Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


06/10/2009

Boletim Informativo

(para aumentar, clicar nas imagens)

17 comentários:

Joaquim Gonçalves disse...

Parabéns a todas as pessoas que compuseram, durante estes últimos doze anos, a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria. Merecem o apresso de todos os conterrâneos pelas mudanças efectuadas na nossa freguesia, tornando-a um exemplo para outras localidades, um exemplo no associativismo, na cidadania, incentivando todos a ter gosto no que é nosso!

Apesar de no último mandato nenhuma obra de relevo se ter concretizado, penso que os projectos já em curso demonstram a dinâmica de uma equipa que com gosto fez Galegos evoluir muito. Parabéns pela referência que se faz no boletim a duas pessoas espectaculares (Sr. Macedo e Sr. Faria) que com as suas qualidades e os seus defeitos deram um contributo fundamental nesta empreitada. Talvez um dia regressem...

Gostaria de deixar uma pequena crítica ao que é dito no boletim: Fala-se da renovação do campo José Crisóstomo como um projecto em função do Santa Maria. Concordo que seja de enorme importância para o clube a renovação do recinto onde as suas camadas jovens efectuam treinos, mas aquele recinto não é só do Santa Maria, antes de toda a freguesia. Não só quem pertence ao SMFC pratica desporto, muitos mais gostam de aproveitar principalmente o nosso ringue. Pelo que vejo no projecto este será demolido e irá surgir um campo de futebol de 7 que será subdividido em 2 campos menores para jogos a 10. Parece-me uma proposta bastante interessante e que trará para Galegos condições excelentes para a prática do "desporto rei"! A questão que coloco é quais as condições de utilização que nós beneficiaremos. Como todos saberão o recinto será gerido por uma empresa privada durante algumas décadas. Aí se levantam as minhas questões: Que valores se pagará para utilizar o recinto? Em que horários? Poderá se realizar novamente torneios que todos nós adoramos (sem pagar um aluguer exorbitante)?


O campo José Crisóstomo é de todos os habitantes de Galegos Santa Maria, esta renovação não pode apenas beneficiar o SMFC, há mais desporto para além dele! Não sou contra o projecto, mas não quero perder os meus direitos!



Por um Galegos melhor acredito nesta Junta. Viva a Galegos! Viva ao PSD!

Anónimo disse...

Parabens por este panfleto de canpanha eleitoral.

Um cabeçalho laranja, uma fotografia do candidato do PSD a junta de freguesia, e uma longa e enfastiosa mensagem politica na 1 pagina, obras na escola? ha quanto tempo ja acabaram?


Um agradecimento da direçao do PSD, aos seus destacados membros , que va-se la saber porque que nao sao candidatos a junta de freguesia, uma antena que esta na nossa terra ha muitos anos , com aval da nossa junta de freguesia, e umas quantas obras efectuadas no mandato 2001-2005. E umas placas que dizem FREGUESIA ( PODIAM DIZER PSD dado que parece que o nome da nossa terra e importante).


Uma quantidade de projectos muito interessantes. Vou falar com um engenheiro para que possa perceber , e os sentir na minha cabeça porque nunca vao sair do papel.

Uma qauntidade de fotografias do passeio do idoso de 2008 ( ena pa oh tempo volta para traz.... bem pelo revivalismo da lista do PSD e caso para dizer oh tempo volta para tras). E um beijinho para todas as associaçoes desta freguesia.



E nao sera boa ideia para a proxima fazerem campanha com o vosso dinheiro em vez de ser com o meu? VAO BRINCAR COM O VOSSO DINHEIRO!!!!!

Ja que sao tao imaginativos e escritores façam um roteiro dos artesaos em Galegos Snta Maria e coloquem nos postos de turismo em Barcelos que ai sim podem brincar com o meu dinherio que a minha familia ja pode vender mais artesanato.

Terra que me viu nascer disse...

Bem para o quinze…

Muito importante essa tua questão. Mas pelo que eu pouco que percebo e tenho me informado, é que um grupo de empresas vai investir em obras, (campos de futebol). No concelho de Barcelos, claro que todos sabemos que não vão ser construídos em todas as freguesias, mas quem tiver essa sorte só tem de aproveitar, porque não ira haver tão cedo uma oportunidade assim…

Mas as questões de quem ira mandar ou não….

De qualquer maneira seja quem for que crie as condições, elas nunca vão sair de galegos.

As empresas de onde vem o dinheiro não querem saber do campo para nada, pelo que eu sei é que elas emprestar dinheiro para esses fins e depois a câmara municipal fica a pagar todos os meses essa divida a essas empresas por isso, em nós não vai mudar nada, não é o santa Maria que fica com a divida nem a junta.

Também acho que não iremos pagar nada para o utilizar porque o campo não vai ser vedado, mesmo que se pague alguma coisa deve de ser um valor simbólico, para o santa Maria ter alguém a tomar conta daquilo, ou para a agua. (valor simbólico).


Já agora de anónimo para anónimo é fácil criticar quando é anónimo…
Agora já não deves de ir a tempo mas mostra quem és, diz as tuas ideias, trabalha como as pessoas do PSD trabalhão da a cara e horas de sono… vai a luta daqui a 4 anos a novas eleições…. lol

Anónimo disse...

Só quero lembrar o Sr. anónimo que as obras da escola ainda decorrem e iram cintinuar a decorrer, nota - se que é um cidadão pouco conhecedor, mais informo, que este boletim á lançado todos os anos com este cabeçalho desde o inicio do alnçamento do boletim informativo da junta, não sei o pk das insinuações mas hoje em dia é tudo muito complicado....

faria disse...

Esclarecimento;
Acho que devo esclarecer aqui algumas duvidas levantadas pelo/a Sr./a Anonimo/a;
Obras na escola - Iniciaram á cerca de 1,5mês, e ainda decorrem com a descrição que se encontra no boletim, por isso ainda não acabaram.
Antena - a Junta de Freguesia tem na sua sede documentos(oficio enviado Cámara Municipal,TMN) que comprovam o interesse desta Junta em resolver a questão da antena pois, penso que é de interesse de quem comanda os destinos da Freguesia querer o melhor para os seus habitantes e esta junta não foge á regra,todos sabemos o poder que uma Junta tem em resolver este tipo de situações.
Agradecimento elementos da Junta - sinceramente foi com agrado que o recebi, e tambem informo que foi por opção minha não continuar mais, os motivos foram transmitidos a todos os elementos do PSD atenpadamente.
Projectos na Gaveta - não vou comentar porque acho que é uma provocaçao este tipo de insinuações, nunca disse mos que tinhamos um projecto aprovado que não tivesse saido do papel, considero me uma pessoa de principios e bem intencionada.
Campanha - quanto á campanha que o Sr. Anóimo/a se refere penso que será sobre o BOLETIM INFORMATIVO DA JUNTA, considero de facto ESTRANHO!!!só agora se manifestarem contra o referido boletim dizendo que se anda a fazer politica com ele utilizando dinheiros publicos pk só agora? Se durante todos estes anos fizemos as referidas edições? Só este ano que gastamos dineiro com ele e para a campanha? olhe que o lançamento foi feito antes de começar a campanha eleitoral.
Fotos do Idoso - Não sei se tem lido ao longo destes anos todos o boletim mas, em todos eles colocamos algumas fotos dos passeios realizados por isso não é mais uma vez novidade, até porque vou solicitar ao Sr Francisco que coloque aqui as deste ano,e já agora permitam - me que lhes diga que esta é uma das obras que esta Junta deixa realizada em Galegos Sta Maria,e das que mais "Gozo" me deu em as realizar, quem tiver pessoas familiares e amigas que falem com elas sobre esta obra(passeio).
Roteiro artesãos - só digo que concordo plenamente consigo,saio da junta com muita pena de não a ter mos realizado, assim como o museu do galo, e a sala de estudo e informatica na escola velha,mas acredito que quem vier a seguir fará todos os possivéis para terminar, o da escola velha já foi deleberado em reunião de camara a atribuiçao do subsidio para a conclusão da obra (não é só no papel, já mse encontra mais de metada executada), e o roteiro dos artesãos terá mais lógica se tiver- mos o museu a funcionar para que de facto Junto do posto turismo de Barcelos se crie um roteiro dos artesãos.
Quanto ao SR. da terra que me viu nascer noto que é uma pessoa conhecedora do assunto e assino por baixo aquilo que se refere sobre a obra no complexo desportivo da FREGUESIA como o Sr. Joaquim Gonçalves se refere e bem, e desde já lhe agradeço as palavras dirigidas á minha pessoa.
Termino solicitando a todos que continuem com uma campanha com civismo e dignifiquem a nossa Freguesia a luta é só por uma causa :Galegos Santa Maria,Barcelos mais nada.
Antóio Faria

Anónimo disse...

peço desculpa aos leitores por alguns erros ortograficos, mas o meu pc está com um virus e não me deixa escrever corretamente as palavras.
antóio faria

Anónimo disse...

O passeio do idoso é uma acção/actividade importante.

"não é o santa Maria que fica com a divida nem a junta."
Somos todos nós, os contribuintes. Não há almoços grátis. As contas são sempre à FCP.
Divída por divída prefería Piscinas (em Galegos S. Maria) para as populações de S. Verissimo até Ucha, para as crianças das EB1/JI, para os adolescente da EB2/3 Manhente EB2/3 de Lijó, para os jovens, para os adultos...

Quanto aos melhamentos do "parque desportivo"... Acho que se devería variar as possibilidades de as populações praticarem desportos diferentes (e não investir sempre no futebol,...). Não basta incluir no programa eleitoral que se pretende desportos diferentes, são necessárias condições/equipamentos para tal.

Escrevem que compriram todas as promessas...algumas estão concluídas, existem promessas que estão em andamento, ainda bem. Outras das quais ninguém fala.
Faria tenho algumas questões:
- O que aconteceu com o "projecto" das Piscinas em Galegos? (fez parte do programa eleitoral)
- O que aconteceu com a "ideia" do Centro Social? (fez parte do programa eleitoral)

Galegos sería grande se tivesse
mais esses Equipamentos Sociais, isso sim. É a minha opinião.

Ao Sr. que escreve sobre as Placas e o Termo "Freguesia" concordo consigo, nem tinha reparado. Parece que a Freguesia se chama Freguesia. Quanto à reorganização da placa só um especialista em design ou algo do género. Quanto à proposta para vender mais artesanato, tem toda a razão. Sería mais importante o roteiro e sinalização para/até às Oficinas dos nossos artesãos.


José Rafael Salgueiro

Terra que me viu nascer disse... disse...

Terra que me viu nascer disse...


Bem está claro que todos nos temos uma inclinação partidária, mas acho os senhores são, não estão a ser moderados, tem sempre que por defeito em tudo, e claro esta, que ate em “merdas” insignificantes. no meu sentido de ver as coisas…

Mas cada um com as suas manias…

E em relação a divida.

Em primeiro lugar eu queria te ver a gastar dinheiro que não é teu noutra obra, em que o dinheiro não foi para esses fins.

Se o dinheiro não vem para piscinas não se pode fazer piscinas.

As piscinas das quais te referes podia ser uma realidade, e admira-me uma pessoa culta e informado como és não saberes isso. Mas em fim, as pessoas não são todas iguais.

Se houvesse alternativa de gastar o dinheiro onde fosse. acho que um bom sitio poderia ser no lar de idosos…

E divida por divida seja quem for que pague, prefiro que ela seja feita em galegos…

Bem e para terminar com o campo de futebol, que foi onde isto acabou….

OU GALEGOS APROVEITA ESTA OPORTUNIDADE… OU FICA NO FUNDO DA CAUDA… e isso eu não queria que acontece-se…

Porque eu vou a qualquer lado, falo da minha terra e orgulhou-me dela… por isso acho que essa obra é muito importante. Para o desenvolvimento da nossa freguesia ...

Anónimo disse...

Parbens pelo dia que escolheram para o passeio do idoso.



Ha coincidencias daquelas, bem se as eleiçoes fossem no NATAL , o passeio dos idosos seria em dezembro , ja que os nossos idosos sao COLL e gostam de lindos passeios ao frio e a chuva....

Anónimo disse...

Parbens pelo dia que escolheram para o passeio do idoso.



Ha coincidencias daquelas, bem se as eleiçoes fossem no NATAL , o passeio dos idosos seria em dezembro , ja que os nossos idosos sao COLL e gostam de lindos passeios ao frio e a chuva....

Anónimo disse...

Boa noite
É interessante saber k gente da lista do psd diz de pulmão cheio que:
“Em galegos só se faz o que a gente quer” é pena saber isto, e por vezes nem se nota o poder das palavras.

Anónimo disse...

Gostaria de lembrar o Sr.Anonimo,que está tão preocupado com a data do passeio do idoso, que ao longo de onze anos,realizaram - se todos os passeios entre Setembro e principio de Outubro, não sei qual a razão dessa preocupaçao que no meu entender mostra é falta de conhecimento sobre as datas acima referidas.
E para que fiquem mais esclarecidos sobre a data escolhida,tivemos o bom senso de as realizar no dia 26 de Setembro pois, não influenciaria nada as eleiçoes autarquicas que são as que diz respeito á Junta de Freguesia, porque tinhamos legitimidade para as realizar dentro da nossa gestão(pelo menos até ao dia das eleiçoes)e não o fizemos por uma questão de principio e ética.Sinceramente não vejo a razão de deixar duas mensagens escritas com o mesmo comentário, quando na realidade se passa e passou uma situação mais que normal como sempre.Sabem o que acho pessoalmente?
È muito dificil comandar os destinos de uma Freguesia como a nossa por vários motivos,que naturalmente não vou aqui fazer referencia,mas lamento o facto de se estar a levantar suspeitas sobre datas,Boletim da Freguesia etc,se não o fizesse mos estavam a dizer que não olhamos para os idosos ou não transmitimos á população aquilo que se faz(de bem ou mal) em galegos, se fazemos é porque esá mal feito!! não devia ser agora!! a data não está correcta!! sabem ?Enfim...para não dizer mais nada.

António Faria

José Rafael Salgueiro disse...

Sr. "A Terra que me viu nascer"

"piscinas das quais te referes podia ser uma realidade..." Mas não é. Fiz uma questão, ora a uma questão dá-se uma resposta, acho que somos todos da mesma terra.

A decisão dos melhoramentos do "complexo desportivo" foi, salvo erro, do Municipio de Barcelos. Quem decide para um lado, podería ter decidido para o outro, mas não decidiu. Existem não sei quantas modalidades despostivas investimos sempre no/apenas futebol, as piscinas poderíam "arrastar" MAIS 2000 pessoas para desporto.
Conte quantos campos de futebol existem em Barcelos. Conte quantas piscinas. É facil escrever fomentar diferentes actividades desportivas... vai-se a ver... obras para a "bola"... acho bem, não podía fazer melhor sentido.

"E divida por divida seja quem for que pague, prefiro que ela seja feita em galegos" Veja o que esvrevi anteriormente, leia com olhos de ler - Divída por divída prefería Piscinas (em Galegos S. Maria)... Acrescento, novamente, que tanto as Piscinas como o Centro Social são as obras mais Urgentes e Fundamentais... fazemos tudo ao contrário. É a minha opinião.

As "coisas" insignificantes que se refere deve ser a "Sinalização". Posso dizer-lhe o seguinte: faz mais de 10 anos, que tenha conhecimento, que os artesãos fazem esse pedido. Certamente quando algum, abilidoso, colocar um pedaço de chapa com os nomes dos artesãos... dalí a uma semana resolvem o problema e colocam umas placas novinhas em folha. Pois, Pois,... nem vá mais longe Manhente, G.S. Martinho existe ou não sinalização para as Oficinas dos artesãos?
(sei que já existíu sinalização faz 15/20 anos e alguns adolescentes, da altura, decidiram destruir, é da idade, dá-se um desconto 98%)

Outra... No programa eleitoral fala em informática e não sei o quê. Faz, também, 10 anos, ouvi uma pessoa de cargo médio alto da CMB, não interessa nome, a dizer a duas pessoas da Junta, não interessa nomes, que: "existía uma verba(dum programa qualquer) para dois computadores com acesso à internet, para utilização de TODOS, bastava fazer um Oficio. - Fizeram o dito cujo? Parece-me que não. Se tivessem feito, os computadores já tinham sido utilizados, já estavam obsoletos,... mas tinhamos computadores com internet enquanto a Sala de Informática e outras tretas não estão prontas.

"OU GALEGOS APROVEITA ESTA OPORTUNIDADE… OU FICA NO FUNDO DA CAUDA" Por amor de D*us, não há necessidade de ser trágico. E da fora como escreve parece que está no cauda... falta cair mais um pouco para o fundo da cauda.

Olhe e mais acrescento,... lembra-se do Plano de Urbanização? Foi aprovado? Não foi? Como está a situação? O Centro Social e as Piscinas que estava no programa não fizeram. Com o plano de urbanização já tiveram tempo, dinheiro...etc...
Será que não incluiram no programa e depois vão fazer as "Coisas" à SUCAPA. Como tem sido certas e determinadas "coisas". E não estou a insinuar. Está um ponto paragrafo no final.

Todos nós nos orgulhamos da nossa Terra Galegos S. Maria, escrevi Terra. Caso contrário estavamos a tomar um cafezinho, não vinhamos para aqui "chatear" a cabeça uns aos outros. Temos é visões diferentes.

Quanto à inclinação partidária. Vou responder. Quando achar que deva fazer. Quando me parecer importante.
Cumprimentos
José Rafael Salgueiro

Anónimo disse...

Bom dia,
gostaria de esclarecer algumas quetões aqui levantadas, embora peço que me desculpem e compreendam mas não vou andar aqui a responder e a perguntar, pelo facto de não ter muito tempo disponivel para estas coisas.
Piscinas - A Junta de Freguesia fez tudo, repito TUDO que era possivél fazer junto das autoridades competentes para trazer-mos as piscinas para Junto do complexo desportivo da Freguesia de Galegos, concordo que seria muito benéfico para nós termos uma infraestrutura desta natureza em Galegos, sem dúvida, mas a distribuiçao da construçao das mesmas seguiram um critério ao qual a empresa Publica-privada e a camara municipal,optaram por as construir nas Escolas EB/2e3 para que esta sirva os agrupamentos ali inceridos(no caso de Manhente são 6 Freguesias).
como é do conhecimento geral existem problemas com as extremas entre a Junta de Galegos e Manhente, em que pelos mapas militares, sensos 2001, internet onde constam os limites das Freguesia,e no caso da Escola EB 2e3 o pavilhão e a construçao das piscinas serão efectuados em terreno de Galegos, pois a linha que faz a delimitaçao das extremas assim o diz... tudo isto será de facto efectuado em Galegos.
Quanto ao oficio ou melhor oficios para a aquisiçao de computadores para a junta, de facto foram feitos e enviados para a Camara municipal,mas como entretanto iniciamos(á csrca de 4 anos) as obras na Escola Antiga e pensavamos que iria ficar pronta no decorrer daquele ano, preferimos aguardar para ali colocar em vez de 2 computadores 6 mas, como foi necessário fazer um projecto electrico,fazer projecto para construçao de novas casas de banho etc etc,como a obra devido ao novo projecto atrasou(já está deliberado em reunião de camara a conclusão de mesma),fizemos novo oficio com o orçamento á cerca de 2 anos a solicitar os 6 computadores para os colocar na junta de Freguesia,e ao mesmo tempo fizemos as ligações com a colocação de fios de telefone , fichas de electricidade etc, na parte superior da junta de freguesia. Existe á cerca de 3 anos internet Wireless na junta e continuamos a aguardar que o oficio dos computadores seja levado a reunião de camara para que os possamos adquirir, só para dizer com isto que algo foi feito, e estivemos atentos a estes problemas e alguns deles que sem duvida urgentes para servir mais e melhor a população de Galegos.
António Faria

Anónimo disse...

Relativamente a antena:


O oficio a camara dado que dizem que galegos e o menino querido dA CAMARA , penso que nao precisavam de mandar oficios.
Relativamente ao seu oficio que diz existir para a TMN, da-me vontade de rir. Para a TMN? Pediram piedade?

TODA A GENTE SABE QUE A ANTENA ESTA EM PROCESSO DE LICENCIAMENTO, E QUE ESTEVE NA NOSSA FREGUESIA VARIOS ANOS SEM QUALQUER LICENCIAMENTO E COM O DESPREZO DA JUNTA DE FREGUESIA E DA CAMARA.

Mais se a mesma estivesse em FRENTE A CASA DE ALGUNS ILUMINADOS JA NAO ESTARIA E GALEGOS.

Anónimo disse...

TENDEIRO
PESSOA QUE SABE LER:


So um iletrado,analfabeto funcional, alguem com a mente toldada por uma cor politica, ou outro especie do genero, nao conseguira perceber que este pasquim e um ELEMENTO DE CAMPANHA POLITICA , nem que o mesmo SEJA FEITO HA 500 anos, porque para mim o que vale e o que la diz.
Porque eu graças a deus sei ler, embora com a quarta classe antiga mas bem FEITA.

RANGER VERMELHO disse...

"""""""""""Anónimo disse... Apoiado!!!!
O rafael so porque nao concorda com eles e massacrado.....a unica pessoa que da a cara!!!
Parabens Rafael!!! GRANDE HOMEM.
20/Out/2009 23:46:00"""""""""""""""


Eu é que Gostos destes coninhas que tambem dão força a uma pessoa mas não dizem quem são....
SERA QUE NÃO É A MESMA PESSOA A FAZER ISTO TUDO ....

ACHO QUE POSSO DIZER QUE ESTE BLOG, ESTA A PERDER UM POUCO... TAL COMO A FREGUESIA...

NÃO ACHO ISTO UMA BOA CARTA DE VISITA PARA AS PESSOAS QUE GOSTÃO OU TENHEM CORIUSIDADE NA NOSSA FREGUESIA ....





DEIXEM DE MERDAS O QUE JA FOI JA FOI,,, A VIDA CONTINUA ,,,, E PARA QUEM TEM MUITA GARGANTA E DA MUITAS OPINIÕES DO QUE ESTA BEM E ESTA MAL....

QUE APARAÇA E NÃO VENHA PARA AQUI FALAR EM ANONIMO AQUILO QUE NÃO SABE.... É MUITO BONITO ATACAR QUANDO NÃO SE PÕE NOME...


MAS EU QUERIA VER ERA GAJOS QUE ABRIRAM A BOCA NESTE BLOG... DIZER ISSO EM PUBLICO DANDO A SUA CARA ....


O PESSOAL DIZ AQUI AQUILO QUE LHE APECE.... POR QUE NÃO ESTA DEVIDAMENTE INFORMADO ...

PORQUE NA PRAÇA PUBLICA INFIABA UM BARRETE A TRAZ DO OUTRO....


BOA NOITE.....