Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


23/05/2016

De volta porquê?

 
Porque percebi que as razões que me nortearam e levaram a criar este blog em Outubro de 2008 continuam válidas e actuais, e pretendo manter o contacto com todos os galeguenses (será assim o gentílico dos habitantes de Galegos) espalhados pelos quatro cantos do mundo.
É pois para todos vós, os ausentes e os que por cá se mantêm mas que nem sempre estão em sintonia com o que vai acontecendo, e ainda todos aqueles que directa ou indirectamente aqui procurem informação sobre o passado, presente e futuro desta mui honrada e laboriosa terra que vou continuar a dar voz aos factos, acontecimentos e casos que acontecem nesta terra, berço da imagem mais emblemática de Portugal - o Galo de Barcelos.
Terra de artesãos, desde sempre ligada aos trabalhos da olaria nas suas diversas formas, foi e continua a ser terreno fértil para o aparecimento de artesãos barristas, progenitores de admiráveis obras de arte tão apreciadas por esse mundo fora.
Falamos de Domingos Côto, Domingos Mistério, Ana Baraça, Maria Sineta, Júlia Côto, Júlio Alonso, Manuel Barbeiro, Fernando Morgado, Carolina André, Manuel Macedo, Irmãos Mistério, Irmãos Baraça, Joaquim Esteves, Conceição Sapateiro, João Ferreira, Sílvia dos Galos, Telmo Macedo  e muitos outros, mais ou menos conhecidos, que levam longe o nome desta terra.
Não posso esquecer as colectividades e associações, em particular o Santa Maria F.C. e o Grupo Folclórico Juvenil que também promovem o nome de Galegos (Santa Maria) através do desporto e da cultura.
Quero reabrir a janela para que todos possam saber como correm as coisas por aqui, sabendo de antemão que algumas passarão em branco, mas no essencial o que for importante na política, religião, cultura, desporto, sociedade e história será notícia.
Espero que seja do vosso agrado e espero colaboração da vossa parte.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que volta... Bom trabalho e Obrigada pelas horas que vai perder, por vezes não são reconhecidas.

Atonio Torres disse...

Muito obrigado Chico.
Boa sorte!

Anónimo disse...

bom dia
obrigado Francisco, por reabrires este espaço.
Dou-te os parabéns pelo este magnifico blogue.
Desejo-te um bom trabalho.
Cump.
MSilva

Fatima Couto disse...

OBRIGADA PELO REGRESSO E BOM TRABALHO!

Anónimo disse...

Muito bem Francisco, ainda bem que continuarás a fazer serviço público pela nossa terra.
Obrigado!
Cândido Salgueiro