Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


30/04/2009

Reza a lenda que a tradição de colocar um ramo de "maios" ou giesta florida , na portas das casa se deve ao "milagre" que aconteceu quando Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia. Para garantir que conseguiria eliminar o Menino Jesus, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças. Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro "Judas", que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giesta florida na casa onde se encontrava a Sagrada Família, constituindo um sinal para que os soldados a procurassem e consumassem o crime... A proposta do "Judas" foi aceite e Herodes tratou de mandar os seus soldados à procura da tal casa. Qual não foi o espanto dos soldados quando, na manhã seguinte, encontraram todas as casas da aldeia com ramos de giesta florida à porta, gorando-se, assim, a possibilidade do Menino Jesus, ser morto.
Existe também a outra versão que diz que colocar os "maios" na porta afasta os diabos durante o ano todo o que, diga-se na verdade, seria muito conveniente nos tempos em que não existia iluminação pública, porque agora, desde que as ruas e caminhos são iluminados, já não existem diabos, embora existam muitos diabos que vivem para infernizar e atormentar a vida aos outros.
De qualquer maneira, seja para afastar o "diabo" ou para comemorar a lenda acima, vamos manter a tradição e enfeitar as nossas casas com os "maios", é bonito e a flor até cheira bem.
Quem não reparou já no bonito espectáculo que se depara do monte do Facho, onde se vê toda a vertente virada a sul florida de amarelo, não é lindo!

Sem comentários: