Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


18/04/2010

Festa da Sra. do Bom Sucesso

Como os tempos mudaram...
Há mais de trinta anos atrás, a festa da Senhora do Bom Sucesso era uma das mais concorridas a nível das freguesias limítrofes de Galegos (Santa Maria), muita gente, muita juventude, muita alegria, muita confusão em especial no sábado à noite por altura dos "conjuntos", que saudades desses tempos...
Agora, já ninguém liga às festas paroquias, não sei se é assim em todas as freguesias, mas por cá não existe mais aquele bairrismo que existia nem o elo de amizade e camaradagem que nos ligava a todos nós, jovens e menos jovens.
A festa será puramente religiosa, na sexta-feira decorreu a procissão de velas com missa no final, e hoje, para além da missa cantada, talvez haja procissão depois do terço e sermão, acompanhada pela fanfarra dos Escuteiros da terra e a actuação do Grupo Folclórico Juvenil de Galegos (Santa Maria), mas como não há qualquer cartaz sobre o assunto, isto são meras suposições.
A modernidade influência, de que maneira, os costumes e tradições dos povos, uma vez que nos colocam à disposição inúmeras e diversas opções de escolha para passar os tempos livres, os fins-de-semana, os domingos, por isso não será de estranhar que as festas tenham deixado de contar para servirem de escape à longa jornada semanal de trabalho. As pessoas já não ficam dependentes das festas organizadas nas aldeias para conseguirem algumas horas de distracção e alegria, elas próprias procuram e vão de encontro àquilo que mais lhes agrada, assim não será de estranhar que, com uma ou outra excepção, somente as festas e romarias mais importantes - festas das Cruzes, Senhora da Agonia, Senhor de Matosinhos, etc. - contarão no futuro.
É a sina dos tempos.

Sem comentários: