Restauração da Independência

Hoje, 1 de Dezembro, comemora-se o feriado da Restauração da Independência de Portugal face à Espanha dos Filipes.
Em 1640, um punhado de patriotas revoltou-se e retomou o poder, coroando o rei D. João IV, foi o grito da revolta contra a tirania espanhola e o desejo ardente dos portugueses se manterem livre e orgulhosamente como nação, cuja fundação remonta a 1143.
Mais do que nunca, Portugal precisa neste momento de relembrar estas datas históricas para elevar o orgulho e patriotismo de uma nação com 8 séculos de história, com momentos de crise e de glória, mas, infelizmente, isso não acontece, a maior parte dos portugueses nem sabe a razão deste feriado, só falam do dia Internacional da Luta contra a Sida!
Como Português e patriota, espero sinceramente que o orgulho nacional faça renascer uma vez mais esta Nação pela qual os nossos egrégios avós lutaram e deram a sua vida.
Viva Portugal.