Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


16/09/2011

GJGSM

Como foi noticiado, o Grupo de Jovens participou nas Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid, que decorreram entre 16 e 21 de Agosto. No passado domingo, 11 de Setembro, após a eucaristia dominical, apresentaram um pequeno vídeo resumindo a sua participação neste evento, é isso que vos proponho ver agora, para isso basta clicar na ligação abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=puC66N7yaw8&feature=player_embedded

30 comentários:

Anónimo disse...

assinado:

capa Branca

Olá a todos…. Queria perguntar se levaram alguma coisa a dizer de onde são?
Alem da bandeira de Portugal…

Sousa disse...

Sim, tinhamos connosco uma bandeira do Município de Barcelos que aparece numa ou duas fotos do vídeo.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Com pena minha, assisti a um reconhecimento publico a certas pessoas que contribuiram com donativospara a vossa participação, mas a sensação que tive é que se está a tornar tb um grupo de jovens com tendencias politicas, o que é de lamentar!!|!!
senão é ver quem apareceu publicamente e só para protagonismo,podiam fazer um peditorio porque d ecerteza que haveria pessoas a colaborar só que não interessava....

Anónimo disse...

Sempre a teoria da conspiração!
Se fazem é porque não deviam fazer, se não fazem é porque deviam fazer, em que é que ficamos?
Se entenderam agradecer às entidades que colaboraram com donativos, qual é o problema? Pois, "é ver quem apareceu publicamente e só para protagonismo", mas não são sempre os mesmos a ajudar? Então porquê este azedume, o anónimo pode sempre, para a próxima vez, pegar num cheque e entregar ao GJ, será uma maneira de conseguir protagonismo também...
E esta, hem?

Anónimo disse...

assinado:

capa branca ..

o rapaz esse comentario correu te mal entao estas a dizer que podesse comprar o Grupo de Jovens So para obter pertagonismo?

eu nao sei quem foram essas pessoas...

ate gostava de saber, para quem foram os agradecimentos..

e mais uma coisa...

é por ajudar uma vez que se torna uma pessoa muito importante?

Anónimo disse...

Assinado:

Capa Branca


Desculpa me Dizer mas acho que o Grupo de Jovens Tem pouco BAIRRISMO.

Foram para fora do pais e não levaram nada alusivo ao Galo.. a Galegos Santa Maria...

O pessoal Não tem orgulho no que é nosso?

Sousa disse...

Já agora, ainda em resposta para o primeiro comentário, levavamos também camisolas que nos identificavam como sendo jovens de Galegos Santa Maria, umas pretas e outras vermelhas que são facilmente identificadas em várias fotos no vídeo. Cumprimentos

Sousa disse...

E sim, levamos dois galos de Barcelos para oferecer à escola que nos acolheu e uns galinhos que todos os elementos tinham para trocar por coisas de outras nações. Acho que não havia mais nada para levarmos...

Anónimo disse...

Sabes quen eram essas pessoas?
Só te vou dizer duas, O Francisco Pinto e Joaozinho dos seguros, e esta hein?

Joana S disse...

Caros anónimos...
É com muita pena minha que vejo a vossa constante tendência para a crítica ao Grupo de Jovens. Não sei o porquê e sei que não será por aqui que o vou descobrir. Talvez por estarem mais expostos, no sentido de mostrarem mais trabalho... quem nada faz não pode ser criticado, não é?
Relativamente à falta de bairrismo de que o anónimo "capa branca" fala: arranje-me um evento em que o Grupo de Jovens se tenha recusado a participar. Não os vi a negarem a ajuda a ninguém. Estão sempre lá e se estiver realmente atento poderá ver que muitas das vezes até são eles que dão o primeiro passo para animar o evento em questão. Foram a Madrid e eu sei (e senti!) que fomos muito bem representados.
Quanto aos agradecimentos, tenho a dizer que não, ninguém é mais importante porque ajudou o GJ, mas é mais importante PARA o GJ porque o ajudou a realizar um objectivo. Acho que é uma questão de bom senso perceber isto. É necessária a constante explicação?
Falam nos peditórios: se o tivessem feito seriam criticados porque andam a pedir. Estamos em crise. Não acha que já chegam os peditórios que existem durante o ano todo? Decidiram trabalhar, fizeram muito bem. O trabalho não faz mal a ninguém e assim aprendem que não podem ter as coisas de mão beijada. Nunca se pode agradar a gregos e troianos, e infelizmente os que não gostam vêm sempre aqui espetar um bocadinho mais a faca... parece que há prazer em fazer tal. Desde há muito tempo que se fala que o GJ ia a Madrid. Se mais alguém estivesse realmente na disposição de ajudar, porquê não aparecer na sala, ou falar com algum elemento? A porta nunca esteve fechada a ninguém, que eu saiba.
Quanto às politiquices... (suspiro!) os meus pais sempre me ensinaram que quando não tenho nada para dizer, devo estar calada. Assim não sai asneira. Se calhar não aprendeu isso quando era pequeno. É pena, perdeu mesmo uma oportunidade de estar calado. Se se recordar dos indivíduos que foram reconhecidos não encontro onde o grupo possa ter sido tendencioso. Ou então não esteve atento e não percebeu que faltavam pessoas... Assim claro que a balança pesa só para um lado. Mais atenção para uma próxima ;)

Acho que não me esqueci de nada. Sei que infelizmente o ser humano tem tendência para ganhar "cisma" ao próximo. O Grupo de Jovens há muito que tem uma nuvem escura por cima porque alguém resolveu que não era do seu agrado. É pena. Não sabe o que perde.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Foram agraciadas nessa missa, para além do Sr. João dos seguros e do Sr. Francisco Pinto, o Sr Abade, o Sr. António Abreu, o Sr. Joaquim Pinto, a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria e a toda a freguesia em geral.

Anónimo disse...

capa Branca

e So foi um agradecimento para esses dois?


obrigado sousa.. pela tua resposta.
no video nao da para perceber bem...

mas podia ser melhor..

estoou a dizer isso porque compara com outros movimentos da terra..

Anónimo disse...

Assinado:

Capa branca

Joana S.. Nao te digo o que ou qual outro movimento.. Porque isso ia trazer conflitos...

Posso te dizer que foi na altura em que a Mara era a presidente do grupo de jovens...



E se a ti te disseram para estares caladita...

A mim sempre se ensinaram a falar quando acho que alguma coisa esta errado...


Agora diz-me la se e estranho esse donativo ou não?
Que e bom todos nos já sabemos…. Para receber eu também dou o meu nib

Qual e a ligação dessas pessoas no passado do grupo de jovens?

Não e estranho… o Grupo de Jovens estar ligado, a essas pessoas desde a campanha das ultimas eleições…

Vais dizer que e mentira???

Sousa disse...

Senhor(a) Capa Branca,

Acho que levamos o suficiente para nos identificar e fazer notar que os jovens (no geral e não o grupo) de Galegos ainda seguem as pegadas de Cristo com alegria. Gostava de saber que mais poderiamos ter levado para nos identificar, talvez para a próxima melhoremos... Pedia-lhe então para que fosse directo(a) ao que pensa ser uma boa representação, porque não vejo em como podemos nós, GJGSM, ser comparados a outros movimentos de Galegos e ser "inferiorizados" no que toca ao BAIRRISMO. Aliás, para concluir, fazemos questão de cantar músicas típicas da freguesia, tal como aquela que é quase um hino: "Galegos Santa Maria, Terra Tradicional..."
Agora em jeito de brincadeira, não iria querer que andassemos com o nome da freguesia estampado na testa, pois não?

Cumprimentos

João disse...

O Sr Capa Branca deveria assinar Capa alaranjada, porque é o que dá bem a entender!
É que ter inveja de um grupo de jovens que trabalham para a freguesia só porque existem pessoas de outra cor politica a apoia-los é muito triste...
Cada um é livre de escolher o que bem entender e se não me engano estavam tantos jovens na lista do PSD como na do PS na altura das eleições...
Se tem problemas com esta situação vá falar com os jovens, em vez de vir para aqui apontar o dedo!
Mas se calhar diálogo é coisa que não faz parte de si...

Anónimo disse...

assinado

capa branca

Claro que é muito bonito apontar o dedo...

mas ainda ninguém me respondeu qual é o passado que liga essas pessoas ao grupo de jovens...

eu não vim falar de orientações politicas...

não tenho cor politica..

Mas gosto de observar.. como as coisas estão e evoluir...

E perceber daquilo que as pessoas são capazes.
de fazer para atingir os seus objectivos...

eu não vim para aqui dizer que o grupo de jovens trabalha pouco...

se o estão a dizer... é porque estão com alguma culpa na consciência..


ja vi varias coisas em outro movimentos desde..
Bandeiras muito muito muito grandes.. enfeitadas . com o nosso símbolo (galo)

eu acho que neste casos o que conta é o exagero. e alguma qualidade claro...

mas é apenas uma opinião...

Joana S disse...

Caro anónimo capa branca... Ri-me do seu comentário.
Nunca lhe disse para não falar, apenas lhe disse para falar quando sabe das coisas. Eu também posso chegar aqui e mandar para o ar que aconteceu isto e aquilo, se o quiser fazer... Mas tenho noção de que não estando por dentro do assunto não é correcto para mim fazê-lo.
Em seguida tenho-lhe a dizer que tem que aprender a ler o que está escrito como está escrito e não como quer ler. A única pessoa que falou em donativos foi o senhor. Eu falei em ajuda! Não sei qual é o seu dicionário, mas no meu não encontro donativo/dinheiro como sinónimo de ajuda.
E voltando às ligações nas quais tanto insiste, os elementos do grupo de jovens, acima de fazer parte de um grupo, são pessoas. Pessoas que fazem as suas escolhas, que pensam por si e se por acaso são de esquerda ou de direita, isso não é implicado no grupo. São coisas tão distintas que não entendo como teima em tentar uni-las. Sendo assim, estas pessoas a quem agradeceram não têm um passado no GJ, a não ser em ajudar de cada vez que é necessário. Tem que compreender que, apesar de todos os erros ou falhas, uma junta continua a existir para ajudar os cidadãos da freguesia. E as restantes pessoas que ajudaram, não o fizeram porque x ou y participaram da sua lista partidária, mas sim porque são pais, tios, amigos, etc, dos elementos. Agora não vai pedir que comecem a racionalizar a (já pouca) ajuda que têm só porque essa pessoa assume publicamente a cor que lhe agrada mais?!
Não percebi onde encaixa a parte da Mara no meu comentário, muito sinceramente...
Quanto à parte da bandeira, tem que entender que esse tipo de coisas não são propriamente baratas. E andar com uma bandeira "muito muito muito grande" durante um dia inteiro, por vários dias, não é propriamente cómodo! E depois, quem é que iria saber associar essa bandeira com a história? Não acha muito mais fácil e enriquecedor, através do diálogo, contar a história, explicar as origens?
Peço desculpa pela ironia presente no meu comentário. Como vai perceber, acabou de fazer uma vez mais aquilo para o qual lhe tinha alertado! Quando tiver vontade de comentar, minimize a página, vá dar uma volta, respire fundo. Provavelmente quando voltar já terá as ideias no sítio e não irá cair no mesmo erro. Como já deve ter percebido, sei do que falo, e vou continuar a defender aquilo em que acredito. Se quiser perceber, percebe; se não quiser perceber, continue com as suas ideias pré-feitas, sem fundamento. Tenho a certeza de que quem conhece a realidade não irá ter em conta absolutamente nada do que vem para aqui dizer... Como disse, é apenas uma opinião!
Ah, e sim, caso não tenha percebido, é mentira! ;)
Cumprimentos

Sara M. disse...

Parabéns Grupo de Jovens pelo vosso esforço e trabalho.
Andei há alguns anos no grupo e conheço muitos de vocês.
Não deixeis, que certas criticas vos abale.
Isso são coisas de gente que tem inveja ou não tem mais nada que fazer.
Bola para a frente, que próximo ano quero ver fotos do RIO, com bandeira pequena ou grande o que interessa e vocês estarem la a representarem a nossa freguesia.
Sara M.

Anónimo disse...

assinado

capa branca


nao sei porque, esta raiva.. toda..

se todos nos sabemos que o que vem para aqui sao meras opiniões nao sei... qual a vossa malagueta..

estas a dizer que a bandeira e cara..
isso depende..

das tua ideias e do que tu queres trabalhar para ela.

quantos de voz tem familiares com maquinas de cozer... ou agulhas e linhas...

agora claro que todos nos temos as nossas ideias.. mas isso tem que ser o grupo a explorar.

agora e desconfortável... pode ate ser..

depende do vosso estado de espírito.
ja vim um grupo a andar com um galo de 3 metros a 3,50 . com cerca de 10 a 15 kg tinha que ser pegado sempre por duas pessoas... e tiveram com ele em actividade (vamos chamar assim).

e o que eu digo.. depende muito do estado de espírito..

mas cada um e como e ..
eu nao estou a dizer para fazerem igual.. sao ideias, que eu ja vi na pratica...
futuramente espero que surjam melhores.

Falei na Mara .. porque tu estavas a perguntar, quando e que um grupo de jovens rejeitou algum serviço ou trabalho na freguesia... eu disse que foi na altura em que a mara era presidente.

também espero que nunca desistas daquilo que acreditas, o meu post aqui e so uma mera opinião... ou o meu ponto de vistas das coisas....

agora nao me podes julgar por isso.

certo.

e tal como a sara espero que o grupo va a todos os lado. e se eu poder ajudar... quem sabe..

agora eu nao posso deixar de dizer aquilo que penso ..
para isso e que serve esta zona de comentários...
..
xauxau

Anónimo disse...

Gostava de saber como se consegue, se necessário, pedir ajuda a uma pessoa que se identifica como capa branca.

Catarina disse...

Sr.(a) Capa Branca

sem querer ser inconveniente, tenho a dizer que andar 2km (no mínimo) no meio de 1,5 milhões de pessoas com um galo de 10 a 15 kg, mais as mochilas, mais saco-cama, mais o saco das refeições não é propriamente cómodo..

digo eu... mesmo que fossem 2 ou 3 pessoas a pegar nele...

certamente que quem fez isso tinha um autocarro ao seu dispor e não tinha tanta gente à volta...

é porque para qualquer lado que se fosse em Madrid nunca tinha menos de 3000 pessoas... e deve calcular que andar de metro com um galo de 3 a 3,5 metros de altura era impossível visto que para as pessoas caberem no metro tinham que ser empurradas... (como aqueles vídeos espetaculares que se vê dos metros da china)...

Mesmo que se tenha um estado de espírito muito aberto, garanto que o(a) Sr.(a) Capa Branca só ia com o galo até à estação...

Quanto ao trabalho que foi rejeitado na freguesia no tempo da Mara, pedia que fosse mais específico... Caso não se lembre, o rio dos castanheirinhos foi limpo nessa altura, bem como este ano se limpou o ribeiro junto à Rosicar, a fonte do Russo e uma antiga fonte em aldeia...

Quanto ao material que se levou para as jornadas, não poderiamos ser mais práticos e mais conterrâneos!!
- Bandeira de Portugal que todos tinham (no mínimo uma, havia quem tivesse 3)
- Bandeira de Barcelos,
- 2 galos de Barcelos (com a lenda incluída traduzida em pelo menos 4 linguas),
- 4 cruzes com uma "etiqueta" (com o desenho de Portugal, o símbolo do GJ, a freguesia, a cidade e o endereço electrónico),
- 2 t-shirts (1 preta e 1 vermelha que se vê em muitas das fotos)
- 1 chapéu preto: alvo de muita cobiça por todos os que por nós se cruzavam, que com grarra gritavam "PORTUGAL!!! PORTUGAL!!!"

Mais ideias?!
Isto tinhamos todos em comum... Ainda houve quem, a nível pessoal, também levasse as suas próprias lembranças, como fitas de colocar ao pescoço (alusivas ao GJ, ou à CM de Barcelos, ...) e porta-chaves...

Agradecemos de coração toda a ajuda e todo o apoio que nos foi dado, pois sem todo esse apoio, não seria possível concretizar este sonho!! No que toca à solidariedade a cor pela qual cada um opta é um mero e insignificante adereço.

Esperamos contar com a ajuda do(a) SR.(a)Capa Branca numa futura actividade, nem que seja em ideias... (que também é muito importante)!!

Somos jovens e estamos sempre de espírito aberto

Anónimo disse...

assinado

Capa Branca

Gostei da sua resposta..

quanto ao anónimo anterior tambem nao sei como ajuda-lo porque nao se identificou.

quanto as ideias que eu dei. Podem nao ser praticas.

claro que nao ia estar aqui a pensar em ideias, quando a actividade ja foi realizada...

disse o que outros fizeram..

ate aqui tudo bem..

agora, o grupo sabia quais os obstáculos que ia encontrar +/-

e a partir dai tem que ver.. o que pode fazer..

ate aqui so tinham dito camisolas, bandeira de barcelos e de portugal.

sim .. quantas tinha la de portugal..
o que adianta ter 3 por elementos se so diz que sao de portugal.
tinham a bandeira da camara...

mesmo assim quem quer saber onde e barcelos..

o que eu estava a tentar dizer... era que deviam mostrar mais o galo..

estou a fazer-me entender.
isto e so a minha opiniao..


agora o dinheiro para mim e outra historia...
mas se ele fosse dado a mim também nao o deitava fora certo...
e ainda bem que alguém pagou alguns euros a mais ...

ainda mais essas pessoas que foram .. que no seu passado nunca fizeram nada na freguesia..
so agora e que ouve um interesse súbito.. nessas pessoas de ajudar.

mas continuo a dizer, eu também aceitava os cheques...

e de respeito a direcção anterior… não vou me prenunciar, ou dizer o que foi. Porque ai ia mexer em muito lixo..

..........beijos e abracos...

Sousa disse...

Não vale a pena continuar com esta discussão que não leva a lado nenhum pelo que estou a ver.

O GJGSM foi a Madrid como um grupo de jovens de Portugal e claro, de
Galegos Sta Mª, mas principalmente como portugueses! Já para levar uma bandeira que ficasse relativamente alta era o que era, então não nos imagino a carregar um galo de 10kg. Quem nos visse até achava, seguramente, que aquilo era o nosso ídolo e que estávamos no sítio errado para esse tipo de cultos. Fomos de consciência tranquila em relação à nossa "identificação" e voltamos da mesma forma.

Peço que a conversa fique por aqui. Todas as justificações (as quais não tínhamos sequer que fazer, mas como manda boa educação devem ser feitas, ainda para mais quando se tratam de pessoas da terra que normalmente estão sempre mais presentes e atentas) já foram dadas e creio que tudo o que era possível ser dito em relação à nossa visibilidade assim também o foi. A sua opinião senhor(a) capa branca é valorizada entre nós, tal como qualquer outra. O GJGSM está ao dispor de Galegos e das pessoas de Galegos para o que quer que seja... a verdade é essa. Com o passar dos anos o grupo tem-se consolidado e afirma-se agora como um movimento fortemente enraizado na freguesia e na sua actividade cultural. Para mais esclarecimentos ou opiniões seria melhor que se deslocassem numa qualquer sexta-feira ao local de encontro do presente grupo a partir das 21h. Mais uma vez (nunca são demais) agradece-se a todos os que acreditam em nós e a todos aqueles que de uma forma ou outra contribuem para a nossa "evolução".

Cumprimentos

Anónimo disse...

Assiado

capa Branca.


Sempre que poder e se me or permitido irei dar o meu contributo.

Anónimo disse...

E tambem está ao dispor de alguns interesses, como desses senhores pintos e companhia, enfim......

Anónimo disse...

Daqui a pouco mais vale irem pedir ao presidente da República ou a D. Duarte... Ao menos esses não são de cá e não podem acusar o grupo disso, enfim...
Assinado Capa de Acordes

Anónimo disse...

capa Branca

Com dinheiro nao porque tambem nao tenho para mim...

mas ja ajudei com o meu trabalho o grupo de jovens..

e voltaria a fazelo ...

Anónimo disse...

Engraçado capa branca, porque não foi você com galo as costas de 3,50metros e 15kl. Queria velo carregar por Madrid.
Grupo de jovens acho melhor para o ano irem mascarados de galos, talvez alguém goste. lol.
Capa branca tem que trocar sua assinatura e colocar antes "capa suja", acho que combina mais consigo, pois em quase tudo que se faz na freguesia, você critica, talvez deve-se achar melhores que os outros.

Anónimo disse...

capa Branca.

Desculpe, mas deve estar a confundir...

para começar nao sabe quem eu sou, nem o que eu ja fiz e faço por Galegos.

a minha intençao nao é criticar para deitar a baixo.

Mas sim Troca de ideias, e para olharmos um pouco mais para o nosso passado...

Que no meu ponto de vista foi mais Rico em ideias que esta a ser o nosso presente e "futuro".

e nao é so no grupo de jovens. ok
esta melhor assim...
anonimo.que se acha limpinho

Anónimo disse...

Não me acho limpinha, como mesmo você diz, "você não me conhece", ambos somos anónimos, ou acha mesmo que la por se identificar como capa branca deixas de ser anónimo. lol.
Se so acha que esta aqui para dar sua opinião, porque so o vejo criticar, porque levantou temas, e depois não os quis acabar de falar.
E se realmente so quer mesmo dar a sua opinião, não coloque nomes das pessoas, sem ter motivos para o fazer, e se os tem acho que deveria fazê-los directamente.
Conheço a Mara desde os tempos de infantário e sou bastante amiga dela, apesar de já estar a muito tempo longe dela, sei perfeitamente que se precisar dela, ela não se ira recusar a ajudar-me.
Sara

P.S. (Deixo de ser anónima, pois não tenho medo de lhe dizer o que penso.)
Não sou melhor que ninguém, como também ninguém e melhor que eu, todos cometemos erros na vida. Lembre-se disso.