Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


17/05/2009

O Padre José Luís entre os sobrinhos e filhos destes.
Prenda da comunidade, um projector multimédia.

13 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de não ser de Galegos Santa Maria, estive nesta cerimónia porque achei que esta seria, como efectivamente foi, cheia de simbolismos e carregada de emoção.
Fiquei muito contente com a manifestação de carinho da paróquia, dos amigos e da família. Não é todos os dias que temos oportunidade de expressarmos publicamente e em comunidade o nosso apreço pelos outros.

Fiquei, contudo, com um amargo de boca, quando o vosso pároco começou a fazer as contas às ofertas e depois anunciou... "é claro que o valor da prenda da paróquia" (o tal projector) "será para abater a este valor"...
Esperem aí... então eu dei dinheiro para ajudar na obra do Sr. Pe. José Luís, e afinal, ele serve para pagar a prenda da paróquia?!... E a paróquia, com todos os seus poderes não arranjou maneira de financiar a prenda? A tal prenda da fabriqueira foi paga pelo dinheiro que pusemos no prato?!?!
Meu Deus... que ganância.
A mim não me apanham mais a pôr dinheiro nesses pratos.
A atitude do vosso pároco, que a vossa paróquia decerto deixará passar em branco, ainda consegue ser pior que aqueles discursos no final...

Bem haja o Pe. José Luis e todos "aqueles que, deixando a sua família e a sua terra, se desprenderam de tudo em nome do amor aos mais necessitados."

Anónimo disse...

Muito Boa tarde a todos

É a primeira vez que escrevo no Blog e não o puderia deixar de fazer pelas razões que apresento mais à frente.

Galegos Santa Maria sempre foi um terra de ilustres personalidades relegiosas, com a qual poucas poderão "umbriar". Ter vários filhos da terra a trabalhar ao serviço da Igreja é de louvar.

Ontem assistiu-se a uma cerimónia impar aberta a toda a comunidade, que aclama a gloria das Bodas de Prata Sacerdotais do Padre José Luis, uma cerimónia muito bonita, emotiva e bem participada, parabens a todos.

Fiquei apenas com um amargo de boca, pela mais alta idealidade relegiosa da freguesia (Fabrica da Igreja) ter feito sua, a oferta do projector multimédia, adquirido com o dinheiro que o povo contribuim para que fosse levado pelo Padre José Luis para sua comunidade.

É triste que se diga que o peditório se destina a ser entregue para a comunidade muito necessitada onde o Padre José Luis trabalha, e depois se deduz o valor da "oferta".

A Fabrica da Igreja o que ofereceu? não existe dinheiro na comissão fabriqueira para reconhecer o sacrificio de quem se dedica aos outros? Temos muito orgulho nos filhos da terra, mas apoia-los nas suas necessidades, o povo que o fassa, e de seguida nós vamos ao altar ofereçer o que os "outros pagaram"?, é pena que assim seja.

Parabens àqueles que se mobilizaram para a festa que foi muito para além do seu ponto mais alto, a eucaristia.

Anónimo disse...

Antes de mais quero dar os meus parabéns ao Sr. Pe. José Luis pelos 25 anos de sacerdócio, e à freguesia de Galegos por mais uma vez se ter mobilizado nesta ocasião, como sempre nos tem habituado e lhes vai no sangue.

Quero apenas referir, pelas informações que tenho, que o povo de Galegos já saberia que o dinheiro oferecido para esta celebração seria usado para comprar uma prenda, que o Sr. Pe. Luis necessita na sua paróquia (projector), e que todo valor que sobrasse iria e vai ser utilizado no seu projecto no Brasil. Mas também acho que o Sr. Pe. Araújo não conseguiu explicar isso na eucaristia dando a intender o contrario (aquilo que os 2 anonimos acima referem).

Sobre se a Frabriqueira deu uma ajuda monetaria ou não isso não sei, apenas sei que, tal como foi dito na missa, algumas associações também contribuiram para a causa, mas quem quiser saber basta dirigir-se no fim da missa à sala da Fabriqueira e de certeza que será atendido.

para finalizar acho que tanto discurso era dispensável, mas o "protocolo" parece que assim o exigiu :)

André Santos

Anónimo disse...

Agradeço-lhe a informação, caro André.
Mas um roubo continua a ser um roubo, mesmo que seja pré anunciado, não acha?

Nesses pratos... nunca mais!
Lá se vai a "igreja serva e pobre"...


Saudações,
José Carlos Antunes

Anónimo disse...

De nada caro José, as informações servem para ser divulgadas.

E sim um roubo continua a ser um roubo mesmo com publicidade.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Então senhor André, não percebo a sua coerência de ideias. Primeiro explica que o povo já sabia para que se destinava o dinheiro e que apenas foi mal explicado pelo Pe. José Araújo. Depois, o senhor José com a sua pergunta dá a entender que isso foi um "roubo" mas anunciado. E então o senhor André já concorda!! Com a sua resposta fica a ideia de que achou que o peditório foi um roubo. É isso? Se não foi é melhor explicar. Afinal esteve presente na Eucaristia? Se sim diga se afinal na sua opinião foi um "roubo" ou não!! E já agora pq não assinou?? Hummm....

Anónimo disse...

caro anonimo eu apenas concordei com a ideia de "Mas um roubo continua a ser um roubo, mesmo que seja pré anunciado" na generalidade, nao sendo na minha opiniao neste o caso como ja expliquei no meu 1º comentario, e para bom entendedor meia palavra basta...:)

Sim estive na Eucaristia pois se nao estivesse nao viria cá comentar, como é logico.

Depois nao assinei porque achei que nem era necessario, facilmente saberiam quem era o autor, e você parece que percebeu isso perfeitamente, ao contrario do "roubo", mas parece que existem aqui comentadores que adoram criticar tudo e mais alguma e quer saber uma coisa, esses anonimos destrutivos só me fazem lembrar quando os activistas da ETA vinham para a TV falar de cara tapada...:)(o smile para o caso de nao saber é para dar um significado à frase, neste caso a frase é uma piada!)

ANDRÉ SANTOS

Anónimo disse...

Pois, o que me parece é que o senhor André muda de opinião conforme o vento! Realmente teve piada... deu uma de intelectual, mas para um bom entendedor basta ler os seus comentários para perceber que essa sua intelectualidade não passa de uma anedota!! :D

Anónimo disse...

Olhe que eu devo ter muita piada porque já leu os meus outros comentarios nao é?!:) mas ainda bem que é assim pelo menos há alguém interessado em ler o que eu escrevo :)

Mas ainda bem anonimo que pelo menos é só a minha intelectualidade que é uma anedota, porque você parece-me que é por inteiro... :)

ja nao vele a pena comentar mais nada porque o assunto ja terminou por aqui, porque existem individuos limitados que nao da para ter uma discussão construtiva.

André Santos

Anónimo disse...

Parabéns ao Pe José Luís pelos 25 anos como sacerdote e parabéns a todos aqueles que contribuiram para que este continue o seu grande trabalho na sua missão no Brasil

Daniela

Anónimo disse...

A começar por si André que destroi sempre as conversas e que diz o que mais lhe convém, dependendo da pessoa a quem se dirige!! E é por ler os seus comentários que chego a esta conclusão; ler o que os outros dizem é importante para isto mesmo, perceber até que ponto são pessoas sérias. Pensa que por assinar lhe confere algum mérito? Está bem enganado. Só tem mérito quem sabe ser coerente. E não falo só neste caso, mas também de outros comentários seus. "Mas ainda bem anonimo que pelo menos é só a minha intelectualidade que é uma anedota, porque você parece-me que é por inteiro... :)" - está aqui a sua intelectualidade posta à prova! Uma resposta muito pouco original! Digo isto porque tentou ser "engraçadinho" na resposta à minha pergunta, mas pelo vistos eu fui ainda mais, o que o deixou muito irritado. Tal como fica quando alguém diz que não concorda consigo ou tem uma sugestão um pouco diferente. É o que se lê nos seus comentários.
Mas este assunto está encerrado. Fique é sabendo que quando voltar a ler um comentário seu e se concordar com o que diz digo-lhe que concordo. Mas se for o contrário, pode ter a certeza que bato o pé a defender o meu ponto de vista, mas sempre sem me irritar pq todos podem dizer o que pensam, desde que sejam coerentes. E para terminar em beleza, digo-lhe que esta sua incoerência me faz lembrar a PIDE, não só pelos seus "bufos" mostrarem duas caras, mas também por impedirem e controlarem as outras opiniões.

Assunto encerrado!!

PS: nem lhe pergunto se sabe o que é a PIDE, pois como me falou na ETA.. calculo que saiba a nossa história, até pq em quase todos os seus comentários fala sempre no 25 de Abril!! :D (isto é uma piada!!)

Anónimo disse...

Caro Anónimo não sei onde viu as incoerências nos comentários de André. A mim parecem-me que têm tanta legitimidade como os seus. O comentário do "roubo" feito por André poderia ter várias interpretações caso fosse um comentário isolado no entanto como tem um comentário anterior penso que está explícito a opinião do comentador.

Quanto à irritabilidade dos comentadores, não sei como consegue avaliar sentimentos/estados de espírito em simples palavras, parece-me mais uma avaliação subjectiva feita por si

E antes que me acuse disso, eu não estou a defender ninguém, apenas a dar a minha opinião, baseada naquilo que tenho lido neste blog :)

Daniela

Anónimo disse...

Cara Daniela, sim, quando se escrevem determinadas palavras um pouco agressivas e que exprimem irritabilidade e outros sentimentos e estados de espírito também se percebe o que as pessoas sentem sem as ver.. Não percebo a sua dúvida quanto a este aspecto.

É a sua opinião, respeito-a.

Mas diga-me, há uns tempos vi aqui comentários de "André Daniela". Será que são o(s) mesmo(s)? Serão dois em um? Se assim for, parece-me que está tudo dito quanto à sua "defesa". Ahh, já agora não se incomode com esta minha "avaliação subjectiva"; :D