Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


27/10/2008

LIMPEZA!

Com conhece, como eu, as ruas e caminhos desta terra, com certeza que não lhe passará em branco a falta de civismo e educação que por aí campeia. É que só se vê sacos e garrafas de plásticos, latas de bebidas e até garrafas de vidro espalhadas por tudo quanto é canto.
As pessoas são comodistas, não se preocupam em deitar esse lixo para o caixotes ou até guardar no carro para depois as meterem nos contentores, pura e simplesmente largam, atiram ou deixam cair sem se importarem se alguém vai limpar, não é problema delas.
Mas será que também fazem isso nas suas próprias casas? Se não o fazem, porque o fazem nos locais públicos? Não custa nada dar meia dúzia de passos até um caixote ou recipiente para isso, mas não, atiram para o chão, não importa que seja plástico, metal ou vidro, quem quiser que limpe depois. Triste povo, é por isso que não vamos a lado nenhum...
Para além desta situação, quem nunca reparou na quantidade de ervas e silvas que "ornamentam" quase todos os caminhos e ruas desta terra! Infelizmente não é só um problema de Galegos Santa Maria, as outras freguesias vizinhas também sofrem deste mal, umas mais que outras. De toda a maneira é incompreensível que a grande maioria das ruas e caminhos estejam por limpar durante meses ou até anos, principalmente nas vias consideradas "sala de visitas", como a rua da Tulipa à Igreja, as zonas urbanizadas (loteamentos) e a via Bogas/Eirôgo.
E não pensem que me estou só a referir à responsabilidade da Junta de Freguesia, a esta pertence a grande quota parte da responsabilidade, mas todos nós que aqui moramos somos também responsáveis por este estado das coisas, porque não custa nada limpar, não digo todos os dias, nem todas as semanas, mas pelo menos uma vez por mês a área correspondente à frente das nossas propriedades, bastava isto para que se notasse uma melhoria substancial no aspecto geral da freguesia, tão simples quanto isso...
Com algum esforço e colaboração de todos podemos contribuir para um ambiente mais salutar e limpo às nossas ruas e caminhos, esforcemos-nos por isso, Galegos Santa Maria agradece.

Sem comentários: