Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


19/11/2008

Padroado.

Pormenor do cruzeiro de S. João ostentando um escudo estilo D. João V, com as armas do Solar de Azevedo, coberto com a coroa de conde.
Esta é a prova do domínio dos Senhores da Honra de Azevedo sobre Galegos Santa Maria, a cujo padroado pertencíamos e que por isso, o pároco da freguesia é hoje tratado por Abade, já que era a Casa de Azevedo quem detinha o poder para nomear o Abade para esta paróquia.
Segundo José de Sousa Machado, no livro "O poeta do Neiva", de 1929, "Diogo de Azevedo, filho de Martim Lopes de Azevedo, teve o padroado de Santa Maria de Galegos e da sua anexa S. Salvador de Quirás, por doação dos respectivos fregueses, a 23 de Maio de 1480. O arcebispo D. Diogo de Sousa confirmou essa doação em 1505".
Não é por isso de estranhar que muitos dos abades da paróquia, tenham o apelido de Azevedo. Estes, nem sempre verdadeiramente clérigos, normalmente eram os filhos mais novos dos nobres, passavam a responsabilidade para padres seculares que permaneciam e viviam perto do povo a troco de uma pensão, ficando, comodamente, a viver nos solares juntamente com os Pais e irmãos.

1 comentário:

Anónimo disse...

parabens....bom trabalho xiquito comprimentos MARTHA MIRANDA