Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


09/07/2009

É preciso educar.

O assunto não é de agora! Quem frequentar alguns locais desta freguesia, em particular aqueles que são limítrofes de cafés e escolas, de certo reparará na quantidade de lixo espalhado ao longo dos caminhos e passeios.
São sacos de batatas fritas, invólucros de cigarros, embalagens de chocolates e doces, garrafas de plástico e, o mais grave e arrepiante, garrafas de vidro, quer sejam de sumos, cerveja ou até de vinho com as consequências que daí advêm...
Ontem, terça-feira, assisti a uma cena que me deixou horrorizado, tanto pelas consequências como pelo acto em si, efectuado por uma criança, talvez uns cinco anos, uma entre tantas que "assistiam" aos jogos do torneio de futebol de 5. Pegou numa garrafa de cerveja, vazia, que encontrou e simplesmente a atirou ao chão! Resultado? Pedaços de vidro espalhados pelo passeio que rodeia o ringue, propícios a que alguém mais distraído e incauto neles se magoe.
Infelizmente não é caso único nem só imputável às "inocentes" criancinhas, quem tivesse dado uma volta pelo recinto, antes de começar o torneio, teria visto um espectáculo "fabuloso" de garrafas e mais garrafas, copos e afins estilhaçados em mil pedaços espalhados um pouco por todo o lado, cenário criado, não só pelos utentes do café Stadium Bar que se distraem a atirar as garrafas de lá de cima para os degraus do ringue, mas também daqueles que o utilizam noutras ocasiões ao longo do ano, quando bem perto, muito perto existem recipientes e um contentor para o lixo!
Aliás, não é só lá. Na parte norte do prédio, na vertente virada para a rotunda, o chão junto dos bancos e árvores está pejado de vidros, fruto da incúria, desleixo e diversão daqueles que depois de se gozarem do conteúdo das mesmas, acabam por as atirar para o chão, arrumar no espaço das árvores ou, pura e simplesmente, se distraem a fazer "bowling" com as garrafas, como já presenciei no local!
Até quando assistiremos a este espectáculo de desmazelo e desinteresse por parte daqueles que tendo à venda estes produtos, não zelam pela sua recolha e acondicionamento para evitar este triste escândalo de falta de civismo e educação em pleno século XXI?
Não estará na altura de tomar medidas e partilhar responsabilidades na preservação da limpeza e asseio dos locais públicos?
Não seremos todos nós responsáveis pelo estado actual das coisas?
Não podemos deixar somente a responsabilidade de fiscalização e controlo para as autoridades, nós próprios temos de ter uma atitude mais vigilante, chamando a atenção aos que prevaricam e apelar para o dever cívico de todos os cidadãos, sejam novos ou velhos, porque o nível de cultura de um povo mede-se por estes pequenos grandes gestos...

3 comentários:

Joaquim Gonçalves disse...

Um excelente tema que merece uma grande reflexão por parte de todas as pessoas que se dizem civilizadas.
Cenas como estas que o senhor Francisco Sousa refere são completamente lastimáveis e, infelizmente, bastante comuns.
Como é referido, não basta simplesmente não sujar, é necessário impedir que outros o façam. Mas este é o ponto mais sensível, teremos nós direito a dizer a alguém o que deve ou não fazer? Talvez a maioria responda que sim... Mas quem tem coragem para o fazer? Infelizmente, hoje em dia as pessoas e particularmente a maioria dos pais não admitem que dêem ordens aos seus filhos, se até numa escola um professor já não pode livremente educar os seus alunos sem que os pais lhe caiam em cima, quem de nós quer passar a vergonha de pôr um pai enfurecido só porque dissemos à criança que não devia fazer lixo.
Outro ponto que gostaria de salientar é o facto que, na minha opinião, os cafés têm responsabilidade de manter limpo a zona envolvente ao seu estabelecimento, se todos sabem que aquele lixo todo no passeio junto ao Stadium, junto à Sede do Santa Maria veio de utentes/clientes que não se sabem comportar, os estabelecimentos devem limpar o que os seus clientes fizeram.

Com os melhores cumprimentos,

Joaquim Gonçalves

Anónimo disse...

Claro, a maioria dos vidros por lá espalhados são das pessoas que frequentam o café. Muitas vezes atiram tudo para o ringue, e não o fazem sem querer. Outras vezes, vão ao café comprar e depois vão para a zona do ringue consumir e deixam lá o lixo todo. Concordo que é necessário educar, mas penso que alguém deve alertar os donos do café para que estejam atentos a esta situação, pois não é de agora.

Cmps.

Anónimo disse...

E tambem é de referir que os caixotes do lixo estao cheios, também é preciso fazer a manutençao disso.