Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


04/06/2010

Feriado...

Ontem foi feriado, melhor dizendo, dia santo de guarda: o Corpo de Deus - festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
Como de costume, foi dia de festa para muita gente, em particular para aquela dúzia de crianças que fizeram a Primeira Comunhão, seus pais, padrinhos, familiares e amigos.
Para além do momento simbólico da ocasião, em que os meninos da catequese recebem pela primeira vez a hóstia consagrada, também é altura de se prestar homenagem Àquele que se consubstanciou na eucaristia, pelo que o pároco sempre fez questão de incutir e aconselhar a participação da paróquia na comemoração da data, particularmente na participação da procissão, onde as autoridades civis desempenhavam um importante papel ao desfilarem logo atrás do pálio, em sinal de respeito e humildade perante tão importante dogma enraizada pela tradição católica.
Mas, a tradição já não é o que era... já não se realiza a procissão na paróquia, mudou-se para Barcelos!
Mesmo não estando muito preocupado com isso, é um assunto que só diz respeito à paróquia e aos seus responsáveis, creio que é mais uma machadada que se dá nas tradições religiosas desta freguesia, porquanto muitas e variadas almas ficaram sem a possibilidade de demonstrarem a sua fé e acompanharem Cristo na sua bênção à freguesia.
Talvez se volte a realizar quando o Padre Araújo deixar a função de Arcipreste, talvez...

Sem comentários: