Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


05/01/2020

Família Baraça

                                         
Família Baraça
Ana Baraça foi a “fundadora” deste apelido que seguiu os seus descendentes. Ana nasceu em 1904 em Galegos (Santa Maria) e, desde muito nova, se iniciou na modelação e pintura de figuras em barro juntamente com o seu avô. As suas figuras, maioria das quais dedicadas ao universo agrícola, são facilmente reconhecíveis através do formato das bases dos pés; contudo é nas faces, especialmente nos olhos e nos narizes, que reconhecemos a distinção e originalidade da sua arte. A artista influenciou significativamente os seus descendentes, ensinando a mestria da sua arte aos seus filhos – Fernando e Rosalina – e aos seus netos – Carlos, Vítor e Moisés. Deste modo surgiu o vulgarmente apelidado Estilo Baraça.
Fernando Baraça
Filho de Ana Baraça e nascido em 1943 demonstrou bastante cedo uma grande paixão pela arte barrista e a produzir as suas próprias peças vendendo-as na feira onde a mãe já vendedora era. A paixão nata alinhada às graves carências económicas da época fê-lo desistir da escola e dedicar-se inteiramente ao trabalho no barro. Pelas suas palavras, sempre foi fascinado pela criação de peças únicas que não eram vistas no mercado tradicional, tendo tido desde sempre uma grande vontade de expressar-se e inovar através da sua arte. O autor tem bastante êxito no figurado referente às bandas musicais e aos coretos, e diz-se completamente apaixonado por eles, mostrando um grande orgulho por vê-los espalhados pelo mundo.
(retirado do facebook, da página In Barcelos)

Sem comentários: