Estão constituídos os novos órgãos autárquicos de Galegos (Santa Maria), a Junta e a Assembleia de Freguesia.
A votação foram apresentadas as proposta do PSD para o preenchimento dos lugares em aberto para a Junta de Freguesia e a constituição da mesa da Assembleia de Freguesia, tendo sido ambas aprovadas por 5 votos a favor e 4 votos em Branco.
Assim, a Junta de Freguesia ficou é constituída por:
Presidente: Jorge Ferreira
Secretária: Ângela Manuela Costa
Tesoureiro: Bruno Macedo
Por seu lado, a Assembleia de Freguesia é presidida por António Vale, tendo como secretários da mesa Paula Betânia Abreu e César Fernandes.
Os restantes vogais são Francisco Pinto, João Esteves, Marisa Macedo, Miguel Agostinho Barbosa, Cândido Ribeiro e José Carvalho.
Finda a cerimónia, o sr. António Vale usou da palavra para dar as boas vindas a todos os eleitos, agradecer a confiança dos eleitores no PSD para um novo mandato, louvar o trabalho dedicado dos anteriores membros da Junta e Assembleia, agradecer ao Dr. Fernando Reis pelos melhoramentos realizados na freguesia ao longo dos seus mandatos e uma palavra de gratidão ao Dr. Félix Falcão pela entrega e dedicação em prol de Galegos. Continuou dizendo que "um povo sem história nunca será um grande povo", fazendo a partir daí uma breve panorâmica sobre as carências da freguesia na altura do 25 de Abril de 74 e da enorme transformação que se verificou depois das eleições de 1976, altura em que o PPD tomou conta das rédeas do poder.
Depois de enumerar obra feita ao longo dos tempos, finalizou lamentando as falsidades, más línguas, bota-abaixo e difamação a que foram sujeitos, ele próprio e o sr. Jorge Ferreira durante o período eleitoral, rematando que continua motivado, não só para levar até ao fim o mandato que agora começa, como a ajudar ao desenvolvimento e progresso de Galegos (Santa Maria).
O sr. Francisco Pinto também falou para, em primeiro lugar dar os parabéns ao sr. Jorge Ferreira pela vitória alcançada, e de seguida questionar o sr. António Vale, no sentido de clarificar quem é que andou a difamar quem, observando que tinha deixado claro junto dos restantes elementos da lista, que queria contenção e tento na língua. Manifestou ainda a sua discordância para a forma como o sr. António Vale se refere à execução de obras na freguesia, até parecendo que só ele é que fez, não valorizando o trabalho dos outros, da própria oposição, recordando que esta também já foi poder na freguesia.
Seguidamente, falou o sr. Miguel Agostinho para agradecer a presença do grande número de público a assistir a este primeiro acto da assembleia de freguesia e ao povo de Galegos (Santa Maria) pela confiança depositada no PSD para mais um mandato à frente dos destino desta terra. Reiterou toda a obra feita ao longo dos anos pelos eleitos do PSD, merecedora do reconhecimento e apreço por parte da população que ao longo dos mandatos lhes tem confiado essa responsabilidade, terminando a intervenção reafirmando total empenho e determinação na luta pelos interesses Galegos.
Finalizando, tomou a palavra o empossado Presidente da Junta, sr. Jorge Ferreira, para agradecer a confiança manifestada pelos eleitores para dirigir os destino da freguesia durante os próximos 4 anos, enumerando seguidamente algumas obras e projectos prioritários para este mandato: alargamento e renovação do cemitério, por em funcionamento as instalações da antiga escola primária, melhorar as infra-estruturas do parque desportivo José Crisóstomo Gonçalves e renovar o pavimento da estrada Casa Nova-Souto de Oleiros.
Embora reconhecendo que não será tarefa fácil face à mudança verificada na gestão camarária, está convicto de que conseguirá levar por diante essas obras, "mas o melhor será esperar para ver".
Para concluir, assegurou determinação e empenho para continuar a trabalhar para que Galegos (Santa Maria) possa continuar na via do progresso e desenvolvimento, contando para isso com a colaboração de todos aqueles que querem o melhor para esta terra.
Encerrada a sessão, seguiram-se os cumprimentos e felicitações da praxe.