Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


06/05/2009

Guerra de palavras.

O campeonato distrital da Divisão de Honra da A.F.Braga está ao rubro.
Depois da última jornada, em que o Santa Maria derrotou o Taipas por 3-1 e o Famalicão empatou 4-4 com o Torcatense, o treinador da equipa famalicense Vítor Paneira lançou várias farpas em todos os sentidos, culpando a associação, os árbitros e até o Santa Maria por aquilo que considera um escândalo: “É vergonhoso como o Santa Maria está no 2.º lugar, desde a entrevista que deram há uns meses onde assumiram a subida de divisão. Sabemos desde o princípio que estão a ser levados ao colo e por quem”.
Mas não se ficou por aqui, também apelidou o treinador do Santa Maria, João Salgueiro (Nélito), de "papagaio". Instado a comentar estas afirmações, o mister Salgueiro preferiu deixar para mais tarde a sua reacção e resposta a esta provocação do Paneira.
Entretanto, a comissão administrativa do Famalicão promoveu uma conferência de imprensa ontem, terça-feira, para dar conta dos factos e do seu ponto de vista sobre o assunto, tendo reafirmado estarem preocupados com os jogos finais do campeonato da Divisão de Honra, porque acreditam que poderá haver situações estranhas a acontecer nessas partidas.
Concretizando, João Araújo, um dos membros da comissão administrativa disse que “os jogos em que temos vindo a participar, principalmente aqueles de maior importância, têm sido, muitas das vezes envoltos em polémica pela forma como têm vindo a ser dirigidos pelas equipas de arbitragem. Temo-nos vindo a sentir prejudicados, muitas vezes, nos jogos em que participamos. De uma forma ou de outra temos vindo a superar estas situações, mas parece-me que chegou a altura de chamar a atenção porque de facto estamos numa fase muito decisiva e portanto é importante que se tenha muito cuidado daqui para o futuro”.
Ora cá está uma táctica muito utilizada pelas equipas que há falta de outros argumentos e pernas para aguentarem a época toda ao mesmo ritmo, acabam por claudicar e tropeçar na parte final do campeonato, atirando depois as culpas para os árbitros, não assumindo que o problema esteja no seio da equipa, nos jogadores, nas tácticas utilizadas, enfim, arranjando sempre um ou mais bodes expiatórios para as fracas prestações.
Contudo, era este mesmo treinador Paneira que no dobrar do campeonato, com quatro pontos de avanço sobre o Martim, afirmava numa entrevista ao Programa "Lance em Profundidade" à rádio Antena Minho, numa clara alusão aos árbitros, a "qualidade" da classe em geral nos quadros da A.F. Braga, lembrando "que temos resultados desfavoráveis em que sentimos que fomos penalizados, mas faz parte da competição, tanto dos erros dos treinadores como dos próprios árbitros"!!!!!
No meio disto tudo o que espero, o que esperámos, é que a equipa do Santa Maria se não deixe influenciar por esta guerra, que não é a sua, continue na senda das vitórias, cumpra a sua obrigação e dê aos sócios e simpatizantes aquilo que todos pretendem, golos, vitórias e a subida ao nacional, por isso não se esqueçam de domingo, 10 de Maio, apoiarem a equipa na sua deslocação até Forjães.
Entretanto, ficamos à espera de mais episódios desta guerra de palavras por parte do Famalicão, ou da resposta que a Associação de Futebol de Braga, a Direcção e o Técnico do Santa Maria F.C. darão às acusações levantadas na sequência dos resultados do passado domingo.
Até lá, força campeões!

5 comentários:

Anónimo disse...

Força Santa Maria!! O que importa é jogar sempre bem e ganhar, mas ganhar de forma limpa e com honra. Acredito que estas afirmações do treinador do Famalicão sejam falsas, e espero que sim! Por isso, continuem sempre a ganhar...

CC

Pedro Gomes disse...

Esse senhor Vítor Paneira devia ter vergonha na cara. É uma personagem deprimente que pensa que vai conseguir viver o resto da vida à sombra da fama que um dia conseguiu....coitado!!! Como treinador é um autentico fracasso, nunca deu nada em lado nenhum e isso mesmo está agora a vir ao de cima, mas mais lamentável que ser um mau profissional é ser um ser humano que não merece sequer o nosso respeito, ele é um tipo arrogante, hipócrita e sem o mínimo de educação.
O Santa Maria é uma instituição digna assim como todos os seus profissionais e merecem não só desse senhor como da parte do Famalicão o máximo de educação e respeito.
Vamos mostrar a nossa força e fazer esses senhores engolirem sapos vivos!!!
Força Santa...
Abraço

Anónimo disse...

Sinceramente!

Há gente que só está bem calada!

Esse Senhor devia era manter-se calado pois segundo o que eu ouvi dizer, houve muitos arranjinhos em Famalicão!

POis, mas isso já não interessa!

O que realmente interessa é o excelente campeonato que o Santa Maria tem vindo a fazer... Jogos bem disputados, sempre com garra e alegria até ao fim!

Marta Silva

Anónimo disse...

o santa maria aqui nas taipas foi benificiado... marcamos um golo e o vosso jogador tirou a bola de dentro da baliza com a mao. devia ter sido expulso e era golo do taipas que fazia o 1 a 0. esse mesmo jogador depois marcou o vosso golo...

da para suspeitar juntando a que o famalicao foi prejudicado em s torcato com 2 golos anulados e um panalty que nao existe a favor do torcatense...

saudaçoes taipenses e bem do futebol

Anónimo disse...

Toda a gente sabe o que se passa.
Nao queiram esconder a vergonha que tem sido as arbitragens.
Mas vao pagar bem o que andam a fazer!