Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


31/10/2008

Alminhas de Aldeia

Alminhas de Aldeia, incorporadas na parede da casa do Sr. Manuel Macedo, no lugar de Aldeia, são, a meu ver, as mais bonitas de todas as existentes em Galegos.
Artisticamente trabalhadas em pedra, de linhas sóbrias e geométricas, destacam a figura de Cristo pregado na cruz, tendo a ladear Santo António com o Menino ao colo e a Srª do Carmo, tendo na mão esquerda Jesus ao colo e na outra o escapulário. Mais abaixo, anjos a consolarem as almas em sofrimento reparador.
Uma placa de vidro protege a pintura.

1 comentário:

Anónimo disse...

Chamo-me Teresa Vaz e a minha avó chamava-se Samarina Carmona Coelho Gonçalves Vaz, antiga proprietária da casa grande, cor de rosa, mesmo ao lado destas Alminhas.
Passei muitos meses de férias, em Setembros da minha infância e juventude, nessa casa e, agora que estou a escrever sobre essa minha experiência familiar, ao procurar alguma informação, deparei com o seu blog.
Lembro-me bem destas alminhas, que são bastante bonitas e que sugerem ainda, pelo trabalho cuidado do granito que as envolve, a elegante fachada da casa a que pertenceram. É que, aí por meados dos anos 70 do século passado, os vãos das janelas, que eram emolduradas em granito trabalhado (sec. XVIII ?), posso dizer até de traçado erudito, foram reduzidas no seu tamanho, destruindo a sua bonita proporção e desenho e tudo desapareceu debaixo dum reboco uniformizador como se apresenta hoje.
Por vezes penso que sonhei e que a casa sempre foi assim , ou que as antigas janelas estão escamoteadas por camadas do dito reboco, e que ainda lá estarão...
Gostaria de saber se isto é do seu conhecimento e se existe alguma fotografia desse património perdido.
Com os meus cumprimentos
( Não sei se terei direito a resposta. arqteresavaz@hotmail.com)