Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


20/10/2009

UM ANO!

Um ano!
Faz precisamente hoje, uma ano que comecei este blog!
Tem sido um trabalho árduo na busca da notícia, na procura do acontecimento, na recolha de dados, na pesquisa de factos e imagens, enfim, procurar estar a par das coisas para informar e divulgar mundo fora o que se passa em Galegos (Santa Maria).
Há um ano atrás comecei assim:
"20 de Out de 2008
Quero, essencialmente, dar voz aos factos, acontecimentos e casos que acontecem nesta terra berço da imagem mais emblemática de Portugal, o célebre Galo de Barcelos. Terra de artesãos, desde sempre ligada aos trabalhos da olaria nas suas diversas formas, foi, e continua a ser, terreno fértil para o aparecimento de verdadeiros artistas oleiros que fazem surgir das suas mãos autênticas maravilhas, peças admiráveis, de cariz rural e de cenas quotidianas do povo simples e trabalhador. É através da sua arte, primeiro fabricando louça mais grossa com a finalidade de servirem de utensílios domésticos e de cozinha, passando posteriormente para o figurado, estes homens e mulheres souberam dar largas há imaginação e criar, com esforço, dedicação e mestria, fama por esse Portugal fora e até no estrangeiro, prova disso são o Domingos Mistério, Ana Baraça, Domingos Côto, Manuel Macedo, Júlia Côto, Joaquim Esteves, Conceição Sapateiro e outros ainda, filhos ou netos destes artistas que esta terra viu nascer e que por uma ou outra razão tiveram que passar a viver em freguesias vizinhas. Quero, ainda, fazer deste um elo de ligação com todos aqueles que aqui nasceram, mas que, infelizmente, tiveram que partir para outros países para fazer face à vida. Será um trabalho por amor a esta terra que me viu nascer e criar, mas principalmente uma janela para todos aqueles que quiserem saber como correm as coisas por aqui. Sei que algumas coisas passarão em branco, mas no essencial o que for importante cá estará: política, religião, cultura, desporto, social e até história. Por agora é tudo, aos poucos e com a ajuda de todos, faremos história."
(na palavra assinalada a vermelho, substitui o inicial "claro" pelo agora "branco", na minha opinião mais correcta e que melhor espelha aquilo que pretendia dizer)

12 comentários:

Anónimo disse...

PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO,SÒ UMA PESSOA COM A TUA CAPACIDADE È CAPAZ DISTO.
CONTINUA MAIS E MUITOS ANOS,COM ESTE BLOG,NESTE MOMENTO DOS MELHORES QUE EU PESQUISO.
È PRECISO VONTADE,DEDICAÇAO,CONHECIMENTO E CORAGEM,E ISSO NÂO TE FALTA.
TERMINO COM O MEU RECONHECIMENTO PELO TEU TRABALHO.
AMIGO FOGUETE

Vitor Hugo Silva disse...

Parabens a este excelente blog e a si Francisco :)

ao longo deste ano varias são as pessoas que aqui vem todos os dias para ver o que se passa por galegos e para dar as suas opiniões/sugestões ...

é de salientar a qualidade da sua informação, a isenção, a dedicação, mas também, a determinação e a coragem de abordar todos os temas sem medo da polemica que possam ou não criar...

obrigado pelo seu trabalho, e continue assim, o blog esta fantastico!

abraço

Luís Filipe Abreu disse...

Parabéns Francisco!

Passado que está o primeiro ano, estão firmes as raízes para continuares por mais uns tantos.
É certo que as participações nem sempre se nivelam pelo interesse dos assuntos apresentados, mas enfim... a liberdade tem destas coisas.
Se me permites uma opinião, espero que voltes mais frequentemente aos temas relaccionados com a antropologia e a história de Galegos. Está visto que assuntos como a política ou o futebol, tolhem o bom senso das pessoas.
Não é apenas em Galegos. Como diria um colega meu, "quanto mais baixo é nível, mais interessados tem a conversa".

O texto de abertura do teu blog não podia ser mais feliz, e estou certo de que conseguirás equilibrar todos os temas da melhor maneira.
Nós, o teus assíduos e gratos leitores, contamos contigo.
A nossa terra, a seu tempo, também te reconhecerá este esforço.

Parabéns.

Um abraço amigo,
Luís Filipe Abreu
(Forjães)

José Rafael Salgueiro disse...

Como não podia deixar de ser, associo-me ao 1º ano do blog.

Numa análise na óptica de leitor/comentador deixo as seguintes notas:
- O blog atingiu as 30 mil visitas hoje, o que para uma ano de vida é óptimo. Sendo que 20 mil das mesmas foram de Maio até hoje, em muito devido às autáquicas e ao futebol, como todos sabemos;
- O blog no inicio de Setembro registava uma média de 22 visitas "reais" diárias, tendo em conta a "limitação" dos temas a Galegos está acima de muitos outros similares. Sendo que o número de visitas "reais" actualmente deve ser muito superior, confesso que ainda não conferi;
- Para quem Administra o blog continuação de bom "trabalho";
...para quem visita continuação de boas visitas e comentários, sejam eles assinados, sejam anónimos, sejam a felicitar alguém ou algo, sejam a criticar alguém ou algo.
Note-se que criticar é diferente de insultar.

Para o Francisco continuação de bom "trabalho".
Para todos, boas visitas e bons comentários.

Cumprimentos,
José Rafael Salgueiro

Anónimo disse...

este Senhor tinha que fazer a abordagem a este ano de existencia do blog assim.
Isto é só d equem tem dores de cotovelo e não conseguiu melhor.
que pena....

Anónimo disse...

tu não deves bater bem da bola rafael.

amacedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amacedo disse...

Parabéns Francisco pelo incrível contributo que tens fornecido à terra de Galegos (Santa Maria).

Sou um leitor diariamente assíduo e tive a sorte de conhecer o teu blog ainda na fase inicial e com apreço tenho visto o blog crescer com a qualidade e bom gosto que se reflectem no seu autor.

Um bem haja pelo excelente trabalho.

António Macedo

PS. A questão não se põe se algumas vez nos desiludiste a nós enquanto teus leitores. Prende-se mais com o facto de certamente te termos desiludido a ti pelas participações obtusas e comentários asnáticos que poluem o teu sensato blog.

Pedro Gomes disse...

Não podia deixar de dar os parabéns ao sr. Francisco pelo excelente trabalho que tem feito e que com certeza continuará a fazer.
Confesso que sou leitor assíduo e que por vezes fico de boca aberta ao ler certos comentários que por vezes são feitos. Eu tenho uma certa dificuldade em compreende-los, e em aceita-los, mas como já alguém referiu, a democracia tem destas coisas e por vezes temos que levar com aqueles que ou só sabem dizer mal, ou com aqueles que se julgam seres superiores aos outros...mas falemos das coisas boas, que são muitas e boas neste blog.
Fico feliz quando o assunto é a história de Galegos Santa Maria, porque essa sim, é muito rica e merece todo o nosso respeito.É igualmente agradável quando publica aquelas fotos de à uns anos atrás, aliás agradável e divertido...:)
Continue o seu grande trabalho em prol da freguesia que tanto gosta certamente.
Até ja...
Com os melhores cumprimentos

Pedro Gomes

Sousa disse...

Acho que mais do que qualquer um dos leitores, sei bem o trabalho que este homem tem com o blog e aquilo pelo que passa...
Tal como a mãe diz, as suas 3 paixões são:
-Os "marcos";
-O Blog;
-A bicicleta

Mas é bom saber que no final conseguiu chegar onde queria quando criou o blog, que era levar as notícias da terra "às gentes de Galegos e do mundo"...
Que assim continue!!

Os meus parabéns a "ti"

PS: Agora, passado um ano, acho que o blog merecia "novas cores"...

Abraços,
Xavier Sousa

Anónimo disse...

Desde já os meus parabéns pelo 1º aniversario, que seja o 1º de muitos...

Só podemos agradecer ao Sr. Francisco pelo excelente trabalho que tem efectuado em prol da divulgação da nossa freguesia no mundo.
Finalmente temos uma forma de saber como "corre" a vida pela nossa querida terra mesmo quando estamos longe.

Muito obrigado continue com este belíssimo empenho.

Abraço

André Santos

Anónimo disse...

Parabéns Francisco Sousa!

Na passagem do 1ºaniversário do teu blog quem merece os parabéns és mesmo tu. Pela ideia, pelo trabalho, pelo serviço à comunidade, coragem, disponibilidade e dedicação.
O tempo se encarregará de filtrar e sublimar o que de facto importante, for aparecendo neste espaço.
Continua...os teus artigos, sejam eles sobre actualidade, pessoas ou história, são de facto uma contribuição impagável, para a nossa memória.Galegos Santa Maria é uma terra com personalidade porque tem pessoas que,lhe são dedicadas e verdadeiramente,a amam.
Parabéns!

Um abraço
Filomena