Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


29/08/2009

Ainda a antena de Casal do Monte!

O Barcelos Popular volta, na edição da passada quinta-feira, ao tema da antena de telemóveis instalada em Casal do Monte.
Desta vez, aproveitando a visita do dirigente Júlio Sá do partido ecologista Os Verdes, o jornal insiste nesta questão e enfatiza todas as acusações feitas pelos moradores do local contra a autarquia barcelense e a Junta de Freguesia.
Como já disse em outras ocasiões, embora seja leigo na matéria, penso que se está a dar demasiada importância ao caso, até porque não existem certezas quanto aos danos que realmente esta estação rádio-eléctrica possa causar. Aliás, elas estão espalhadas por todo o lado, em particular nos grandes aglomerados populacionais, e não temos assistido a grandes contestações por parte das populações!
De qualquer maneira, penso que realmente será angustiante viver num local onde persiste uma suspeita, fundamentada ou não, capaz de nos tirar o sono e do sério, "embora inconclusivos, os estudos têm sugerido distância considerável de salvaguarda e prevenção face às ondas eléctricas".
A notícia pode ler-se aqui.
Adenda em 2 de Setembro de 2009
Consultar esta página para ficar a saber mais alguma coisa sobre a existência ou não de radiações.

14 comentários:

Anónimo disse...

É certo que ninguém gostaria de ter uma antena daquele tamanho ao lado de casa, mas também é certo que elas tem que estar em algum lugar. Contudo penso que a empresa responsável e a Câmara devem tomar medidas para proteger as pessoas e tentar encontrar um local mais apropriado para colocar a antena, local esse que seja bom para ambas as partes. Infelizmente temos vindo a assistir a uma falta de respeito e de interesse, por parte das empresas responsavéis pelos aparelhos e das Câmaras, para com as populações uma vez que muitas destas antenas nem aprovadas estão e não são tomadas precauções para salvaguardar a saúde e bem estar das pessoas, principalmente crianças. Nada está provado se prejudica ou não, mas todos os cuidados são poucos. Acredito que a empresa tenha outros locais não habitados onde pode ser colocada a antena sem prejuizo na qualidade da rede, contudo esses locais são caros no que toca a recurso de manutenção, etc... então para facilitar a empresa as antenas são colocadas nestes locais como este em galegos. Quanto ao motivo da inveja de que falou o dono do terreno na noticia anterior, penso que não se aplica neste caso. Estamos a falar de famílias com muitas crianças, de um local bastante habitado e tudo isto devia ser considerado. é necessário que a Câmara e a Junta tenham mais atenção a estes casos para que ninguém seja prejudicado.

Agora que venham partidos como os VERDES fazer propaganda política não me diz nada. Se fossem eles à frente da Camâra ou Junta tenho a certeza que também fechavam os olhos por uma toca de favores, pois tenho a certeza que foi disso que se tratou, e não só em Galegos.

Quanto a este Jornal, já é normal atacar a Câmara por todos os lados e ao escrever frases como: "as pessoas não sairam de casa com medo de represálias por parte da autarquia(...)" penso que não vai muito longe. Não me cabe na cabeça que um jornal hoje em dia seja capaz de afirmar semelhante "coisa"; se as pessoas não sairam de casa foi porque não se importaram com a questão ou simplesmente não quiseram; Enfim!

Anónimo Galo disse...

Curioso as pessoas falarem que estas antenas prejudicam a saúde... Já se esqueceram das duas antenas que o Santa Maria tem nos holofotes??? Recebendo uma mensalidade por as ter lá... Não as deveriam retirar? Fica a questão...

Anónimo Galo disse...

Gostava mais uma vez de destacar as jogadas políticas que o senhor Pontes tem feito com o Santa Maria: Não é que agora, só agora, foi proibido jogar-se a dinheiro no café Sede do Santa Maria. Mas porquê só agora? A resposta é simples: As eleições autárticas estão à porta e o candidato pelo PS à câmara é um conhecido viciado em jogo que todas as semanas vem fazer o seu joguinho cá a Galegos. Como bom amigo, o senhor Pontes tentou evitar que este vício continuasse e que deixa muito mal visto o exemplar candidato. Tão bom Samaritano...

É preciso dizer algo mais? Triste gente que engana este povo ignorante!

Anónimo disse...

ainda bem anonimo galo, que fazes parte desse povo...............

Anónimo disse...

?

Anónimo disse...

Anónimo Galo, tu não gostas mesmo do Pontes, ou será do Santa Maria F.C.?
Anónimo Galinha

Anónimo Galo disse...

Não gosto de falsidade e de hipócritas! Venha de onde vier! Mas ao acontecer na nossa freguesia sinto que devo denunciar.

Cumprimentos galináceos

Anónimo disse...

esta a qui um capoeiro jeitoso.Acho que nao nos devemos meter na vida privada das pessoas.So a eles diz respeito, por isso acho que deviam ter mais cuidado com o que falam.
cumprimentos na capoeira

Anónimo Galo disse...

Caro anónimo eu não me meti na vida privada de ninguém, falei de assuntos que são da vida pública da nossa freguesia. Sinto-me revoltado por estas coisas acontecerem e maioria dos cidadão não reagirem.

Não quero devassar a vida privada, quero apenas tornar a nossa freguesia melhor.

Cumps

Anónimo disse...

tornar a freguesia melhor com comentarios referentes a pessoas que tem vida propria.Cada um responsabiliza-se por aquilo que faz, e nao e´ o senhor nem ninguem que tem haver nada com isso.Olhe por si e deixe os outros fazerem aquilo que querem pois, ja sao pessoas adultas e crescidinha, meta se na sua vida e deixe os comentarios da vida privada das pessoas.Para melhorar a nossa freguesia e´ preciso obras e pessoas para as fazer, acho que chegou altura de mostrar alguma coisa.Repito cada um deve olhar por si.
cumprimentos capoeira

Anónimo Galo disse...

Já fiz mais por esta freguesia do que pensa caro anónimo. Não fale do que não sabe...

Anónimo disse...

Caro "anónimo galo" se fez assim tanto de que se orgulha não tenha MEDO em dar a cara e assinar verdadeiramente os seus comentários, em vez de se acobardar por trás de uma "máscara", e criticar escondido, sem enfrentar aqueles que critica!

Quando não há coragem para dar a cara também não deveria haver para mencionar os nomes de quem quer que seja.

Anónimo Galo disse...

Cobarde? Uso o anonimato para fugir aos cobardes que não aceitam críticas!

Anónimo disse...

cobarde é aquele que tem medo de dar a cara. Por isso acho que quando se tem medo o melhor mesmo é não dizer nada porque o valor que poderia ter aquilo que se escreve cai em saco roto e sem valor nenhum.Assuma o que escreve e não tenha medo das criticas,porque cobarde é aquele que escreve e tem medo do que escreve.E já agora aproveito para lhe lembrar que quando nos orgulhamos daquilo que fazemos não temos medo de dar a cara, e isso, é coisa que o senhor(a) não faz.È mais um.
cumprimentos da capoeira