Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


04/07/2009

Peregrinação ao Facho.

É já amanhã, primeiro domingo de Julho, que se realiza a tradicional peregrinação anual de Nossa Senhora da Assunção do Facho, este ano a cargo da paróquia da Lama.
Segundo o Padre José Adílio Barbosa Macedo, no seu livro "O Monte do Facho da Serra de Oliveira", a primeira peregrinação ocorreu em 1942, no dia 6 de Setembro, presidida pelo Padre Benjamin, o grande mentor e impulsionador deste evento religioso, tendo a imagem saído da igreja de Oliveira em direcção ao monte do Facho, com passagem por Santo André.
A segunda peregrinação saiu de Areias de S. Vicente em 20 de Junho de 1943, iniciando-se assim as peregrinações anuais, no inicio sem data marcada, realizando-se "em conformidade com as possibilidades das freguesias aderentes", até que ficou estabelecido "que o primeiro domingo de Julho seria o dia mais indicado, por ser o tempo mais favorável para o povo de toda esta região".
Na organização das peregrinações participam, por ordem alfabética: Alheira, Areias S. Vicente, Galegos Santa Maria, Galegos São Martinho, Lama, Lijó, Manhente, Oliveira, Roriz e Ucha.

Sem comentários: