Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


03/09/2011

Não acredito!

Ao fundo, a cabina da EDP que serve de referência como divisão entre as duas freguesias, sendo que do lado esquerdo será Roriz e do lado direito Galegos.
Esta numeração está colocada no portão do lado direito da foto acima, demonstrando claramente a usurpação da área de Galegos por Roriz. A placa toponímica de Galegos junto da cabina da EDP a identificar a Rua dos Sobreiros e onde os de Roriz encravaram a Travessa do Outeiro ou Viela do Outeiro, como abaixo se prova. A casa em primeiro plano ostenta a placa com a identificação do arruamento e número da porta conforme foto abaixo.
Não acredito naquilo que vi, e aqui reproduzo, no Lugar de Outeiro.
Como toda a gente sabe, ou devia saber, existe um marco a dividir as freguesias de Galegos (Santa Maria) e Roriz junto à capela de Outeiro, e, por consequência, as casas situadas a sul da estrada são pertença da freguesia de Galegos (Santa Maria), isto para "não ser mais papista que o papa"...
Ora, acontece, como as fotos demonstram, que essas casas foram "conquistadas" por Roriz, aliás, a Junta de Roriz, arbitrariamente, tomou posse dessa parcela de terreno que é NOSSA!
Eu sei que essa zona da freguesia foi, durante muitos anos, esquecida e abandonada pelos responsáveis autárquicos, e até religiosos, ao não promover as condições necessárias para que as pessoas desse Lugar tivessem acessos condignos e rápidos ao centro da localidade, mas deixar chegar a este ponto, permitindo que a Junta de Roriz faça o que bem entende, ESSA NÃO!
Mas este não é caso único, em Arrabalde existe o mesmo problema, uma vez que nos foi roubada uma parcela considerável de território por parte de Roriz, e as nossas autoridades autárquicas simplesmente ignoraram, ou nem quiseram saber!
Razão tinha o Sr. Manuel "das Duas", morador que foi no Lugar de Arrabalde, que teimosamente afirmava que a sua casa pertencia a Galegos, muita gente dizia que ele era tolo, mas não, ele tinha razão, os de Roriz é que defenderam bem a sua "dama" e aos poucos foram alargando o seu território, é o que está a suceder no Outeiro se a Junta de Freguesia de Galegos (Santa Maria) não se impuser e mostrar, com firmeza, que estas atitudes não serão toleradas, repondo a verdade, pelo menos no Lugar de Outeiro, porque infelizmente em Arrabalde já não há volta a dar. Será?
Aconselho a lerem as mensagens sobre "estremas" publicadas na secção "Etiquetas" no painel principal do blogue para terem um pouco mais de noção sobre o que se está a passar, em particular com Manhente e Roriz.

6 comentários:

Anónimo disse...

ESTA JUNTA EM VEZ DE FAZER SÓ ACTIVIDADES E ANDAR A GASTAR O POUCO DINHEIRO QUE TEM COM O SANTA MARIA, DEVERIA DE FACTO ESTAR ATENTA A ESTE TIPO DE SITUAÇOES PARA O INTERESSE DA NOSSA FREGUESIA ESTEJA SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR E NÃO O DAS ASSOCIAÇOES.ISTO QUE O SR. FRANCISCO AQUI EXPÕE DEMONSTRA BEM A JUNTA/ASSEMBLEIA DE FREGUESIA QUE TEMOS TANTO DO P.S.D COMO DO P.S!!!!!!!
BELO TRABALHO ESTE, COM ESTA CHAMADA DE ATENÇÃO A QUEM TEM RESPONSABILIDADES, PENA É NÃO FAZEREM NADA.

Anónimo disse...

Deixaram roubar a placa que dizia "aqui nasceu o galo de barcelos" e nada fizeram, quem cala consente.......
enfim.

Anónimo disse...

eu gosta tando das pessoas que criticao e nao tem nome... se as coisas estao como estao, tem muito culpa da populacao. digo eu ...
as pessoas daquelas localidades e que deixas as coisas andar assim .. ou por interesse ou nao .. nao sei ...

Anónimo disse...

As autoridades da Freguesia foram eleitas para tratar destas e de outras coisas coisas no que toca á Freguesia, por isso se candidataram e ganharam para que foi?
não culpem quem não tem culpa de nada.
Já agora, temos autoridades em Galegos, Temos Junta em Galegos?

Anónimo disse...

Assinado:
Capa Branca

caro anónimo, não acha que em vês de estar a perder tempo .. a tentar por as suas orientações politicas nesse comentário... não deveria saber mesmo qual e o problema, deste caso, como neste locar existe em outros pontos da Freguesia.

se nem os tribunais resolve .. vai ser a junta a resolver...

vai comer iogurtes... e ler um pouco mais...

Anónimo disse...

Assinado

Capa Branca


Quando nao ha argumentos mais val ficar caladinho...

e tentar saber das coisa sem antes mandar as bocas... daquilo que nao sabe...


beijinhos... e espero ter resolvido as questões aos meninos acima