Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


11/05/2010

Lugar de Bacelo

Da sessão da Assembleia de Freguesia realizada ontem, 10/05/2010, ressalvo o abaixo-assinado entregue pelos moradores do Lugar de Bacelo, apelando a que a Assembleia e Junta de Freguesia tomem posição junto do Serviço de Finanças, Conservatória do Registo Civil, Edp, Águas de Barcelos e Portugal Telecom, no sentido de estas instituições reconhecerem a existência do Lugar de Bacelo, porquanto não o fazem, o que acarreta graves problemas a quem, por exemplo, queira actualizar o Cartão de Cidadão.
De facto, trata-se de um problema grave e estranho, até porque sempre conheci o Lugar de Bacelo em Galegos (Santa Maria), quem não o conhece?
Embora não o possa provar por alguns elementos que possuo, nomeadamente no documento que o abade de Galegos (Santa Maria), Baltasar Ferreira da Silva, enviou em 1758 para a administração central na altura do reinado de D. José I, incluído nas Memórias Paroquiais, bem como no "Barcelos, Aquém e Além Cávado" de Teotónio da Fonseca, em edição de 1948, pois o Lugar não é mencionado em nenhum deles - não seria habitado! - contudo, posso assegurar que este topónimo é atribuído nas cartas militares como Trás de Bacelo, o que prova desde logo a sua existência! Então, porque será que as entidades o não reconhecem?
Na realidade, quem consultar os códigos postais atribuídos pelos Correios, repara que de facto o Lugar de Bacelo não está contemplado, isto porque nos finais da década de setenta ou inícios de oitenta, quando os CTT reorganizaram a distribuição postal, colocaram "caixas de correio" em determinados locais para servirem aqueles que não tinham o "giro" a passar à porta: Bacelo, Pena, Casal do Monte, Fraião (zona da casa do Manuel Vasconcelos), etc, pode estar aí o motivo desta omissão, o que não é razão suficiente para que a administração central pura e simplesmente apague este topónimo e o deixe de considerar perante os cidadãos, as pessoas que moram nesse local de Galegos (Santa Maria) - coisas do "simplex"...
A acreditar na promessa do Presidente da Junta, a curto prazo a questão estará resolvida com a aprovação da toponímia da freguesia, falou em 3 meses, pelo que os nossos concidadãos do Lugar de Bacelo devem condescender e aguardar um pouco mais para verem resolvida esta questão.
Já agora, para bem de toda a população e da freguesia, é necessário que realmente a aprovação da toponímia seja uma realidade no espaço de tempo aprazado pelo Sr. Presidente da Junta, para isso também é necessário que todos nós contribuamos com a nossa opinião e sugestões quando a proposta estiver em apreciação pública, é esse o dever e obrigação dos cidadãos activos e empenhados no bem colectivo.
Não temos Lugar de Bacelo, mas vamos ganhar uma Rua de Bacelo, assim o espero.

Sem comentários: