Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


24/02/2011

Designação Oficial

Como já repararam, este blog está vocacionado para divulgar e promover a freguesia de Galegos (Santa Maria), mas para além disso, lutar para que a sua designação oficial seja respeitada, o que não acontece presentemente.
A própria Junta de Freguesia não o faz, já que nos documentos oficiais menciona erradamente "Galegos Santa Maria", não sei porquê, mas que está errado, está!
E para que não restem dúvidas, basta consultar a lista das freguesias portuguesas na Direcção-Geral das Autarquias Locais para constatarem isso mesmo, existindo oficialmente em Portugal quatro freguesias denominadas "Galegos":
Galegos - Póvoa de Lanhoso
Galegos - Penafiel
Galegos (Santa Maria) - Barcelos
Galegos (São Martinho) - Barcelos.
Ora, no contexto da nossa freguesia, Galegos é o seu topónimo (nome próprio de um lugar, sítio ou povoação) e Santa Maria o orago (patrono ou padroeiro é um santo ou anjo a quem é dedicada uma localidade, povoado ou templo (capela, igreja, etc).
Na legislação que estabelece a simbologia associada às freguesias portuguesas, surgem frequentemente menções aos oragos dessas freguesias. Este facto tem dois significados: por um lado, tem o significado religioso de estender a "protecção" do santo para lá do templo, a toda a freguesia; por outro lado é um arcaísmo que reflecte nos dias actuais as origens antigas das freguesias.
Com efeito, embora hoje uma freguesia seja uma instituição de carácter político e administrativo, exclusivamente subordinada aos poderes civis, a sua origem é a paróquia católica, que constituiu em tempos a malha mais fina de administração em Portugal (retirado daqui).
Espero que tenha feito alguma luz sobre o assunto, e que doravante todos utilizem a designação oficial tal como ela deve ser usada:
GALEGOS (SANTA MARIA).

6 comentários:

Anónimo disse...

Francisco este artigo é de uma mania de superioridade... Talvez por isso sejas conhecido por essa mesma característica.

Não te quis ofender com o que disse. Apenas também te quis ELUCIDAR para teres consciência disto mesmo.

Francisco de Sousa disse...

Talvez, Anónimo, talvez... mas não dizes se tenho razão ou não!
É uma simples constatação, acho que toda a gente deve saber isto e utilizar correctamente a designação oficial, nada mais do que isso. Se chamas a isto "mania da superioridade", ok, aceito e respeito, mas é meu dever continuar a lutar por aquilo que acredito, o mesmo se passa em relação às delimitações da freguesia...

Miguel Barbosa disse...

Meu caro Francisco,
Não se trata exactamente de um erro, mas sim de uma natural evolução da linguagem e dos nomes. O exemplo mais paradigmático é o do nome da cidade norte-americana "Los Angels". Na sua origem, a localidade designava-se El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Angeles del Río de Porciúncula. Com o tempo, o povo abreviou o nome para apenas Los Angels (em inglês).
É normal que, com o tempo, a forma de designar os oragos entre parêntesis tenha vindo a cair em desuso. Aliás, antes o nome da freguesia escrevia-se Santa Maria de Galegos (consulta Teotónio da Fonseca); depois passou a escrever-se Galegos (Santa Maria). Parece-me muito natural a evolução para Galegos Santa Maria. No meu tempo de escola escrevia-se Baptista (com "p"), depois deixou-se de escrever o "p" e em breve o "c" vai deixar de se escrever, por exemplo, em tacto. É a evolução! É preciso evoluir!
Abraço,
Miguel Agostinho

Francisco de Sousa disse...

Desculpa, Miguel, mas do que se trata é preguiça, só isso, porque oficialmente a designação é Galegos (Santa Maria), está preto no branco, é assim que somos reconhecidos como freguesia na lista oficial do Ministério da Administração Interna e no das Finanças.
Aliás, não tem lógica ser de outra maneira, o mesmo se passa com Vila Frescaínha (S. Pedro) e (S.Martinho), Alvito (S. Pedro) e (S. Martinho), Bastuço (S. João) e (S. Estevão)...

Anónimo disse...

Ao cuidado da Junta de Freguesia
Tenho vindo a reparar que no estacionamento junto ao Zona + existe uma vala por fechar ha já bastante tempo. Seria bem feito reparar a mesma já que ao meio dia o estacionamento já não chega. Ou será que o vizinho está a preparar-se para se apropriar de uma faixa da via pública. Quando se constrói é costume ter de ceder terreno para a via pública. Não vão agora tolerar o contrário, por pouco que seja.
Tudo isto vêm no interesse e defesa da nossa freguesia Galegos (Santa Maria)

Francisco de Sousa disse...

Ao último anónimo.
Segundo penso, a vala será uma das razões pela qual a Junta e o Sr. Manuel Duarte (o morador da casa ao lado da vala)se debatem em tribunal por causa da legalização da casa e do terreno adjacente, pelo que a situação não estará resolvida tão breve quanto gostaria.
Uma vez que não possuo mais informações sobre o assunto, o melhor será passar pela Junta para mais esclarecimentos.