Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


04/10/2013

A origem do Galo de Barcelos


A origem do Galo de Barcelos:
"Numa reportagem de apresentação e denúncia das miseráveis condições de trabalho (e de vida) dos barristas de Barcelos, assinada por M.A., o Diário de Lisboa titulava em Julho de 1958 que o pai do galo de Barcelos é tão pobre que não dá conta da sua pobreza.
Era então aí atribuída a paternidade do cantor de barro a João Domingos da Rocha(côto), de Galegos (Santa Maria), octogenário ainda activo, que reivindicava e justificava a obra: estava eu aqui sentado, a jantar, e reparei num galo, de asas abertas, pimpão, a arrastar a asa à galinha, e vai daí disse ao meu irmão: vou fazer um galo a namorar a galinha. Pus-me ao trabalho e a gente virou p´ra isto que aí vê, saíram estes feitos e imitados em todas as fabriquetas, que aqui ninguém tira patente e a vida custa a todos."

(Artigo publicado neste blog em 21/10/2010, conforme podem confirmar aqui)

Sem comentários: