Situada em Casal do Monte, perto do aviário e no seguimento do caminho que liga Casal do Monte a Arrabalde, em tempos recuados era um importante ponto de abastecimento de água para todos aqueles que não possuíam terreno suficiente para poder fazer poços, minas ou outras formas de conseguir o bem precioso.
Lembro outras mais que por aí existiam, eram o caso da do Carregal, em Portela, a do Galho, em Casal do Monte, a de Fraião, Bacelo, a de Pena, onde já houve lavadouro e bebedouro e estava registada na C.M.Barcelos desde 1911 como de abastecimento público, já para não falar daquele que também existia perto do posto do leite e que foi soterrado para nivelar a estrada, e outras mais.
No caso concreto, a fonte do Ruço foi preservada, tal como está agora, pela Junta presidida pelo Eng. Esteves, que na altura, face à necessidade de alargar o caminho, acabaram por arranjando esta solução que passou, essencialmente, pelo resguardar da nascente, permitindo o seu acesso pela parte poente.
Actualmente não tem qualquer utilidade, estando abandonada e esquecida, embora haja vontade e intenção de recuperar este, e outros locais semelhantes, como forma de preservar um passado ainda muito recente na memória de muitos.
Vamos aguardar para ver.
Adenda:
"As suas fontes públicas são: Ruço, Galha, Carregal, Igreja, Trás da Fonte, Fraião, Reservatório da Pena e Escorregadia" - Teotónio da Fonseca in Barcelos Aquém e Além Cávado.
Sem comentários:
Enviar um comentário