Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


20/06/2014

Apelo


Caros concidadãos de Galegos (Santa Maria).
A Junta de Freguesia lançou no final de Maio o desafio a toda a população no sentido de limpar as bermas e muros das ruas, estradas e caminhos, ajudando a melhorar a imagem e o aspecto da freguesia.
Como mentor da ideia, não tenho regateado esforços para dar o exemplo e contribuir para o êxito desta campanha de trabalho comunitário vestindo o fato-macaco e marcando presença nos dias agendados para a limpeza.
“Vamos limpar Galegos Santa Maria” aparece num contexto de aperto financeiro a que as autarquias e o país estão sujeitos, tentando desta forma canalizar esta poupança para a realização de outras iniciativas, acções, apoios e obras de que Galegos (Santa Maria) necessita.
Compreendo que muitos digam que já pagam impostos suficientes e que há gente a precisar de ganhar dinheiro. Sim, têm razão, mas também devem compreender que não é fácil gerir uma casa “onde todos ralham e ninguém tem razão”, onde as necessidades financeiras são muitas e um sério entrave à persecução, por ex., de melhoramentos viários – veja-se os casos de Souto de Oleiros a Aldeia, Penelas, Trás da Fonte…
Além do mais, Galegos (Santa Maria) ficou conhecida, e invejada, pelo enorme bairrismo que demonstrou no pós-25 de Abril de 1974, quando se mobilizou para realizar melhoramentos de infra-estruturas e alargamentos viários numa altura em que faltava tudo. Agora, não! Agora, a freguesia está completamente alheada de tudo e de todos, não nutre qualquer sentimento bairrista ou comunitário. Cada um vive para si e para os seus, na sua concha egoísta e individual sem se importar com o que se passa ao seu redor ou fazendo de conta que não é consigo…
É esse sentimento bairrista que estamos a precisar despertar novamente!
Não fiques indiferente, contribui com o gesto, com o esforço, com o bairrismo e a entreajuda, em grupo ou individualmente, nesta acção de limpar Galegos (Santa Maria).
Sábado, vamos continuar com o trabalho entre as 8 e as 13 horas, sendo o local da concentração junto ao ringue sintético.

Onde todos ajudam, nada custa! 

Sem comentários: