Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


21/08/2010

Casa de Trás da Fonte

Casa de Trás da Fonte.
Esta deve ser, provavelmente, a casa mais antiga de Galegos (Santa Maria), não com os aspecto actual, mas na sequência de alterações e modificações efectuadas pelos proprietários ao longo da passagem dos anos, como fez o actual proprietário.
Em 1479 (séc. XV) os frades do mosteiro de Vilar de Frades, que entretanto tomaram posse do couto de S. Martinho de Manhente, falavam que os limites territoriais passavam por casa de "Joham de Trellafonte honde esta outro padrom...", pelo que julgo ser esta a casa, não como ela se apresenta nos tempos actuais, mas mais modesta e pequena, referida nos limites descritos pelos frades na acção entreposta contra Pedro de Sousa, senhor da terra de Prado.
Os seus proprietários mais recentes, recuando ao século XX, era um tal "Inquiné", casado, mas que cedo perdeu o único filho e mais tarde a mulher. Voltou a casar com uma moça solteira que conhecera no Brasil, mas não tiveram descendência, a Dª Augusta. Por morte deste, a viúva voltou a casar, escolhendo o José Agostinho Abreu, um solteiro agricultor desta freguesia.
A história continua com a viuvez do Sr. Abreu, que acaba por casar com a Dª Clotilde Marques Areias, terminando com a morte desta em finais dos anos oitenta.
Actualmente a propriedade pertence à família Torres Campos.

Sem comentários: