Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


20/12/2012

Desafio

Hoje vou lançar um desafio a todos aqueles que possuam capacidade e formação para encontrar o gentílico para os habitantes de Galegos (Santa Maria).
Gentílico, segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é o "nome designativo da ligação de alguém relativamente ao lugar (país, região, estado, cidade) onde nasceu, habita ou ao qual pertence (ex.:portuense é o gentílico dos naturais da cidade do Porto)".
Ora, no caso concreto, os habitantes de Galegos (Santa Maria) devem ser tratados por "galegos, galeguenses, galeguenhos, santamarienses, marienses" ou outra qualquer designação?
Quanto a mim, sem grandes bases linguísticas ou conhecimentos técnicos sobre o assunto, talvez me incline para o tratamento mais simples e completo de "os galegos", mas não tenho, nem posso afirmar, qualquer certeza quanto a isso, pelo que vos deixo o desafio de encontrarem o gentílico que a todos nos possam designar como um colectivo de habitantes desta excelsa terra. 
Digam da vossa justiça!     

Sem comentários: