Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


03/12/2010

Inscrição

A inscrição
Vista da inscrição antes de chegar à varanda no 1º piso A inscrição está situada no segundo lanço das escadas à esquerda.
A inscrição diz: "ESTA TORE CAZAS E HONRA DEAZEVEDO VENCEO MARTIN LOPEZ DAZEVEDO Fº DE DIº DAZEVEDO E DE DÕNA ISABEL DE SOVSA CÕ SVA MOLHER DONA ISABEL DE TAIDE POR SER O CHEFE ESTA CAZA E SOLAR DOS AZEVEDOS E ELE AVENCER CÕ A DTA SVA MOLHER CÕ TODAS AS PERTECAS Q JAZE NO DITO COVTO DAZEVEDO E CÕ O CASAL DA LOVSA Q ESTA E A FREIGUESIA DE PRADO TODO POR MORGADO E ASI VECEO A QVITA E COVTO DE SOVTO CÕ TODAS SVAS PERTECAS DETO E HO COVTO E TERA DE BOVRO CÕ AGOA LEVADA E COVAS E VILA E VARZIELA TVDO POR MORGADO E ASI VECEO A IGREJA DE SCTA M DE GALEGVOS COM SVA ENEXA QVIRAS PADROADO FEITO NA ERA DE 1536".

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa divulgação...

Convem referir, para quem não conhece, que esta inscrição encontra-se no solar dos Azevedos na freguesia da Lama. Infelizmente não se encontra aberta ao publico, mais um atentado no nosso estado portugues (sem politiquices), que vende e entrega todo o nosso patrimonio historico ao sector privado, sem salvaguardar o nosso acesso á nossa historia.

o divulgador desta noticia, porventura não tera tido acesso ao seu interior, pois aí sim, ficaria dislumbrado com toda a historia aí encarcerada, de extrema importancia para a nossa cultura e historia..."como podemos ter futuro, se não vivemos o nosso presente e não conhecemos o nosso passado..."

Ao grupo Sogrape, que não quero com isto ofender de maneira nenhuma, mas antes pelo contrario, agradecer pela preservação e restauração que aí fizeram mas desde já um pedido... abram as portas à nossa população, pois são poucos os locais em barcelos onde podemos ter acesso a tanta historia num só local...

Do solar referir que é aí que se produz o famoso vinho "Gazela"...

Um abraço

Francisco Portela

Francisco de Sousa disse...

Realmente é verdade Francisco Portela, para visitar aquele espaço é preciso autorização, é um espaço privado que pertence à Sogrape e só isso já implica o pedido de autorização para visitar o solar intimamente ligado à história de Galegos (Santa Maria) desde 1480, altura em que D. Diogo de Azevedo recebeu o padroado por doação dos respectivos fregueses.
Por acaso não conheço o seu interior, para além de um "cheirinho" da ala poente do rés-do-chão - cozinha e sala de jantar, um espectáculo!
Seria uma maravilha poder desfrutar de todo o seu interior, talvez num dia aberto a toda a comunidade de Galegos (Santa Maria), onde todos pudessem admirar e ver das condições em que os nossos protectores, desde o séc. XV até finais do séc. XVIII, viveram, pode ser que a Sogrape aceda a este pedido...
É uma ideia a explorar!
Haverá por aí alguém com influência para tal?