Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


05/09/2011

Obituário

O funeral está marcado para quarta-feira, dia 07/09/2011, pelas 18:00 horas na igreja paroquial e o seu corpo estará em câmara ardente, na capela mortuária, a partir do final da tarde de terça-feira.

24 comentários:

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer os motivos do falecimento desta jovem?

Anónimo disse...

Pelos vistos, paragem cardiaca.

Anónimo disse...

Deixe-me dizer-lhe que acho a publicação destes obituarios de muito mau gosto

Francisco de Sousa disse...

Caro Anónimo, depende da interpretação que lhe der, para mim trata-se somente de notícia, informar, com imagem, os conterrâneos que vivam em Galegos, ou se encontram longe, de uma realidade com a qual temos de viver diariamente, se lhe quer dar outro significado, lá sabe...

Fátima Couto disse...

De mau gosto é o comentário do "anónimo" que ou não é de Galegos ou não entende que as pessoas da terra os acham muito úteis para puderem participar do funeral e assim prestar homenagem aos seus mortos.Continua a publicar Francisco, que de certeza que as pessoas de Galegos que estão fora e as que estão cá te agradecem.

Anónimo disse...

Meus caros sou de Galegos Santa Maria sim. Desculpe lá, mas como tem a sua opinião eu tenho todo o direito de ter a minha. A sua opinião vale o que vale e a minha também vale o que vale! Dado que, sendo de Galegos Santa Maria acho que tenho toda a legitimidade de o fazer. Mesmo que não fosse, e visto que a Internet está aberta a todos teria a mesma legitimidade! A minha opinião não vem de interpretações, mas do facto de achar um abuso, a mim pessoalmente choca-me. E uma questão de senso. E olhe que não sou a única, em a única a ter esta opinião.

Anónimo disse...

Sou de Galegos e estou a morar na Suíça. Muitas vezes sei por aqui as noticias da minha terra, não vejo mal nenhum em publicar noticias deste tipo. Sei que é uma noticia triste para todos, mas tratasse da pura realidade, e todos temos que viver com ela.
Quanto ao Francisco, acho que deve continuar como esta, sem mudar nada nas suas publicações. Beijos

Francisco de Sousa disse...

Cara Anónima, quando diz: "A minha opinião não vem de interpretações, mas do facto de achar um abuso, a mim pessoalmente choca-me. E uma questão de senso" está a referir-se a quê, à divulgação da foto da pessoa que morreu ou dos comentários, daquela necessidade de saber pormenores sobre o que aconteceu?
Será que também não concorda com os "cartazes" que os agentes funerários espalham para informar as pessoas? Mas são os próprios familiares que pedem para fazer isso, não a percebo, sinceramente!

Anónimo disse...

E para que perceba eu pergunto-lhe: As famílias têm conhecimento que o senhor faz estas publicações?
É que as funerárias prestam um serviço para o qual as famílias requeram. Há que não confundir as coisas.
Se vai por essa lógica, porque é que não publica o as missas de 7º dia, etc?

Francisco de Sousa disse...

Cara anónima, sim, algumas têm conhecimento destas publicações e nunca se recusaram, até colaboraram e agradeceram, mas uma coisa é certa, será que não posso transmitir a notícia de um facto que toda a gente gosta de saber?
Logo que um panfleto é colocado em local público, passa a ser isso mesmo, posso fazer aquilo que tenho feito até agora, por mais que reclame e diga que se trata de "mau gosto", afinal a intenção é mesmo dar a conhecer o funesto acontecimento para que a notícia chegue a todos os interessados, ou será que também estará contra os "sinais" transmitidos pelos sinos da igreja? Não serão eles ainda de mais maus gosto do que estas mensagens, para além da poluição sonora?
A leitora deve lidar mal com a morte, deve ter algum problema com isso, mas, compreenda, é um acontecimento natural e normal, faz parte do ciclo da vida, todos nós acabaremos por morrer e as outras pessoas gostarão de saber que isso nos aconteceu, por isso não percebo a sua critica, talvez só no aspecto das perguntas mais mórbidas e curiosas que às vezes se fazem no seguimento das mortes, as pessoas gostam de saber a razão que originou o falecimento, mas nem toda a gente é assim!
Obrigado pela opinião.

Anónimo disse...

"A leitora deve lidar mal com a morte, deve ter algum problema com isso" Nao lhe admito esse tipo de comentários em relação à minha pessoa. O senhor nao me conhece de lado nenhum para com base nos meus comentarios dizer que eu tenho algum problema com a morte. Quem é que o senhor pensa que é? Algum especialista em ciências sociais, ou algum psicólgo? Eu não vim pra aqui insultar ninguém! Eu dei apenas a minha opinião. Nao vim ao seu blog de forma dissimulada insultar ninguém, ok? Agradeço que nao faça o mesmo comigo. O senhor ao fazer o blog está a torná-lo público também, está ao alcance de qulauer pessoa que aceda à internet, por conseguinte poderão surgir comentários a elogiar, e outros não. Há que saber viver com isso. Ou será que o senhor também tem" algum problema " e nao consiga ouvir opiniões diferentes?! Não, não sou contra o tocar dos sinos.

SANDRA disse...

Sr. Francisco não deve ligar a este tipo de comentários.
Se quem lhe escreve fosse serio colocaria o nome e não mandaria comentários em anónimo.
Alem de ser quem não deve ter que fazer, para se sentir mal com algo que toda a gente sabe que acontece. E se sente ofendido pela publicação, vejo que dever ser o único, porque em outras noticias do género(neste blog), muitas pessoas prestão homenagens aos seus entes queridos.
Beijos e boa semana.
Sandra M.

Francisco de Sousa disse...

Cara anónima, em parte nenhuma dos meus comentários a insultei ou pus em causa, portanto não compreendo a sua agressividade na resposta acima, por isso lamento que tenha tomado esse rumo.
É verdade, não a conheço, não se identificou por isso não sei mesmo quem seja, mas também não espero que o faça, de qualquer forma, porque temos conceitos diferentes em relação aos "obituários", informo que continuarei a publicar estas notícias porque a maioria dos leitores estarão, estou certo, de acordo, e não os acham de "muito mau gosto".
De qualquer forma, obrigado por ter apresentado a sua opinião.

Anónimo disse...

Sr. Francisco, acho que já deu palha a mais para quem quem só implicar e complicar.
Continue com o trabalho que está a fazer, pois só dignifica a nossa freguesia com um Bolg assim.
Parabéns!!!

Leonel Ribeiro disse...

dá-lhe Falancio...

BS disse...

O mais triste disto tudo e o NAO respeito pelo obito e pela familia aqui nesta noticia referida. Prima Joana Miranda,descansa em paz e que Deus te proteja. Bruno Silva

Francisco de Sousa disse...

Caro Bruno Silva - não percebo se o comentário "O mais triste disto tudo e o NAO respeito pelo obito e pela familia aqui nesta noticia" se prende com a simples publicação da notícia do falecimento ou dos comentários que entretanto foram surgindo, porque continuo a dizer que não há nada de "mau gosto" na publicação dos obituários, queres esclarecer?

ana s. disse...

Realmente uma coisa é noticiar, outra é por o convite do funeral com fotografia e tudo,ainda para mais também no facebook, isso já nao acho bem.

Anónimo disse...

Eu vou comentar aqui mas nem queria.
A única coisa que acho menos bem aqui, e a elevada troca de palavras. não sei se me entende...

Acho sim muito boa esta iniciativa Francisco.

Também acho, que se algum elemento da família se sentir ofendido, devera contactar o Francisco pessoalmente. e pedir para tirar a publicação, ou pedir para ser postada de uma maneira especial. "claro sem abusar.. isto e voluntariado. Certo?" exemplo não aceitar comentários.

Pelo que me parece o Francisco ate e uma pessoa de fácil contacto, pelo menos acho que e muito fácil de o encontrar em casa.

Bem acho que não tem nada de mal saber as causas, porque por vezes ate podíamos ter conhecido a pessoa em algum momento da nossa vida e não termos contacto com ninguém da família, para saber o que se passou.

Bem espero que me tenha feito entender. Alguma coisa peço desculpa.

só acho que principalmente nestes casos, o administrador"Francisco" deve de ter muito cuidado com os comentários, e não deixar passar informações falsas.

Acho que deveria haver uma parte qualquer do blog que deveria ser para fazer comentários deste tipo, aqui deveria ser para dar apoio a família e alguma informação das causas da morte.

Desculpem falar assim.

Cumprimentos para todos. em especial para a família.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com este ultimo comentario,a informação é essencial para todos incluindo os que vivem fora de Galegos e no estrangeiro,este Blog é de partilha de ideias, comentarios divulgação etc etc.... e a internet como todos sabemos é uma ferramenta que chega a casa de todos(quase todos) com toda a facilidade e em tempo real, por isso,e respeitando todas as opinioes, acho que o Sr. Francisco deve continuar a fazer todo tipo de publicação que achar importante para a freguesia e para o blog, incluindo os obituários embora tambem ache que não deveria dar oportunidade a comentarios nesta rubrica.
Tenho dito.

Anónimo disse...

boa tarde
eu tenho algumas perguntas ao senhor Francisco Sousa ...
Acha de bom tom Por fotografias de pessoas que não possuem as suas totais faculdades,
(Se calhar acha engraçado por os "Cromos" da freguesia), ja agora acho que deveria saber o que são fotos publicas e privadas

Anónimo disse...

Cada família tem o direito de autorizar ou não a publicação da foto e da hora e local do funeral. Uma vez publicado e caso a família não se oponha mais ninguém tem o direito de vir aqui deixar a sua opinião sobre um assunto que não lhe diz respeito. O que o Bruno quis dizer é que já chega de andarem com este tipo de comentários e opiniões nesta publicação. Se querem dizer alguma coisa ao autor do blogue enviem-lhe um email. Tenham mais respeito pela Joana e pela família que está a sofrer muito pela perda. A Joana faria hoje 19 anos, teve um problema cardíaco ao qual infelizmente não resistiu e deixa uma filha bebé, namorado, pais, irmãos e restante família numa tristeza profunda. Perante isto, mais respeito por favor. Obrigada.

BS disse...

Caro Francisco Sousa, devo-lhe dizer que aprecio muito o seu trabalho realizado neste Blog.
Todos temos direito a troca de opinioes, neste caso deveriam aceitar opinioes de apoio a familia que esta a passar um momento de muita dor e sofrimento.

" ultimo comentario de 14 Set 2011 entendeu perfeitamente ao que me referia"

Se gostam de ser respeitados, por favor respeitem os outros assim como os outros nos respeitam.

Obrigado,Bruno Silva

Anónimo disse...

istou no estrangeiro e bon saber o que se passa em galegos santa maria parrabens francisco sousa franca