Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


15/09/2011

Escola Primária

Após alguns anos em completo abandono, a antiga escola primária vai ser cedida à Associação Galo Novo, IPSS.
A decisão foi tomada em reunião camarária de 09/09/2011, desta maneira cumpre-se um sonho antigo da associação de ocupar estas instalações e aí desenvolver as suas actividades de apoio aos jovens e idosos da freguesia.

19 comentários:

Anónimo disse...

ísto é uma vergonha e mais uma vez se nota que a politica continua muito ativa dentro dos elementos desta direção.
Este espaço era inicialmente e segundo ouvi dizer já a alguns anos(pena tenham feito obras e não as tenham acabado na referida escola),para um museu do galo(artesãos) e espaço leitura e internet e mais uma vez esta associação vem e através do poder politico concelhio, intrometer se na atividade e funcionamento normal da junta como á tempos atrás.Afinal a associação não está no centro social? Para quem é o espaço todo daquelas salas lá no centro? Não sabem nem querem aproveitar um espaço que desde sempre estava destinado a esse fim?Deveriam era começar a trabalhar no terreno com o apoio necessario, porque foi esssa a finalidade desta associação e devagarinho tentarem conseguir o seu espaço mas....
Afinal o presidente da Camara não veio a Galegos dizer que a escola antiga seria para uma futura sede da Junta de Freguesia? Afinal este não é melhor do que o outro!!!!
aliás vê-se pela primeira medida dele em baixar a agua para metade, já passaram dois anos e ainda continua na gaveta,só foi para enganar a população.....
Tenho pena que de facto a Freguesia de Galegos não tenha JUNTA DE FREGUESIA para defender os interesses das pessoas e da Freguesia, é nisto que se vê a força de alguem que comanda os destinos da freguesia.
Fica um conselho a outras associaçoes da Freguesia, VÃO Á CAMARA E EXIJAM UM ESPAÇO PARA VOCÊS, AFINAL TÊM O MESMO DIREITO, ou uns são filhos da mãe e outros filhos da.......

Anónimo disse...

Penso que é muito mais útil e importante que um local como este seja aproveitado por uma associação para desenvolver os seus projectos e ajudar a população, principalmente os mais idosos, que precisam de um espaço onde passar os dias com mais qualidade e divertimento. A ideia de construir um museu de olaria e figurado é boa mas não pode ser feito apenas por fazer. É preciso assegurar que vai ser divulgado, trazer visitantes, assegurar acessos e transporte aos mesmos. E isto custa muito dinheiro. Não pode ser feito um museu para estar às moscas e acabar esquecido. Um centro de Internet para quê? Há assim tanta gente sem acesso à Internet na freguesia que justifique um investimento desses? Esses projectos têm de ser bem pensados, é preciso verificar bem a sua utilidade para não ser gasto dinheiro em vão. Quem dera a outras freguesias ter espaços livres que sirvam as suas associações.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Concordo na integra com tudo que o anónimo nanterior escreveu, com a exceção de que afreguesia de GAlegos não tenha uma JUNTA DE FREGUESIA para defender os interesses das pessoas, pois acabei de ler no jornal do Barcelos Popular que a junta de freguesia se manifestou e pediu para que não fosse celebrado nenhum acordo sem que o assunto fosse levado Assembleia de Freguesia e se ouvisse a opinião da população.Mais uma vez parece que a junta de freguesia foi ignorada será por ser de outra cor...

Anónimo disse...

Será que vale apena ter um Museu em GALEGOS.. será que vale apena ter um espaço para divulgar e que ensine a trabalhar com o barro.
Quantas adultos de 30 ou 40 anos é que sabem modelar em Galegos para que isto nunca seja perdido...
Não se esqueçam que foi em Galegos que Nasceu o Galinho que hoje é símbolo do nosso PAIS...
E não temos nada em Galegos que o diga isso, alem das placas.
Não temos um museu nada... um local onde fale da nossa historia.
E deixe-me dizer que não deveria de haver melhor sitio em Galegos para isso.

É dinheiro empatado... Não da para acreditar. Que alguém diga isso, sendo de galegos…
Só em galegos é que o dinheiro é empatado...
Por isso é que a Câmara não da nada. Nem a Galegos nem ao resto das 88 Freguesias. Porque?
Porque o dinheiro fica empatado.
Não sei porque é que são feitas estradas que tem acesso só a uma casa. Porque é que são feitos passeios se as pessoas andam maior parte do tempo na estrada. Porque é que são feitas inúmeras coisas que não se utiliza. Há também não sei porque é que a luz publica esta ligada, toda a noite.
Juro que também não sei porque é que temos mais que um par de sapatos ou sapatilhas. Só andamos com uns de cada vez… os outros estão a empatar dinheiro.. mais valia não ter …
Desculpem.. mas não quero fazer isto uma aula de Economia..
Não da para acreditar...

Será que o Galo novo alem de empatar dinheiro, Não o vai gastar desnecessariamente em fazer obras na escola, dinheiro que vai precisar mais tarde.
Ou não espera…. Ohhhhhhh a Câmara vai pagar as obras deixa me tentar adivinhar… !!!!!!
Se a Câmara pagar a obras Não sei porque é que não paga também para o projecto que a Junta tinha traçado para aquele local.
Será que por detrás do Galo Novo esta um Partido a funcionar?
Para quem estavam aflitos em comprar o terreno, que ate para São Martinho se ião mudar.
Lolol da para rir não da … mas há mais…
A Urgência era tanta em arranjar terreno para poder fazer o projecto para começar a construir que…
Passaram mais uma vez por cima das negociações que a junta tinha com o senhor António Pó (já falecido) a respeito do terreno por detrás da Escola Primaria.
Fazendo uma coisa milagrosa… arranjaram maneira do senhor António Pó vender Mais barato… isso mesmo MAIS BARATO a associação Galo Novo, que a Junta de Freguesia.
Não da para acreditar pois não…
E a junta queria aquele terreno para fazer o jardim infantil,” que entretanto foi construído ao lado da escola”. E ate mesmo para a escola primaria Crescer.
Agora que o Galo Novo já tem terreno. PARECE QUE A PESSA ACABOU.
Estragaram o negócio da Junta de Freguesia com o Senhor António Pó, E que depois o galo novo não tinha dinheiro para dar de entrada ao senhor António e desistiu.
E depois o senhor António já não o vendia.
Vais uma vez lolol.. para o galo novo..
Agora mais uma vez vai estragar os projectos que a junta de freguesia tinha para a escola velha…
Agora quero ver quanto tempo é que aquele edifício vai estar ocupado…
Agora que o galo novo podia olhar para o terreno com olhos de ver. Para ver se nascia alguma coisa… mas não… mais vale estar a sombra…

Eu Sou novo … mas olho para o passado com muito orgulho…
Já vi muitas fotos.
Dos tempos em que se queria fazer alguma coisa em galegos. Ondes as pessoas trabalhavam mesmo nela. Eram homens de sujar as mãos para levantar paredes.. Como por exemplo junta de Freguesia … Santa Maria, abrir caminhos.. etc.. etc… etc…
Que agora ninguém da valor a essas pessoas e nem sabem quem elas são…
Quem elas são sim… e algumas ainda estão vivas.

E por causa disto e de muitos mais … galegos deveria ter um lugar para contar a sua historia… e isto não é dinheiro mal parado…


Não queria abusar da voa vontade do Francisco. Mas acho que seria uma boa matéria aqui para o blog…




Tenho comentado muita coisa. Mas não me quero identificar. A partir de agora vou sempre assinar os meu comentários. Com o pseudónimo de:
Capa branca

Anónimo disse...

Peço desculpa por este comentário, as pessoas das organizações.

Eu parto do Princípio que todas as pessoas são importantes.

Por isso cá vai... se associação do Festival de Galegos da Paramiloidose precisar de um espaço. E do Grupo de Jovens e das Lavradeiras, como aquelas que cantam na igreja Também tem direito em ir para a escola como vai o galo novo...
Pelo que sei. A Paroquia sede os espaço se for necessário…
E isso sim é desempatar o dinheiro… não sei se me faço entender.
Peço mais uma vez desculpa as associação.

Mas queria saber. Qual é o critério da câmara para decidir isto sem a opinião da junta de Freguesia...

Anónimo disse...

Capa Branca,

será que percebeu mesmo o que queria dizer com a frase "não gastar dinheiro em vão"? Estamos em crise e para avançar neste momento com um museu é preciso ser algo muito bem estudado. Não pode ser feito por fazer. Não disse que a ideia é má, pelo contrário, até disse que é boa. Existe a "Rota do Figurado de Barcelos" que tem como finalidade trazer turistas e clientes e até às oficinas dos artesãos para o chamado turismo de experiência. Infelizmente poucos são os que cá vem porque a divulgação e condições são insuficientes. O melhoramento parte da Câmara, Junta de Freguesia e os próprios artesãos.
Não tenho conhecimento da forma como os acordos foram feitos nem com quem, apenas vejo por uma perspectiva de prioridades e utilidade. Muitos idosos de cá vão para centros de dia noutras freguesias porque precisam mesmo de companhia e de quem olhe por eles durante o dia. Se a finalidade de ocupar a escola é para apoiar estas pessoas sou totalmente de acordo. Se é apenas para a sede da associação já não concordo. Agora, é preciso pensar bem antes e verificar as prioridades da freguesia.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Assinado.
Capa Branca...

Desculpe então esta a dizer que vai ser um bom investimento para a associação...


Esta a dizer que a junta não pode fazer um museu as 3 pancadas.

Mas os idosos podem ir lã para dentro as 3 pancadas. Como deve perceber e uma escola antiga. que por sinal todos os edifícios antigos tem uma coisa em comum. FRIOS, FRIOS, FRIOS certo?...


já pensou quanto dinheiro a associação deveria gastar para as pessoas estarem lá em condições?

Aquecimento. Uma cozinha... iluminação... chão.. eu vai ser azulejo.

Falando só nas coisas de maior volume de dinheiro .. Penso eu ...

Ou vão comprar daqueles aquecedores.. que todos nos temos .. baratos... mas que gasta muita muita muita luz. que dói... e que só fazem mal.. por sinal...

Quanto e que será a conta da luz.. ninguém faz ideia pois não…
Desculpe se estou a ser Grosseiro….

E já agora quem e que vai buscar os idosos a casa. estão a espera que eles venham a chuva para a escola velha... ou a escola só vai funciona nos dias de muito calor…

Para mim esta associação nasceu rica .. de ideias ... mas não tem vontade de trabalhar...
Só quer o Grande… mas Não fazem contas

lolol.. desculpa... e com as tasquinhas que elas mostram o trabalho..

só para inglês ver..

haaa. estava a dizer que as pessoas de galegos vão para fora da Freguesia..

se fosse você a escolher .. para onde iria ... para o sitio que tem melhores condições não?
Acha que depois de estarem e lares e centros de dia fora da freguesia com enfermeiros a tempo inteiro, vão se mudar para a escola de Galegos?

A associação deveria olhar primeiro para as pessoas que não tem posses de ir para um centro de dia fora da terra..

Isso sim e a prioridade... não são as que já estão lá fora...

Devia era de comprar sim comprar uma carrinha. e visita-las .. e traze-las para uma sala no centro social e fazer companhia a essas pessoas, actividades Etc.

Alimentar bem essas pessoas que por vezes devem de passar fome...

Pois mas isso da trabalho... mais vale ter já uma casa nossa. Para meter lá os velhos... e durante o dia, e assim os elementos da direcção, vão lá 5 minutos tomar um café... só para ser vistos...

Duvido Que o galo novo tenha dinheiro para uma carrinha ..

Quanto mais Para poder dar condições na escola velha …

Anónimo disse...

Isto é só politica, nada mais.....GALEGOS NÃO CRESCE MAIS por estas e outras situaçoes semelhantes.
tanto quanto sei a Junta de Freguesia respondeu muito tarde ao oficio da Camara na cedencia do espaço,contudo a Camara PASSOU literalmente por cima da Junta, não olhando os interesses da Freguesia mas, sim de uma asociação com cor politica e interesses politicos.
Nostra bem o que estes(camara) andam a fazer ao longo deste mandato.
A associação não precisava de mais se quise-se trabalhar e fazer algo pela sociedade e pelos velhinhos de Galegos, já tem um espaço no centro social, e nada fizeram em aproveitá-lo, nem sequer apoio ao domicilio que tantos velhinhos precisam eles fazem nem fizeram ao longo destes anos, mas enfim.
Somos caracteristicamente uma freguesia de artesãos e foi aqui na pessoa de João "côto" que se fez o primeiro Galo de Barcelos em ceramica e nada melhor que este espaço e como referenciou o primeiro comentario aqui neste tema, em fazer um roteiro tuistico e aproveitar o espaço como sede dos artesãos e divulgar pelo Pais e Mundo, era uma forma de sermos mais visitados, e os nossos artesãos que já são muitos serem mais protegidos.
Deixo aqui uma sugestão;
Alguem que tente fazer um coloquio, onde as pessoas se possa exprimir as vontades e os interesses das pessoas e dos interessados, faz falta mais abertura e dialogo.......

Anónimo disse...

É pena que as pessoas não possam ter a informação que desejariam, a escola foi mendigada a ésta junta durante sete anos por esta associação Galo Novo sem que tive-se algum resultado só na despedida de alguem que fes parte da direcção anterior foi sedida uma sala no salão paroquial mas esqueceran-se de entregar a chave da casa de banho de cada vez que querem utilizar a mesma tem que ser solicitada estas são as condições que tem a referida associação actualmente não esquecendo que anteriormente estiveram a faser obras e ao mesmo tempo a pagar um aluguer hvendo tantos espaços livres, é uma vergonha.Se ésta junta tive-se tido vontade de faser alguma coisa pelas pessoas que nessecitam dos apoias já o teriam feito á muito tempo e passo a lembrar o terreno que a referida assiciação teve negociado e que não permitiram que nada fosse feito.Por isso é uma pena que algumas pessoas venham agora chorar lagrimas de corcodilo pelo que concidero bem entregue á referida associação, assim sendo devemos todos nós desejar que por fim algumas pessoas com vontade de trabalhar pelos mais nessecitados possam faser alguma coisa principalmente pelos idosos na nossa terra não só espalhar beijinhos quando lhes intereça, quanto ao museu de holaria ou artesãos deve-se informar as pessoas com verdade isso não é mais possivel como sempre esta junta perdeu demasiado tempo a decidir o que quer que fose e não venham culpar ninguem porque tiveram tudo a seu favor ou sera que se esqueceram do poder politico que alguma pessoas tinham p, pois bem com muita pena minha a Camara Municipal a quem agora acusam já á tempos que negociou o terreno onde viveu e trabalhou a saudosa Rosa Ramalhohavendo um projecto a nivel de comunidade europeia para a construção do referido museu de Artesaneto Olaria ETC,com o seu referido nome por isso em Galegos Santa Maria esse nosso sonho acabou como muitos outros por incapacidade de alguns maus politicos, ainda bem que á´outras pessoas que se preocupam com os problemas conseguindo algumas coisas por isso a essa pessoas os meus sinceros parabens.

Anónimo disse...

Assinado

Capa Branca

Tu falas muito mas não me encantas.

Se mendigaram a escola toda a vida foi porque o quiseram. Sempre souberam que a junta tinha um objectivo para a escola.

Tiveram que alugar um espaço..
Porque também o quiseram...

As salas do centro paroquial toda a vida foram cedidas... a qualquer movimento. sem nenhumas restrições...
Agora o que o galo novo queria era uma sala só para eles no centro paroquial... e isso não e certo... porque o grupo folclórico já passou por lá e sempre deixou as coisas limpas e arrumadas . para no outro dia haver catequese..
a sala não era privada...

O grupo de jovens esta lá e a sala não e privada...

O QUE O GALO NOVO QUERIA ERA UMA SALA PRIVADA
Por isso e que o vosso orgulho vos levou a alugar fora...

Se esqueceram-se de entregar as chaves do WC.. era fácil... ias a casa do padre que a irmã dele esta sempre lá... já te doía as pernas?

e ter que solicitar a sala e perfeitamente normal... porque aqui ninguém e dono de nada...

ou querias ser o dono da sala?


se a junta tivesse tido vontade de fazer alguma coisa...

Desculpa la Mas o Galo novo não e um partido politico?

Todos nos sabemos isso que o galo novo nasceu por causa da politica. e não digas que e verdade...

Ate o logótipo do galo novo (que e um galo) e igual ao que aparecia na campanha do Sócrates.


Estas a dizer que a Junta Não ajudou.

sempre ouvi dizer que mais valia caro na nossa terra do que barato na terra dos outros.

ou ja não se lembram quando queriam ir para são Martinho...

agora que tem terreno para construir na freguesia .. rejeitam...
e mentira tambem?
desculpa la... o que o galo novo quer e tudo menos trabalho...

agora vens para aqui dizer . que ja nao e mais possível fazer o museu..
pois claro que não e ... então a junta agora não tem espaço.

ou queres que faca o museu no centro social..


deixar as pessoas trabalhar!!!

mas o que e que estas a dizer!!

ate hoje a associação não tem nada... e há quantos anos existe...

a maior parte das associações deste âmbito... começa por dar assistência as pessoas em casa...

onde esta a carrinha para isso...

depois dizem, deixem trabalhar...

O Galo Novo ainda não tem nada que seja conseguido com o vosso esforço...


o terreno não foi a associação.

a escola também não...

já fizeram mais pessoas que hoje estão fora da associação que aquelas que estão ai…. E isso nunca foi referido….
Vais dizer que também e mentira?

Quero ver para quando as obras na escola...


Estas a dizer que a câmara tentou negociar ... a casa da senhora...
Mas o museu era para a câmara.

És mesmo daaaaaa..

ja ouviste falar num museu para falar na nossa historia..



((((ainda bem que ás outras pessoas que se preocupam com os problemas conseguindo algumas coisas por isso a essa pessoas os meus sinceros parabens.))))

Eles ao conseguiram nada.. foi a câmara que lhes deu aquilo...

o que e que aquilo tem de trabalho deles...

Uns jantares com o presidente da câmara ...

Anónimo disse...

De facto, só mesmo pessoas sem bom censo, é que vêm para aqui justificar que tinham de mudar de instalaçoes porque não tinham a chave da casa de banho,lol..... se as desculpas para mais uma vez colocarem á frente dos interesses da freguesia é a falta daschave da casa de banho, jejam bem onde chegaram!!!! á retrete,enfim.....

Anónimo disse...

k novela... looool para todos!!
é ridulo o que aqui se diz!!!

TENHO DITO!

CR7

Anónimo disse...

é engraçado como só aqui tem 11 comentários absurdos e ninguém comenta o espetacular trabalho dos artesãos nos posts anteriores...

Anónimo disse...

Assinado

Capa Branca

O que e ridículo, e ninguém, ninguem do Galo Novo dizer nada...

quem cala Consente...

Porque nao diz nada... porque e tudo verdade...

essas e que sao verdes...

nao se preocupe com a quantidade de comentários.. nos jovens tem 21 ou mais.

e e tudo muito muito menos grave. que aquilo que o galo novo tem feito

quer dizer nos jovens nao e nada grave..

Anónimo disse...

Aquilo que esta associação está a fazer aqui, é o que sempre fez,simplesmente NADA.
Só sabe andar com os mesmos interesses (politicos)e nada fazer em prol da sociedade, a não ser d evez em quando, umas barraquinhas para arranjar dinheiro não sei para quê!!!!!
Mas, enfim de que estava á espera Sr. Capa Branca?

Isaura. disse...

mas que moda é essa do Anónimo...
porquê tanto medo.

melancia disse...

Medo? Eu? Não sei a que se refere Isaura!!!!!
Diga-me que é mentira?

Anónimo disse...

capa Branca

Eu as vezes nao sei..

sera que anda tudo tapadinho?

ou niguem quer ver a realidade?

Anónimo disse...

Sinceramente.... foi a primeira vez que visitei este espaço.
Agora percebo porque esta freguesia não sai do sitio. Claro! Com mentalidades destas....SCONF