Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


12/02/2009

Inscrição.

Já aqui reproduzi outras inscrições existentes em Galegos Santa Maria, umas do século XVIII e outras do século XIX, contudo faltava a principal, a mais antiga que se conhece, ou pelo menos eu conheço, estou a referir-me à que se encontra na capela de Santo Amaro, situada no mesmo Lugar.
Como podem verificar, a data aí inscrita é "1662", século XVII, que segundo se crê seja da original capela edificada em honra de Santo Amaro, ou então assinala somente a remodelação / ampliação da original.
Conforme já referi noutra mensagem anterior, havia quem entendesse que a capela teria sido construída por alturas do final do século XIV ou inícios do XV, tendo sofrido inúmeras remodelações e ampliações, nunca deixando de ter um aspecto humilde e singelo, como aliás ainda muita gente se lembra, e que essa devoção tenha sido fomentada pelos beneditinos do convento de Manhente, contudo, porque não há prova que sustentem essa teoria, o melhor é acreditar que efectivamente a inscrição marque o terminus da construção da capela.
De referir ainda, que esta pedra estava inserida como padieira da porta lateral, lado sul, e foi colocada à entrada da porta principal após a conclusão das obras de reformulação que a capela sofreu em 1979, servindo presentemente de banco!

Sem comentários: