Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


17/03/2009

Isto também é história.

Em cima, da esquerda para a direita: António Ramos, Jorge Ferreira, Fernando Ferreira, Armandino, Lino Dias, Zeca Nélito e Carvalhinho.
Em baixo: Teixeira, Tibi, "Filó", Pirra II, Henrique Dias e Pirra I.
Isto também é história.
Foto de uma das muitas equipas que na década de setenta e oitenta existiam em Galegos, creio que se chamava "Penelas", registando para o futuro a conquista do torneio disputado no antigo campo dos "Galos", em Barcelinhos.
Estas equipas estavam vocacionadas essencialmente para participar nos inúmeros torneios populares que se realizavam um pouco por toda a parte, em Galegos também aconteciam. Quem não se lembra dos torneios organizados pelo Sr. José Sousa, que despertavam paixões acaloradas e exacerbadas de "clubite", degenerando, muitas vezes, em pancadaria geral?
Para além desta, existia também o Clube Académicos de Galegos, a que mais representou Galegos por Portugal fora (lembro-me de ter participado, em meados de oitenta, num torneio em Tomar, Remelhe, Cristelo e Abade de Neiva), a JAC (Juventude Agrária Católica) e Pré-JAC e muitas outras confinadas aos Lugares. Estas últimas organizavam jogos entre si nos campos improvisados de Santo Amaro, no olival de Pena Grande, em Penelas, em Carvalhal, em Souto de Oleiros, etc, para gáudio dos mais jovens, daqueles que ainda não tinham idade, altura nem corpo suficiente para jogar com os mais velhos.
Bons velhos tempos...

Sem comentários: