Quero, essencialmente, dar voz aos factos, acontecimentos e casos que acontecem nesta terra berço da imagem mais emblemática de Portugal, o célebre Galo de Barcelos.
Terra de artesãos, desde sempre ligada aos trabalhos da olaria nas suas diversas formas, foi, e continua a ser, terreno fértil para o aparecimento de verdadeiros artistas oleiros que fazem surgir das suas mãos autênticas maravilhas, peças admiráveis, de cariz rural e de cenas quotidianas do povo simples e trabalhador.
É através da sua arte, primeiro fabricando louça mais grossa com a finalidade de servirem de utensílios domésticos e de cozinha, passando posteriormente para o figurado, estes homens e mulheres souberam dar largas há imaginação e criar, com esforço, dedicação e mestria, fama por esse Portugal fora e até no estrangeiro, prova disso são o Domingos Mistério, Ana Baraça, Domingos Côto, Manuel Macedo, Júlia Côto, Joaquim Esteves, Conceição Sapateiro e outros ainda, filhos ou netos destes artistas que esta terra viu nascer e que por uma ou outra razão tiveram que passar a viver em freguesias vizinhas.
Quero, ainda, fazer deste um elo de ligação com todos aqueles que aqui nasceram, mas que, infelizmente, tiveram que partir para outros países para fazer face à vida. Será um trabalho por amor a esta terra que me viu nascer e criar, mas principalmente uma janela para todos aqueles que quiserem saber como correm as coisas por aqui.
Sei que algumas coisas passarão em claro, mas no essencial o que for importante cá estará: política, religião, cultura, desporto, social e até história.
Por agora é tudo, aos poucos e com a ajuda de todos, faremos história.
1 comentário:
Boa tarde!
Desde já os meus parabéns ao Sr Francisco Sousa pelo blog!
Além de ter muita utilidade para qualquer habitante da nossa freguesia, é algo que dignifica muito a nossa Terra.
Gostei muito das críticas negativas às coisas menos boas da nossa freguesia, afinal à sempre coisas nas quais podemos melhorar, pois é uma forma de alertar os nosso governantes daquilo que mts vezes parece invisível aos seus olhos.
A outra vertente também é muito interesse pois noticiar tudo aquilo que se vai passando na nossa freguesia, para quem está longe, é como se nos aproximamos um pouco mais da nossa terra.
Mts Parabéns mais uma vez e não desita!
Marta Pontes
Enviar um comentário