Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


06/11/2008

Capela de Santo Amaro

A devoção a Santo Amaro deve remontar ao tempo em que o frades beneditinos ocupavam o mosteiro de S. Martinho de Manhente e escolheram esta colina para aqui construírem a capela com a finalidade de peregrinarem em meditação e aprofundamento da fé. Esta é a opinião do nosso conterrâneo, Dr. Francisco Almeida, que defende esta teoria com um estudo sobre a devoção a Santo Amaro em Galegos Santa Maria, infelizmente não publicado.
Sabemos que aos beneditinos foi concedido o couto de Manhente em 1128, mas que por volta de 1400 esses já lá não moravam, tendo sido extinto o mosteiro por ordem do Arcebispo de Braga, D. Martinho Pires da Charneca, reduzindo-o a igreja secular, «havia quase vinte anos que a comunidade monástica desaparecera, sobrevivendo apenas o abade Martinho Soeiro», segundo o professor da Faculdade de Letras do Porto, José Marques.
A capela actual, remodelação profunda da anterior, "antiga, pequenina, simples, com um largo alpendre em frente à sua porta principal suspenso em duas colunas, cercada por um pequeno adro (onde tantas vezes joguei à bola), está situada em sítio alto e desafogado, donde se desfruta um amplo panorama (isto era antes de à volta construírem habitações).
Na padieira da porta travessa tem gravada a data de 1662.
Dentro, a capela-mor é forrada a madeira, tendo do lado esquerdo um pequeno coro no mesmo plano do pavimento da capela e a seguir a este a sacristia.
O corpo da capela é também forrado a madeira.
É um templo muito pobrezinho; o seu altar, único, não tem tribuna. Tinha um antiquíssimo, mas há poucos anos foi queimado, havendo então a promessa de colocar outro no sítio, o que ainda se não cumpriu.
No terreiro em frente à capela ergue-se um bem proporcionado cruzeiro com coluna e capitel coríntio, mas sem data nem inscrição.
A imagem do padroeiro é de muita devoção para o povo daqui e arredores. A sua festa é no domingo seguinte ao dia 15 de Janeiro. Os devotos conduzem na romagem em volta da capela pernas e braços de pau que os festeiros cedem para esse fim em troca de esmolas", segundo Teotónio da Fonseca in "Barcelos áquem e além Cávado", é feita toda ela em betão, de formas lineares, com uma torre sineira, coro e altar em forma de concha que, para além do padroeiro Santo Amaro, alberga ainda a Senhora do Bom Sucesso e São Bento.
Já agora, dado que tenho o objectivo de encontrar fotos antigas da capela anterior, apelo a todos aqueles que porventura possuam ou saibam quem as tem, para que as façam chegar às minhas mãos, não só para as publicar mas, sobretudo, guardar para memória futura.

Sem comentários: