Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


12/08/2009

Já tardava!...

O monte do Facho, na vertente virada a Galegos Santa Maria, na zona entre o estradão novo e o "penedo branco" esteve a arder entre as 15:00 e as 19:00 horas sensivelmente.
Tudo começou porque um certo e determinado senhor, fazendo tábua rasa da lei decidiu fazer uma queimada "controlada" na sua bouça, há semelhança de muitas outras que faz sem que nunca seja "apertado" por isso.
Infelizmente, nestes casos, muitas das vezes os prevaricadores são os que menos prejuízos sofrem, os vizinhos é que acabam por pagar as favas por actos irreflectidos e de uma inconsciência total, o resultado está à vista!
Dado o alerta, até porque há vigilância durante os meses de Julho e Agosto feita por jovens voluntários, uma parceria entre o Instituto Português da Juventude e a Junta de Freguesia, os bombeiros prontamente se deslocaram e começaram a combater o fogo, tendo sido ajudados por um helicóptero que depois de muitas passagens e vários baldes de água despejados, acabaram por o controlar e debelar.
Segui-se o rescaldo e as operações de vigilância durante a noite por parte dos bombeiros, a fim de evitar que o incêndio reacenda e cause mais danos na floresta.

6 comentários:

Anónimo disse...

e arde novamente! enfim!

Anónimo Galo disse...

O Senhor Campos Grandes foi quem provocou este incêndio, deve-se dizer o nome de quem o fez! Além de ser uma pessoa bruta é teimoso, o que se constata neste incidente. Felizmente foi notificado pela GNR, pelo menos devia pagar todos os estragos que causou, pois não devem ser os contribuintes a pagar o que se gasta em helicópteros e bombeiros (porque isso custa e muito!).

Cumprimentos

Anónimo disse...

Pelo que comentaram, já não é a 1ª vez que este senhor é notificado pela GNR, mas pelos vistos nada lhe aconteceu e agora provocou um incendio que podia ser evitado se não tivesse feito uma fogueira. Espero que seja uma multa bem pesada, pois é um acto criminoso. Que haja justiça. Há uns anos fiz vigilância e também houve um senhor que fez uma fogueira numa bouça que sobe para o monte do facho. Não queria apagar e só apagou quando chamei a GNR. Será a mesma pessoa? Não sei. Mas custa muito ver um monte a arder. Espero que não volte a acontecer. Ainda por cima é um monte com difícil acesso para os carros dos bombeiras e muitas vezes só pelo ar conseguem dominar o fogo.

Anónimo disse...

Fazer queimadas em Agosto com temperaturas a rondar os 35 graus??!!!
Só mesmo alguém muito BURRO pra se lembrar de fazer isso...
Agora devia ser obrigado a pagar "as vacas ao dono"!!

Anónimo disse...

No final de tudo, nada lhe acontece!! Até estou para ver! é o costume em Portugal, no final os criminosos nunca são culpados! Espero bem que agora seja diferente!

Anónimo disse...

Infelizmente este senhor só tem prejudicado Galegos Santa Maria...
Para ele não existe lei, nem quem lhe faça frente, por isso vai continuar a praticar as mesmas asneiras e a causar dano com as queimadas que faz impunemente...
E a serra que estava tão linda, pelo menos já tinha recuperado, não totalmente, do incêndio há uns anos atrás, e agora lá está outra vez o castanho e negro da nossa desgraça.
É uma pena que isto aconteça...